Tempo de leitura: < 1 minuto

Com o mote “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início nesta terça-feira (21) à campanha Voto Limpo, que será veiculada no rádio e na televisão. A iniciativa busca incentivar a participação dos eleitores no pleito de outubro, ressaltando a importância da liberdade de escolha do eleitor para votar em candidatos ficha limpa.

A campanha é composta por cinco filmetes e cinco spots de rádio, de 30 segundos cada, cujas mensagens destacam a validade da Lei Complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, para as eleições municipais deste ano.

De iniciativa popular, a norma foi sancionada no dia 4 de junho de 2010 após a coleta de mais de um milhão de assinaturas de eleitores de todo o país.Ao contrário das eleições anteriores, este ano a campanha de esclarecimento do eleitor ficará concentrada nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição.

A decisão de concentrar a campanha no mesmo período em que acontece a campanha dos candidatos foi da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, baseada em pesquisa realizada a pedido do Tribunal na qual foi constatado que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores que eram iniciadas 60 dias antes do pleito. Informações da Agência do TSE.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ex-jogadores Ronaldinho e Bebeto e o governador baiano, Jaques Wagner.

Em evento nesta terça-feira, 21, na capital baiana, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 lançou o programa de voluntários para a Copa das Confederações de 2013 e para o Mundial do ano seguinte. As inscrições para os candidatos começam ainda nesta terça, através do site oficial da entidade.

O lançamento contou com presenças de ilustres como os ex-jogadores da Seleção Brasileira, Bebeto e Ronaldo, hoje integrantes do Comitê Organizador Local. O governador da Bahia, Jaques Wagner, também esteve presente, assim como outros membros oficiais da Fifa.

Juntos, eles apresentaram as diretrizes do programa de voluntários para os dois maiores eventos futebolísticos a serem realizados no Brasil. O número inicial é de 7 mil selecionados para ajudarem na execução da Copa das Confederações e 15 mil para a Copa do Mundo. A perspectiva é que as inscrições, que ainda não têm prazo para se encerrarem, recebam entre 80 e 90 mil candidaturas.

Leia mais n´A Tarde

Tempo de leitura: 2 minutos

Juliana Soledade | jsoledade@uol.com.br

Mesmo que a formalidade não aceite a exploração de estacionamento em vias públicas, elas estão loteadas e cheias de ‘donos’ que se auto-intitulam proprietários dos locais de maior movimento

Desde o fim da zona azul em Itabuna que a guerra dos “flanelinhas” se alastrou de maneira assustadora na cidade. Ameaças, brigas e muita confusão, caso não pague a gorjeta por ter supostamente olhado o teu veículo. O exercício ilegal de profissão passa notoriamente despercebido pelos olhos da polícia e da prefeitura. Os flanelinhas ou guardadores de carro amedrontam pessoas de paz e bem.

Além de colecionar passagens pela polícia por furto e roubo na grande maioria dos casos, a cobrança de um serviço não solicitado normalmente vem acompanhada de ameaças implícitas. Quando não se contentam com o valor pago pelo “devedor”, a maneira de intimidar acaba sendo mais drástica e violenta, afinal é do conhecimento de todos que, por muitas vezes, o flanelinha praticam violências diretas ao condutor, sejam físicas ou verbais, quando não causam danos ao veiculo.

Em tese não se pode legitimar uma apropriação de um espaço público e muito menos efetuar cobrança imposta por um particular. Porém, esta atitude é visivelmente ignorada e de total ineficácia na repressão de delitos decorrentes da atividade ilícita, pois, de origem regular, mas que constitucionalmente é atribuído aos órgãos estatais, que pouco se importam pelo bem-estar do contribuinte.

Necessário mesmo seriam profissionais habilitados e capacitados, com tabela de preço fixo, com profissão regulamentada e legal. Por que não habilitar os flanelinhas? A responsabilidade dessa habilitação seria do poder público?

Mesmo que a formalidade não aceite a exploração de estacionamento em vias públicas, elas estão loteadas e cheias de ‘donos’ que se auto-intitulam proprietários dos locais de maior movimento, causando muitas vezes entre eles, brigas e discussões, de forma violenta e em alguns casos, fazendo o uso de armas, em ambiente público, a vista de todos.

O uso de drogas por eles, em pleno centro da cidade, também assusta muito. De diversos tipos e espécies, somos obrigados a presenciar e prever a reação indeterminada.

Apesar de toda esta enorme reprovação da sociedade em vista a essa abordagem injusta e cotidiana, inexistem condutas de repressão e fiscalização. Não vemos uma atitude direta dos órgãos competentes. Contudo, em momentos de alto grau de ameaça e/ou violência aplicada, a atitude da Policia é deter e liberar logo em seguida, retornando aos seus ‘pontos’, e que sempre revolta a população pelo descaso do poder público.

Apenas reprimir não é solução, é necessário pensar na inclusão e justiça social, fiscalizar, oferecer também qualidade de vida, combate eficiente contra as drogas. Contudo, será que eles estão dispostos a mudar ou levar esta vida é preferência? Resolver a problemática talvez seja difícil do que os ‘doze trabalhos de Hercules’, porém tento incansavelmente acreditar que um dia isso pode mudar.

Juliana Soledade é graduanda em Direito.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Repórter e técnicos ao pé de um jequitibá.

O trabalho de preservação do jequitibá no sul da Bahia foi mostrado no programa Globo Rural, da Rede Globo. Equipe de reportagem da emissora de televisão visitou fazendas em Ipiaú e Ubatã, onde a Ceplac e o Instituto Cabruca fizeram cadastro das árvores, etapa inicial de georreferenciamento das plantas nativas da região.

O trabalho busca preservar espécies nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção. “Além da sua importância para a lavoura, porque consegue compensar a falta de chuva, [o jequitibá] recicla nutrientes e contribui com matéria orgânica, as árvores da cabruca podem agregar valor à produção quando se observa a roça como um espaço produtivo”, afirma Durval Libânio, do Instituto Cabruca.

Os idealizadores do projeto também buscam tornar o trabalho referência para a tentativa de tornar o jequitibá patrimônio natural, cultura e paisagístico do sul da Bahia. Nessa linha, a Ceplac, órgão federal da agropecuária, já desenvolve na região cacaueira sul-baiana o projeto Conservação Produtiva.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Moradores interditaram rua abandonada pela gestão municipal.

Moradores do São Roque e da Caixa D´Água precisaram interferir para evitar o pior, hoje à tarde, durante a caminhada do prefeito e candidato à reeleição Capitão Azevedo (DEM). Os moradores da Rua José Alves Franco recorreram ao dono de um carro de som para realizar protesto contra o abandono da via de acesso ao São Roque, no final da avenida Ilhéus.

Era o segundo protesto (confira o primeiro aqui). Eles se queixam que a prefeitura fechou os olhos para o buraco, a lama e a escuridão no local.

O secretário de Indústria e Comércio, Carlos Veloso Leahy, tentou obrigar os moradores a encerrar a manifestação  para que o prefeito passasse com a caminhada. Houve reação e o secretário reteve o carro de som e chamou agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Setran) para que apreendessem o veículo, um VW Gol, preto.

A confusão terminou quando uma viatura da Polícia Militar foi acionada pelos manifestantes, que temiam ações ainda mais violentas do secretário e de membros do governo. Os policiais militares conferiram a documentação e a licença do veículo e afirmaram que estava tudo legal, não havendo motivo para apreender o VW Gol. 

— Post Atualizado e dando a questão como encerrada!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os mais de 300 funcionários do Hospital São José decidiram retornar ao trabalho nesta terça, 21, após a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus se comprometer a pagar o restante do salário de julho até a próxima sexta-feira, 24.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, afirma que o fim da greve foi possível pelo comprometimento do município em adiantar pagamento de serviços prestados ao SUS pelo hospital. O procedimento não é comum, mas atende a apelo dos trabalhadores.

Santana afirmou que a manutenção da greve também poderia comprometer as finanças do hospital ainda mais. “O faturamento poderia cair drasticamente”, disse em entrevista ao PIMENTA. A paralisação durou uma semana e só 30% dos funcionários estavam trabalhando. O percentual é o mínimo exigido pela legislação.

Tempo de leitura: 2 minutos
Azevedo promete retorno da Zona Azul.

O prefeito e candidato à reeleição de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), prometeu para setembro o retorno do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. Azevedo foi o terceiro prefeiturável sabatinado no Alerta Total, da TV Cabrália/Record News,  e defendeu o retorno da Zona Azul como “democratização” do espaço de estacionamento na região central. O anúncio foi feito quando o candidato falou dos problemas de mobilidade urbana enfrentados pelos itabunenses.

Azevedo se apresentou um pouco melhor que Juçara Feitosa (PT) e Vane do Renascer (PRB) ao abordar temas como educação, saúde, segurança pública e cultura e lazer. O prefeito comemorou índices obtidos na Educação, embora os números revelem que o município ficou abaixo da meta nas séries finais do Ensino Fundamental (relembre aqui).

O prefeito relativizou ao falar do caos na saúde de Itabuna. Ele preferiu falar no retorno do Comando Único do SUS como solução para a demanda por serviços na saúde e, novamente, criticou a suposta redução dos exames oftalmológicos de aproximadamente 4 mil autorizações em 2008 para pouco mais de 400 após a perda da gestão plena dos recursos do setor.

Com o retorno da Plena, o próximo prefeito terá recurso adicional de R$ 85 milhões na saúde. Azevedo fugiu da autocrítica na atenção básica, que recebe, aproximadamente, R$ 20 milhões por ano e não funciona. O prefeito citou obras e afirmou que o município tem procurado fazer a parte que lhe cabe em segurança pública. Falou de políticas sociais, serviços públicos e investimentos na Guarda Municipal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio e na televisão reservou grandes emoções aos envolvidos com as denúncias de corrupção na Câmara. Não passou despercebido o “sanduíche” aplicado no vereador Solon Pinheiro (DEM), investigado pelo Ministério Público estadual no episódio da Máfia dos Consignados, o Loiolagate.

Antes de aparecer pedindo votos, Solon foi antecedido pelo colega de legislatura Ruy Machado (PTB). O presidente da Câmara se apresentou como exterminador da corrupção naquela “Casa do Povo” e disse que está construindo o prédio próprio da Câmara (?).

Solon aparece e diz ter sido autor de projetos de auxílio aos carentes. Colado com ele, Welington Rodrigues (Leléu), do DEM, aparece na telinha e defende a renovação na Câmara pelos motivos conhecidos pelos itabunenses.

As chapas proporcionais ligadas à candidata petista Juçara Feitosa deram o tom desse início de campanha: fogo centrado em boa parte dos atuais vereadores e, subliminarmente, mensagem de que não darão sossego à chapa majoritária formada por Vane do Renascer (PRB) e Wenceslau Júnior (PCdoB), da coligação “Na Frente, Para Itabuna Mudar”. Os dois são, respectivamente, candidatos a prefeito e a vice. Ambos sofrem críticas por, enquanto vereadores, terem deixado o governo de Capitão Azevedo correr solto.

Tempo de leitura: < 1 minuto
“Tesão” desistiu da campanha por falta de “tutu” (Foto Pimenta).

A disputa por vagas na Câmara de Vereadores de Itabuna tem lá o seu “Tiririca”, o Palhaço Cocada, do PT. Mas a peleja não terá, digamos, grandes emoções. Dorival Hygino da Silva, o Dedé do Amendoim, também conhecido popularmente como Tesão, desistiu do pleito por causa dos custos. “Eu tinha que pedir empréstimo pra financiar a campanha. Pensei bem, desisti”, afirma. Fica para a próxima.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Federal abriu inquérito civil para investigar a liberação de cacau importado no Porto de Ilhéus. As cargas oriundas da Costa do Marfim foram importadas pela Nestlé em Itabuna e unidade ilheense da Cargil,  num total de 10 mil toneladas (relembre aqui).

A carga trouxe insetos vivos alados do continente africano e, supostamente, sem predadores naturais no sul da Bahia, o que levou ao embargo das cargas. O Ministério da Agricultura será invetigado pela liberação das cargas, apesar dos alertas emitidos por produtores rurais.

A procuradora federal Flávia Arruti Galvão presidirá o inquérito que, conforme portaria, investigará “irregularidade na liberação de carga de cacau” com insetos vivos. O coordenador da Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira Costa, é citado na portaria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Experiência inovadora em áreas pobres de Itabuna, a unidade do Pré-universitário para Afrodescendentes (PreAfro) situada entre os bairros Pedro Jerônimo e Maria Pinheiro suspendeu as atividades devido à violência.

Bandidos estavam ameaçando alunos do projeto e professores decidiram suspender as atividades, informa o repórter Oziel Aragão, da  Rádio Difusora. Além das ameaças diretas aos alunos, o local fica na faixa entre os dois bairros, na Escola Dom Ceslau Stanula.

A unidade do PreAfro suspende atividades após sete anos. Apenas o PreAfro da Califórnia continuará funcionando em tempos de guerra urbana.

O projeto idealizado pelo líder comunitário Egnaldo França é responsável por diversas ações sociais que envolvem não apenas jovens que sonham ingressar no ensino superior (dezenas deles transformaram sonho em realidade). Os núcleos são pontos de difusão de conhecimento e cultura e ações de integração.

EGNALDO DIZ QUE EVASÃO PROVOCOU FECHAMENTO

Atualização às 15h – O vice-coordenador do PreAfro, Egnaldo França, afirmou ao PIMENTA que o fechamento temporário da unidade do Pedro Jerônimo se deve à evasão de alunos.  “Isso não tem nada a ver com ameaças de bandidos e, sim, com a falta de estímulo dos estudantes, que precisam, sim, de trabalhos como o PreAfro para levantar a autoestima. Por ser um trabalho voluntário, neste ano nós não conseguimos todos os professores”, disse Egnaldo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A fabricante do achocolatado Toddynho firmou acordo de R$ 420 mil com o Ministério Público do Rio Grande do Sul após ter comercializado o produto com misturada parecida com água sanitária.

Do valor, R$ 390 mil serão de indenização ao Fundo da Infância e da Juventude do Estado e R$ 30 mil serão revertidos para instituição que atue na área educacional.

A comercialização do Toddynho chegou a ser suspensa no Rio Grande do Sul após, pelo menos, 39 consumidores se queixarem de queimaduras ou irritação após beber o produto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo brasileiro lançará programa de cirurgias eletivas inspirado no Programa Saúde em Movimento. A presidente Dilma Rousseff visitará Serrinha (BA) na próxima sexta, 24, para lançar o Programa Nacional de Cirurgias Eletivas.

– É uma homenagem ao nosso programa que fez mais de 85 mil cirurgias de catarata, devolvendo a visão para muitos baianos e baianas – disse Wagner no programa semana de rádio Conversa com o Governador.

Além do lançamento do programa nacional, o Conversa também destaca a ampliação de R$ 5,3 bilhões da capacidade de captação de novos empréstimos da Bahia e a campanha nacional de vacinação (confira aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Azevedo tem caminhada no São Roque e entrevista à TV Cabrália.

Capitão Azevedo (DEM)
12h30min – Entrevista Alerta Total/TV Cabrália
15h30min – Caminhada no São Roque, saindo da ponte nova

Juçara Feitosa (PT)
8h – Reunião com lideranças comunitárias
11h – Gravação programa eleitoral
18h50min – Entrevista TV Santa Cruz
19h30min – Reunião com moradores da Urbis IV

Zé Roberto (PSTU)
9h – Gravação de programa eleitoral para TV e rádio
14h – Reunião com a equipe de comunicação
19h – Visita a apoiadores da Califórnia

Pedro Eliodório (PCB)
9h – Corpo a corpo no Jaçanã e Novo Jaçanã
14h – Corpo a corpo no Banco Raso

— Os candidatos Vane do Renascer (PRB) e Zem Costa (PSOL) não informaram agenda, assim como os prefeituráveis de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A TARDE

Candidatos de nível médio com interesse em trabalhar em órgãos ambientais podem aproveitar as oportunidades abertas em dois concursos para órgãos federais. Há vagas em diferentes cidades do país. As seleções são para técnico administrativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da  Agência Nacional de Águas (ANA).

O primeiro está  oferecendo 300 vagas em 19 estados do Brasil e mais o Distrito Federal. Todas elas são para técnico administrativo com remuneração de R$ 2.580,72. Para a  Bahia, estão sendo disponibilizadas 16 vagas deste total. As inscrições devem ser feitas no site da Cespe (www.cespe.unb.br), até o dia 13 de setembro.

Já a ANA está promovendo concurso para suprir  45 vagas, que também exigem nível médio. A remuneração é de R$ 4.760,18. Quem está organizando o concurso é o Cetro Concursos Públicos e as inscrições devem ser feitas no site da empresa até o dia 19 de setembro no site www.cetroconcursos.org.br.