Tempo de leitura: 2 minutos

Neyde Vinhático

Estes pequenos notáveis executam o seu trabalho de forma silenciosa para a maioria de nós, e mal nos damos conta da sua existência, a não ser aquele agradável arrepio ao final da micção.

Quando, no início do curso de Medicina, comecei a estudar a função dos rins fiquei impressionada com aqueles pequenos órgãos gêmeos que, medindo 13 centímetros e pesando apenas 150 gramas cada um, recebem por dia 180 litros (!!!) de sangue para processar…uma pequena caixa d´água. Eles filtram todo este sangue para retirar do organismo o que foi ingerido e já não tem mais utilidade para o organismo ou que lhe é tóxico, eliminam estas substâncias concentradas em apenas dois litros de urina e reabsorverem os 178 litros restantes. Além de filtro poderoso, os rins também secretam hormônios.

Estes pequenos notáveis executam o seu trabalho de forma silenciosa para a maioria de nós, e mal nos damos conta da sua existência, a não ser aquele agradável arrepio ao final da micção, por isso, nem lembramos que temos ureter, bexiga, uretra.

A vida segue … os líquidos entram, saem … a vida flui e os rins continuam ali cumprindo o seu papel, belanceando sais, ácidos, bases, potássios, cálcio, magnésio…aqui liberando o excedente.

O tempo passa, a vida flui … por isso as doenças de longa evolução e que podem comprometer este delicado sistema são as causas mais comuns de disfunção dos rins, como pressão alta, diabetes. Felizmente, grandes avanços ocorreram recentemente no controle destas doenças, que nos permitem atenuar e até reverter as agressões aos rins. O transplante renal é um deles, uma das justificativas para a necessidade de maior conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Assim, o importante é cuidar cedo e sempre.

Neyde Vinhático é médica nefrologista e coordenadora do Serviço de Transplante Renal da SCMI.

2 respostas

  1. É chegada a hora espero que o eleitor tenha conciencia na hora do voto,vamos juntos mudar a historia politiça de Ilhéus olhar para frente em direção ao futuro da nossa cidade,vamos pensar em um todo e não só em nós, sabemos que sem ajuda do governo federal não iremos para lugar algum pos a nossa dificuldade financeira é grande e o nosso municipio como a maior parate deles não conseguem da um passo sozinho,por isso é que devemos pensar em quem pode nós ajudar vamos deixar de lado esse fanatismo por fulano ou siclano e vamos pensar no futuro de Ilhéus,as promessas politiças vão passar e mais uma vez nós eleitores vamos esquecer de cobrar e ai meu amigo é ande mora o perigo a nossa cidade de 4 em 4 vão se acumulando dividas,obras por fazer,segurança saúde,educação e o pior os desvios de verbas e o que vai acontecer? nada vamos empurando para o outro como estamos vendo agora um pagando a divida do outro que deixou a prefeitura a quase 20anos e quem perde com isso é eles ou nós pensem diritinho na hora do voto o nosso futuro depende do seu voto.Que Deus todo poderoso tenha misericordia de nós e que suas mãos se estenda em nossa cidade para nós proteger e nós livrar de que queira nos fazer mal através da politiça obrigada a todos.

  2. PARABÉNS DRA NEIDE, PELO BELÍSSIMO ATENDIMENTO, QUE VENS FAZENDO, NO HOSPITAL CALIXTO.PRECISAMOS DE MAIS MÉDICOS DEDICADOS E ATENCIOSOS COMO VC.QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *