Tempo de leitura: 5 minutos
Debate agitou cena política e reuniu todos os candidatos (Foto Nuno Jr./TV Cabrália).

O primeiro debate entre candidatos a prefeito de Itabuna transmitido pela TV Cabrália/Record News e encerrado nas primeiras horas de hoje foi marcado pelos ataques dos candidatos “dos pobres”, principalmente Zé Roberto (PSTU) e Pedro Eliodório (PCB), contra os três melhores situados nas pesquisas (“os ricos”).

Tiradas como “festival de mentiras”, “farinha do mesmo saco e lixo da mesma lixeira” ou “crime de colarinho verde e colarinho azul” eram usadas pelos dois candidatos para se referirem a Capitão Azevedo (DEM), Vane do Renascer (PRB) e Juçara Feitosa (PT). Zem Costa (PSOL) preferiu linha propositiva, apenas atacando o secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, por ser professor de História e não conhecer a realidade de Itabuna.

No primeiro bloco, os candidatos puderam falar de problemas da cidade. Violência e saúde foram predominantes na definição de cinco dos seis prefeituráveis. O “bicho pegou” no terceiro e quarto blocos com as perguntas feitas pelos próprios candidatos.

A temperatura ficou elevada quando Pedro Eliodório, que voltou suas baterias contra Vane e Azevedo, disse que em Itabuna há não o crime de colarinho branco, mas “colarinho verde, colarinho azul”. A ofensa gerou direitos de resposta. Vane e Azevedo pediram respeito.

Azevedo e Vane foram principais alvos do debate, mas, ao contrário dos programas eleitorais e da campanha de rua, o clima foi ameno entre Juçara e o candidato do PRB. Azevedo foi cobrado pelos escândalos de corrupção no governo (ele responde que afastou quem cometeu “desvio de conduta”) e por ter cometido irregularidades insanáveis. Vane era cobrado pela citação do seu nome na ação do Ministério Público sobre o uso de diárias na Câmara. Confira resumo dos três primeiros blocos do debate.

1º Bloco

Os candidatos Vane do Renascer (PRB), Capitão Azevedo (DEM) e Zem Costa (PSOL) citaram a violência como problema e a educação como meio para amenizar os altos índices de criminalidade.

Juçara Feitosa (PT) e Pedro Eliodório (PCB) citaram o caos na saúde e Zé Roberto (PSTU) disse que o principal problema são as injustiças sociais. “O Hospital de Base não funciona, a rede básica não funciona”, criticou Juçara.

Já no primeiro bloco, o candidato do PSTU deixou claro como iria atuar no debate. Ele citou que a cidade é a 4ª mais violenta para jovens no Brasil, a cidade é conhecida como a Rainha do Lixo e ainda há corrupção na Câmara e na Prefeitura.

2º e 3º Blocos

O segundo e o terceiro blocos do debate foram reservados a perguntas candidato a candidato. Juçara Feitosa questionou Azevedo sobre casos de corrupção na gestão do candidato do DEM. Azevedo disse que os casos de “desvio de conduta” foram apurados e os culpados, afastados. Ele afirmou que não responde a nenhum processo por corrupção, Juçara rebateu. “Responde sim a ações de improbidade”.

Na sua vez de perguntar, Azevedo escolheu Vane e quis que o também vereador explicasse o seu envolvimento no episódio das diárias. Vane disse que está tranquilo e que no momento mais difícil da Câmara ele foi o autor das denúncias contra o Loiolagate. “Nós abrimos uma CEI [Comissão Especial de Inquérito]”.

E, sobre as diárias, afirmou que o TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] o isentou e acredita ser normal o processo do Ministério Público estadual. “Ninguém está acima da lei”. Vane lembrou que ele tem como comprovar a lisura nos gastos com diárias, mas o prefeito está complicado com a Justiça pelas irregularidades insanáveis de R$ 23 milhões.

O bloco foi marcado pelas tiradas de Zé Roberto (PSTU) contra os três candidatos que se apresentam melhor na pesquisa. Sobre as trocas de acusações entre Juçara, Azevedo e Vane, Zé Roberto definiu a situação: “É escândalo na prefeitura, é escândalo na Câmara. É o sujo falando do mal lavado”.

Pedro Eliodório foi mais incisivo ao falar que em Itabuna não existe crime de colarinho branco, mas de “colarinho verde e colarinho azul”. Era referência direta às cores de Vane do Renascer e Capitão Azevedo. “Eu queria chamar [os candidatos] de ladrão, mas não posso”. As acusações renderam direito de resposta a Vane e Azevedo. Ambos exigiram respeito no debate.

Um dos alvos principais do debate, Vane trocou figurinha com Juçara Feitosa ao perguntar quais projetos ela apresentaria para resolver o problema das feiras. A petista disse que falta planejamento em Itabuna e defendeu a cobertura de canais próximos às feiras (casos de São Caetano e Califórnia) e reorganizar a infraestrutura da cidade. Vane disse ser contra a mudança de local da feira do São Caetano e afirmou que tem propostas para revitalizá-la.

O incendiário Pedro Eliodório perguntou a Zem Costa se a chapa de Vane representaria o novo para Itabuna. Candidato com 26 anos, Zem respondeu que ele sim representa o novo e tem propostas, como a do biodigestor, que levará gás metano, gratuitamente, à cozinha do itabunense. Eliodório diz que Vane saiu raivoso do PT, onde ficou muito tempo. “O novo sou eu”.

O último bloco de perguntas entre candidatos foi iniciado com nova pergunta de Juçara para Azevedo. A petista disse que Azevedo prometeu e não cumpriu e ainda fez novas promessas, como Bolsa-Construção. O prefeito respondeu afirmando que a Escola Pública de Trânsito depende de credenciamento do Detran e dispensou segurança particular. Afirmou que seu governo é de austeridade. Juçara riu diante da resposta.

Vane do Renascer fez críticas ao cabide de empregos em que, segundo ele, se tornou a Emasa e a prefeitura. E quis saber qual a solução de Zem Costa. O candidato do PSOL afirmou que, eleito, colocará pessoas qualificadas nos cargos. “Na saúde, o que a gente vê é pessoa é professor de história [secretário] que não tem capacidade técnica para isso”.

Um dos momentos mais tensos de debate ocorreu entre Zé Roberto e Vane, acusado de não mobilizar a população “contas as injustiças”. O prefeiturável do PRB disse que era o contrário, pois a candidatura dele surgiu “da vontade popular”. E rebateu afirmando que Zé Roberto não vai à Câmara. “Tudo que votei foi para o bem da comunidade. Cumpri bem o nosso papel”.

Zé Roberto atacou novamente Vane ao falar de financiamento de campanha e não apoiar greves como as dos professores municipais e estaduais e a dos policiais. “Quem tem boca fala o que quer”, respondeu Vane, afirmando que apoiou as duas categorias e tem o apoio de PMs e professores. “Sou da base [do governo estadual], mas as reivindicações foram justas”.

Na sequência, Zem Costa e Pedro Eliodório falaram de despoluição do Rio Cachoeira. O candidato comunista defende a construção de 10 estações de tratamento de esgoto para despoluir o Rio, enquanto Zem Costa defende o projeto Biodigestor, considerado barato por ele, e consórcio entre os municípios da bacia do Cachoeira.

Penúltimo confronto entre candidatos, no debate, ocorreu entre Azevedo e Juçara. O candidato à reeleição quis que a petista explicasse a ideia de alinhamento com os governos federal e estadual. Ela lembrou da gestão de Guilherme Menezes em Vitória da Conquista e do quanto a cidade se desenvolveu estando alinhada aos governos estadual e central.

Azevedo disse que alinhamento, para ele, “não significa tanto”. O democrata defendeu a formação de equipe técnica para elaboração de projetos. Juçara disse que os recursos recebidos por Itabuna, recentemente, vieram por que o governo federal redirecionou investimentos quando o município foi governado sob situação de emergência, no início da gestão, em 2009.

Fechando o terceiro bloco, Pedro Eliodório e Zé Roberto fizeram críticas aos candidatos “dos ricos”. Zé Roberto não economizou. “Estamos vendo aqui um festival de mentiras. Os vereadores se omitiram, estão envolvidos em escândalo. O prefeito recebe um dos maiores salários do Brasil”. Pedro Eliodório provocou risos e virou “hit” nas redes sociais ao dizer que via ali “farinha do mesmo saco e lixo da mesma lixeira”.

Respostas de 27

  1. Não entendi o que o pimenta quis dizer:

    “Juçara não riu diante da resposta.”

    Era pra rir? Pode rir o quanto quiser, dia 7 de outubro é azevedo de novo.

    Da Redação: Perdoe-nos, senhor Rosevaldo (é esse mesmo seu nome?). Ela riu diante da resposta de Azevedo.

  2. Diante do exposto acima, tá provado que quem se asiu melhor foi Juçara e quem se saiu pior foi Azevedo. Vane também foi bem. Azevedo foi patetico… Lamentavel… Despresivel… não conseguiu falar coisa com coisa . Parece que seu raciocinio fugiu.

  3. até eu ri qdo azevedo cinicamente respondia as perguntas.
    cinico, só fez mentir dar uma de bonzinho de coitado. mas se lascou.
    tomou uma surra feia de juçara e de vane.
    azevedo, vaza que vc ja acabou com itabuna.
    a vaca nao é juçara é vc que dá de mamar pros outros na prefeitura.
    inchou a folha de pagamento.
    vazaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  4. Azevedo lembrou a Vane que fatos não se comprovam verbalmente, mas com provas documentais. Vídeo tem, do vice de Vane “abrindo” a porta que Loiola trancou. Azevedo e Vane só faltaram dizer “Desse jeito em me alejo…Ô meu deusuuuuuu!”

    Hoje vai prestar não. Cercearam o direito dos três candidatos que apresentam mais reflexão.

  5. ela riu pq o q seu CAPITÃO falava era tudo mentira ele falava coisa com coisa fugia do assunto ñ tinha resposta nas perguntas fora AZEVEDO ja 13 NELESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  6. JUÇARA SORRIU SIM. MAS POR NERVOSISMO, ELA QUERIA FAZER AR DE IRONIA PARA C/ O PREFEITO AZEVEDO ASSIM ELA TRANSMITIRIA “SEGURANÇA” PORÉM ACABOU FICANDO RIDÍCULO PRA ELA. HORRÍVEL. AFINAL A CARETA FICA NA CARA DE QUEM FAZ. DEU EFEITO REBOTE, FICOU NOTÓRIO A INSEGURANÇA, TODAS ÀS SUAS FALAS FORAM C/ GAGUEIRA. GRAVEI E REVI HJ. EM TODOS ÀS SUAS FALAS ELA GAGUEJAVA. NÃO ADIANTA TAPAR O SOL C/ A PENEIRA. JUÇARA SE SAIU MUITO MAL. SEM FALAR Q “PARECE TER COMBINADO” ELA E CLAUDEVANE LEITE, COMO A SITUAÇÃO DELE VEM FICANDO DELICADA C/ AS DENÚNCIAS E SUAS DEFESAS ATÉ O PRESENTE MOMENTO SÓ TEM SIDO VERBAL. DOCUMENTADA Q É REQUERIDO NADA. PARA NÃO EMBARAÇAR A COISA ACHO Q TEVE UM ACORDO ENTRE ELE E A COORDENAÇÃO DA CANDIDATA, ATÉ POR Q ELA TEM Q ESTÁ SENDO ASSESSORADA TODO O MOMENTO, FALTA-LHE EXPERIÊNCIA. FICARIA PIOR SE PEDINHA NÃO EXISTISSE NA VIDA DELA.

    Da Redação: Sra. Fhádya, o comentário foi identificado como spam.

  7. Nervosa todo mundo fica e ainda o microfone dela era o pior fizerem isso de proposito + é isso mesmo assim se saiu muito bem hj ela vai ta bem melhor na santa cruz

  8. A única coisa que Azevedo falou que pode ser aproveitada é que um candidado com seus bens bloqueados pela justiça não pode olhar o povo de frente. Sobre isso, Vane nada respondeu.

  9. Bom Continuo na dúvida, sou petista mas não sou cego em ver o crescimento de Vane. Jussara ontem massacrou Azevedo, e subiu um poko depois disso. To inclinado a votar mais em vane, mas acho Jussara mais gabaritada.

  10. Resumo do debate:

    Azevedo – péssimo na oratória, não respondia as perguntas de forma eficiente, muito prolixo e confuso. As vezes dá a impressão que é um analfabeto, muito fraco.

    Vane – Embora parece calmo, pois fala de forma mansa, me pareceu nervoso, mas se saiu melhor que Azevedo, com mais consistência.

    Juçara – Um pouco nervosa, mas foi a candidata que mais me pareceu preparada, fazendo boas perguntas e respondendo de forma eficiente. Chegou até a colocar Azevedo na parede com as promessas que ainda não foram cumpridas e como iria cumprir as novas.

    Os outros, sinceramente e com todo o respeito democrático, só nos envergonha, sem nenhum preparo para sequer serem canditados, quanto mais eleitos.

  11. Com certeza Vane do renascer foi o melhor no debate, serenidade e tranquilidade, e respeito ao próximo… Itabuna precisa de pessoas sérias e não de um azevedo que parece ate doido sem falar coisa com coisa… Vane foi alvo de ataques pois seus concorrentes sabem que ele é o candidato que mais cresce no gosto popular e o que mais incomoda os tubarões.

  12. ACABOU PARA MARIA ALICE E AZEVEDO.

    PARA QUEM NÃO ACREDITOU, A MUDANÇA CHEGOU.

    VANE É DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEZ

  13. Não podemos assistir à politicalha de braços cruzados! Fazemos parte de uma política séria e sadia! O poder de mudança esta em nossas mãos!

  14. Juçara riu sim, após ouvir as respostas vazias do clone de prefeito que, não tendo respostas convincentes para as perguntas dirigidas a ele, se postou de coitadinho, de inocente para que os telespectadores fiquem com peninha dele. É realmente um cínico, cara de pau. Imaginem se os candidatos participantes do debate, interrogassem Azevedo sobre tantos escândalos que aconteceram desde o início da sua desastrosa administração, como por exemplo os desvios de materiais de construção subtraídos para construções das casas de praia dos componentes da quadrilho organizada na Prefeitura? Se algum dos debatedores o interrogasse sôbre a secretária que após como consta dos autos do processo criminal(leia-se o crime do Parque Verde)continuou na folha de pagamento da Prefeitura e porque, gastaram tanto dinheiro para tirá-la da prisão, qual seriam as respostas do clone de prefeito? Eu não consigo entender, por que o Zé Roberto e o Pedro Eliodoro, pouparam tanto o clone de prefeito, e atacaram o Vane do inicio ao fim do debate? Será que foi acordo para o futuro dele?

  15. Podem atacar Vane que ele é igual massa de pão, quanto mais sova mais cresce! Acabei de chegar da resposta a tantos ataques: Uma esplêndida Caminhada, maior do que a primeira! Linda e com paz! no dia 07 Vane neles!

  16. O debate foi interessante, e em alguns momentos cômico. Azevedo totalmente perdido, VANE um pouco nervoso e Jussara mais segura em suas respostas. Acredito que ficou complicado pro candidato VANE, pois os ataques foram muitos, mas as respostas dadas pelo mesmo foram coerentes, com um pouco de nervosismo, mas coerentes. A disputa entre Vane e Azevedo será cirrada, porém estou com VANE, pois acredito que devemos dar a oportunidade de mostrar o trabalho. Quem conhece sua história sabe que antes mesmo de estar na política já fazia obra social, portanto vamos tentar a mudança VANE é 10!

  17. Zelõ, diz: – A primeira foi um fracaso. A segunda…Um fracasso menor!

    “Se subiu, ninguém sabe, ninguém viu!”

    Se ele mesmo acreditasse na mentira da sua pesquisa feita sob encomenda, não estaria comemorando a caminhada de hoje, um pouco melhor que a anterior. É preciso mentir e acreditar na própria mentira, para que; a repetição da mentira até a exaustão se torne crivel aos tolos.

  18. Azevedo e Vane foram principais alvos do debate, mas, ao contrário dos programas eleitorais e da campanha de rua, o clima foi ameno entre Juçara e o candidato do PRB. Azevedo foi cobrado pelos escândalos de corrupção no governo (ele responde que afastou quem cometeu “desvio de conduta”) e por ter cometido irregularidades insanáveis. Vane era cobrado pela citação do seu nome na ação do Ministério Público sobre o uso de diárias na Câmara.

  19. Na Índia a Vaca é um animal sagrado!
    Para não dizer que eu não falei das flores! Em termos de comparação:A Srª.Juçara representa a Rainha de Sabé! Uma Rainha mais linda de todo Oriente,a mesma tinha o maior poder de todo Continente Oriental,ela adorava os deuses. O Srº.Capitão era o Rei Nabuncodonosor.Um Rei todo poderoso,o mesmo só cuidou de massacrar os pobres e usar como instrumento de aproveitar da miséria do mesmo para se promover diante dos seus deuses! Deus não agradara e tirou o trono do mesmo e para o Rei Nambucodonosor saber que Deus existe,Nabucobonosor comeu grama três meses. O mesmo veio reconhecer quém era o verdadeiro Deus!
    Vane representa o Rei Davi.Deus enviara um mensageiro à casa de um homem do campo,um criador de ovelhas,o mesmo tinha vários
    filhos,sendo cada um mais bonito,esbelto e forte,elegante,eloquente e alto etc. O mensageiro chegou até duvidar de Deus? Mas o espírito de Deus o tocou e fez o mesmo perguntar ao camponês se tinha outro filho? O mesmo respondeu:
    eu tenho,mas é um matuto,anda feito um jeca tatu,um pastoreiro
    de ovelhas,o mensageiro disse: eu quero vê ele,de repente este Jeca Tatu chega perante o enviado de Deus! Deus disse lhes: Samuel não se impressione com a beleza,com o corpo, com o andar bonito e com a eloquência,o impoetante é o coração!
    Este que é o meu escolhindo para governar o meu povo.
    Voltando a Vaca o que causara a maior celeuma,eu quero dizer que aqui no Brasil este animal abençoado se aproveita tudo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *