Tempo de leitura: 2 minutos
Eleição de 2008: Acácia dizia querer esquecer este momento.
A carta polêmica de 2008 (clique para ampliar).

Adversários políticos resgataram carta divulgada por Acácia Pinho (PDT) momentos após Capitão Fábio desistir da disputa pela prefeitura de Itabuna, em 2008, e anunciar apoio à petista Juçara Feitosa. A pedetista estava no PRB e Fábio no PMDB. Embora a carta não traga ataques diretos a Juçara, Acácia diz que não apoiaria a eleição da petista de quem hoje é vice.

Na carta, ela considerava absurda a desistência de Fábio e dizia não ter participado dos entendimentos pela “renúncia” e não apoiar a decisão do então candidato de seguir com Juçara. “Não acompanho de maneira nenhuma a decisão de Capitão Fábio em apoiar a candidata do PT”, escreveu.

O momento mais enigmático de Acácia foi aceitar posar com Fábio ao lado de Juçara quando o candidato do PMDB anunciou apoio à candidatura petista e, no outro dia, aparecer no “arrastão” que Azevedo fez no São Caetano. Acácia hoje é vice de Juçara e, à época, falou em deslealdade “fabiana”. Na carta do dia 3 de outubro de 2008, Acácia conclamava os eleitores a votar em “um representante digno da grandeza de nossa cidade”.

29 respostas

  1. Concordei com a carta na época, normal uma pessoa que era vice tinha mesmo que defender seus interesses, o povo tem que entender que na politica não existe inimigos e sim rivais, adversários mais nunca inimigos.

  2. A maior prova que ela estava certa, com relação a caminhada de Azevedo naquela época, é que hoje ela pode conferir que não valeu apena, tanto é que está do lado contrário ao do Azedo.

  3. MAS ACACIA HOJE RECONHCEU QUE A UNICA CANDIDATA COM POSSIBILIDADE DE MELHORAR A SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRNAPORTE COLETIVO, INFRAESTRUTURA NOS BAIRROS É JUÇARA COM APOIO DE LULA E DILMA.
    AS PESSOAS ERRAM, MAS PERMANECER NO ERRO NÃO PODE.

  4. TSE decide primeiros recursos de candidatos das Eleições 2012
    Os ministros Arnaldo Versiani e Gilson Dipp proferiram as primeiras decisões acerca de recursos interpostos por candidatos às eleições deste ano. Em ambas as decisões individuais, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral negaram os pedidos de registros de candidaturas, mas ainda cabe recurso ao plenário da Corte.

    Na primeira delas, o ministro Verisiani utilizou a Lei da Ficha Limpa para rejeitar o recurso apresentado por Maurício Xavier de Oliveira Rosa Junior, que pretende disputar o cargo de prefeito no Município de Cananéia-SP, mas teve seu registro de candidatura negado pelo juiz eleitoral e, posteriormente, pelo Tribuna Regional Eleitoral de São Paulo, em razão de decisão do Tribunal de Contas paulista, que rejeitou suas contas relativas ao exercício de 2004, quando ele presidia a Câmara de Vereadores da Estância Balneária de Mongaguá.

    O Ministério Público Eleitoral e os Diretórios Municipais do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Popular Socialista (PPS) impugnaram o pedido de registro de candidatura de Maurício Xavier em virtude da desaprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas, tendo em vista que a circunstância atrairia a causa de inelegibilidade prevista na alínea “g” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90 (Lei de Inelegibilidades, alterada pela Lei da Ficha Limpa).

    A irregularidade detectada pelo Tribunal de Contas de São Paulo consistiu em gastos acima do limite previsto na Constituição Federal (artigo 29-A, inciso I), em razão do pagamento de aposentadoria a vereadores da Estância Balneária de Mongaguá. O TRE-SP manteve a sentença que indeferiu o registro ao argumento de que “o desrespeito ao art. 29-A, inciso I, da Constituição Federal é irregularidade de natureza insanável, posto que, além de causar lesão ao erário, possui nota de improbidade, tendo em vista que atenta, quando menos, contra o princípio da legalidade”. O acórdão salientou que não cabia ao TRE-SP reexaminar o mérito da decisão do Tribunal de Contas estadual, mas somente fazer o enquadramento jurídico das irregularidades como sanáveis ou insanáveis.

    No TSE, a defesa do candidato argumentou, sem sucesso, que “nem toda irregularidade considerada insanável é dolosa por conclusão automática”, devendo o dispositivo legal ser interpretado restritivamente. Acrescentou que não houve, de sua parte, “vontade livre e consciente de praticar a irregularidade” e que teria havido “imperícia dos serviços contábeis da Prefeitura Municipal” e erro de cálculo no parecer técnico que embasou a desaprovação – equívoco contra o qual já ajuizou ação de revisão no Tribunal de Contas de São Paulo.

    Mas os argumentos não foram aceitos pelo ministro Versiani. Para o relator do recurso, os autos demonstram que Maurício Xavier deu continuidade aos pagamentos indevidos mesmo após decisão judicial suspendendo a eficácia da lei que os permitia. “O pagamento indevido destas aposentadorias, em desobediência à ordem legal e por mais de um ano, contribuiu sobremaneira para que o limite previsto no artigo 29-A, inciso I, da Carta Magna, fosse ultrapassado. O recorrente, como presidente do Legislativo local, ciente da irregularidade, tinha o dever de, imediatamente, cumprir a ordem judicial e abster-se do pagamento. No entanto, por sua vontade livre e consciente, deliberou por dar continuidade aos pagamentos indevidos, não podendo, agora, eximir-se de sua responsabilidade sob a alegação de ter incorrido em culpa”, afirmou.

    Segunda decisão

    Na segunda decisão, o ministro Gilson Dipp negou seguimento a recurso interposto por Agrimaldo Cassiano de Souza, mantendo a eficácia de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que indeferiu o registro de sua candidatura ao cargo de vereador pelo Município de Itanhomi-MG por falta de quitação eleitoral. Segundo o TRE-MG, o candidato está impedido de obter a quitação eleitoral no período de 2009-2012 porque suas contas da campanha eleitoral relativas às eleições de 2008 foram julgadas como “não prestadas”.

    No TSE, o candidato argumentou que a decisão de segundo grau violaria o artigo 11, parágrafo 7º, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) porque, ainda que de maneira intempestiva, “as contas de campanha do candidato foram apresentadas ao juízo eleitoral, portanto, havendo cumprimento do que dispõe o presente dispositivo legal”. O candidato também alegou afronta aos princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade.

    Mas, para o ministro Gilson Dipp, o recurso não merece prosperar. “As razões do recurso especial apontam para afronta ao artigo 11, § 7º, da Lei nº 9.504/97, ao argumento de que as contas da campanha eleitoral de 2008 foram prestadas, ainda que intempestivamente. A alegação do recorrente não encontra respaldo na orientação que se firmou no âmbito desta Corte acerca do tema. Ao julgar situação semelhante, este Tribunal afirmou a impossibilidade de obtenção de quitação eleitoral para os candidatos no pleito de 2008 que tenham tido suas contas julgadas não prestadas“, afirmou.

    O ministro Dipp acrescentou que a matéria foi regulamentada pelo artigo 42, inciso I, da Resolução-TSE nº 22.715/2008, cuja parte final foi incluída pela Resolução-TSE nº 22.948/2008.

    VP/LF

    Processos relacionados: RESPE 9570 e RESPE 13330

  5. Político é tudo assim mesmo farinha do mesmo saco,como diz a música : ” agente briga mais agente se ama “.São todos um bando de interesseiros,corja infeliz.

  6. É DIFÍCIL FAZER O POVO ENTENDER QUE ENQUANTO BRIGAMOS COM O VIZINHO, AMIGOS, PARENTES E ATÉ DESCONHECIDOS POR CONTA DA POLÍTICA ELES FAZEM ALIANÇAS POLÍTICAS CONFORME CONVINIÊNCIA PRÓPRIA O POVO COMO SEMPRE É QUE MENOS IMPORTA.

  7. FERNANDO AGREDIU ACM TEMPOS DEPOIS ESTAVA DE MÃOS DADAS, RENATO
    BRIGOU COM FERNANDO E AGORA OLHA ELE ABRAÇADO COM “DEM”, MALUF INIMIGO IMORTAL DE LULA ESTA APOIANDO O “PT” EM SÃO PAULO, CARLINHO CARDOSO QUE MORIA DE AMORES POR GERALDO COLADINHO COM VANE,EU PODERIA ENUMERAR MUITOS OUTROS. DEIXA PRA OUTRO DIA!!!!!!!!!!!!

  8. Sena (PC do B) ja foi vice de Juçara, ja declarou que Juçara é o melhor para Itabuna, porque o pimenta não publica isso? não é interessante?

    Da Redação: “San”, Sena não é candidato nestas eleições.

  9. Senhor Marcos Paulo, respeite as pessoas, mesmo que o senhor não comungue com as idéias políticas. Quem tem respeito, respeita os outros. Use outros argumentos, até porque, se o termo “camaleoa” é no sentido de mudar de cor ( ou de opinião) todos os que se envolvem com política partidária teriam essa tarja, não é mesmo? Observe à sua volta que todos fazem alianças as mais contraditórias. Então, usemos outros argumentos para defesa/combate dos candidatos.
    A impressão é de que a candidatura de Juçara está decolando e aí começam a surgir “fatos novos” paara tentar coibir o avanço. Não sou advogada de Acácia e nem de qualquer outro candidato, mas creio que, naquele momento, ela disse o que pensava e foi fiel ao que abraçara politicamente.

  10. Na carta, Acácia conclama os eleitores a votar em “um representante digno da grandeza de nossa cidade”. Ela está certíssima. Vote Vane 10 que é a pessoa que Itabuna precisa para resgatar a dignidade pedida nesses 30 anos de desgoverno.

  11. EU QUERO É QUE RESSUSCITEM O VÍDEO DO CAPITÃO AZEVEDO PROMENTENDO CARTEIRAS DE HABILITAÇÕES GRATIS PARA OS JOVENS DE ITABUNA…KKKKKKKKKK NÃO VOTEM ERRADO DE NOVO VOTEM CERTO!!!

  12. Partidos com ideais revolucionários que eu conheço são o PCO, PCB e o PSTU que inclusive não consegue fazer alianças nem entre eles por diversas divergencias.

    Ocorre que estamos em um país de regime sócio-economico capitalista e é preciso que programas socialistas voltado para defesa do estado e das politicas públicas como é o caso dos programas do PT, PC do B, PSB, PDT… procure se aliarem.

    Porque os capitalistas que defendem um estado minimo e privativo encabeçado pelo PSDB e o DEM não darão guarita para o povo necessitado.

    Olhem por exemplo qual foi a politica pública consolidada do governo do DEM em Itabuna, nenhuma. Infelizmente acho que essa postagem do PIMENTA É UMA POSIÇÃO POLITÍCA DO BLOG e defendo seu direito de ter posição como defendo o direito do JORNAL AGORA, porque o fundamental é que o leitor e o eleitor possa fazer a crítica desses veiculos e outros, ou seja não acreditar em tudo que divulgam e ou acreditar mas entender que é de forma maliciosa.

  13. Olá EMG

    Acácia foi aquela preterida da chapa do Vane. Tinha um acordo de “cavalheiros” de que o que mais importava era que o grupo conseguisse o maximo de apoio para governar Itabuna.

    No primeiro reves ela pulou do barco e furou este acordo. Foi correndo abraçar Juçara.

    Igual nas outras eleições. Ela estava com o Cpt. Fabio e se aliou ao Cpt. Azevedo.
    Não vejo muita diferença do que ela fez nas eleições passadas para o que fez agora.

    Por isso que eu usei o termo “camaleoa”.

  14. Isso ai é piada né? Medo de Jussara tá crescendo nas pesquisas? Vocês têm que se informar mais e ver que Vane sim está amedrontando até o atual “desgovernante”!Mas o fato de mostrarem a carta é pra o povo ver que esse pessoal ai não é tão verdadeiro quanto querem se mostrar não!Qurem mostrar que são exemplo de sinceridade, mas é apenas mais um jogo de interesse! Reage Itabuna, vamos andar rumo á mudança! Vamos apostar num futuro novo diferente desses 30 anos, afinal, o que é que temos a perder, foram 30 anos de opressão, vamos aprender a reagir e dizer não ao corenelismo!!!

  15. Acácia, ter aderido e ou aceitado ser vice na chapa de jussara, não é o pior, o fim do mundo ou coisa assiim, porque alianças e rupturas acontecem, tanto na politica partidária, quanto em outros seguimentos de grupos, mais que pegou mal para à acácia isso pegou, pois a mesma integrava uma frente partidária, e que cujo o discurso, era de que não seria interessante nem a permanencia do atual comandante, nem o retorno de ex comandante e ou representante do ex comandante, e no apagar das luzes ela se coliga justamente com a representante de um ex comandante do municipio, isso pegou muito mal

  16. MUSICA DO CHICLETE PARA ACACIA:

    EU SOU CAMALEAO SOU SEU AMOR, VEM ME DAR UM BEIJO…AÊ, AÊ AÊ, AÊ,AÊ ÊÔÔÔ…KKKKKKKKKKKKK

    HUMILDADE DE JUÇARA , ERA QUANDO ÍAMOS FAZER UMA VISITA PARA O COLEGA GERALDO(MINHA PEDINHA) E JUCARA GRITAVA DE CARA FECHADA E FERVOROSA::: TÁÁÁÁÁÁ´NÂÃÃÃÃÃOOOOOOOOO.

    ISSO SIM É QUE É ESTAR PERTO DO POVO !!!! … KKKKKKKK

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *