Tempo de leitura: < 1 minuto

A exigência da aprovação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que os bacharéis em Direito possam exercer a profissão voltará a ser discutida pela Câmara dos Deputados. O debate ainda não tem data definida e será realizado pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Vários projetos de lei tramitam na Câmara que disciplina o tema e a maioria pretendem extinguir a obrigação do exame por considerar o diploma em Direito suficiente para exercer a advocacia.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Sibá Machado (PT-AC) diante dos argumentos de vários movimentos organizados que querem a erradicação do exame. Dados apresentados por essas organizações estimam, que no Brasil, existem aproximadamente 700 mil advogados em atuação no Brasil e mais de 4 milhões de bacharéis que não se submeteram ao exame da OAB ou não alcançaram a pontuação necessária para obter o registro e estão impedidos de exerceram a profissão. Com informações do Bahia Notícias.

Respostas de 6

  1. Impressionante como o Brasil só pensa em retroceder…. O exemplo da OAB deveria ser usado por todas as profissões, assim teríamos profissionais que realmente fossem qualificados para atuar no mercado, evitando assim essa bagunça que qualquer faculdade de esquina lança profissionais mal formados no mercado!

  2. Senhores defensores da OAB

    A suposta autarquia,vive atualmente de arrecadações vultantes a cada 3 meses em decorrencia desse exame que considero concurso.Não tenho dúvidas do seu não critério avaliativo,porque as petiçoes de internet como foi comentado,é notória dia a dia.Saibam que a garantia do direito do exercício profissional é o diploma e posteriomente o registro sem a necessidade de seleção.Tenham certeza que o mercado seleciona qualquer proffissional mediante sua capacidade conhecimento, e não esse exame as vezes psicotraumático para alguns e que apenas serve para encher os cofres da OAB.Pergunto!Toda essa arrecadação é utilizada nas faculdades em prol dos estudantes,visando qualificá-lo?ou prepara-los para esse tal exame?

    Me poupe!

    Quando o projeto estiver tramitando,todos à câmara apoiar e brigar pela extinção do exame.

  3. A câmara dos deputados representa o povo Brasileiro.Entretanto,
    nesta casa o que deveria fazer era o seu ofício fiscalizar o executivo e impedir corrupção do executivo. O que nunca se foi feito por esta casa a não ser a cumplicidade. São 513 deputados,
    300 são picaretas,portanto,pagando uma propina mais alguns se aprova o que bem quiser. Não duvido que uma lei aprovada por
    estas “autoridades” venha liberar pra “gato e cachorro ser advogado”,afinal, em se tratando da cultura do Brasileiro, o que
    é visto pelos os estrangeiros que o país não é serio.
    Para mudar esta cultura e o Brasil ser visto como um país sério
    para o resto do mundo,só depende de cada um de nós. Assim a sociedade do Brasil iria se orgulhar dos nossos representantes a não mudar uma norma exemplar de conduta que impede a picaretagem na (OAB) a Ordem dos Advogados do Brasil. A não ser que convenhamos que que a banda podre da sociedade venha fazendo pressão aos seu pares,os 300 picaretas que têm nesta Casa dos Deputados do Brasil.

  4. Seria interessante que fizessem avaliação do caráter. Ficaria melhor e mais seguro para a sociedade. Acabaria com esse negócio de advogado mau caráter submeter a ética aos seus podres caprichos. Será que o povo dormiria com o tilintar de tantos sininhos?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *