Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense 

A verdade é filha do tempo. E o tempo, como senhor da razão, vai mostrar que os seguidos erros de Geraldo Simões – alguns até infantis – podem levá-lo para o isolamento político.

O governador Jaques Wagner faz um esforço sobrenatural para entender o político Geraldo Simões. Fica mais abismado quando compara o Geraldo de ontem com o Geraldo de hoje.

O irreverente jornalista Eduardo Anunciação diria que o Geraldo Simões de priscas eras, na época de “minha pedinha”, é o oposto do Geraldo Simões de agora.

Anunciação, comentarista político do Diário Bahia, tem razão quando diz que GS “está precisando com urgentíssima-urgência perceber alguns episódios, alguns erros, alguns fatos, falhas”.

Wagner também não entende como é que Geraldo Simões consegue, concomitantemente, se atritar com as legendas da base aliada, suas respectivas lideranças e com os próprios companheiros.

Das agremiações partidárias de maior expressão, obviamente do cenário baiano, apenas o PSB e o PDT de Acácia Pinho acompanharam a então candidata Juçara Feitosa na última sucessão municipal.

O fato de Juçara ser a suplente da senadora Lídice da Mata, que é a comandante-mor do PSB, contribuiu para que petistas e socialistas ficassem no mesmo palanque.

O PSB, no entanto, assim como o PDT, ficou dividido entre as candidaturas de Juçara e Vane do Renascer. A ala histórica do brizolismo grapiúna decidiu pelo apoio ao candidato do PRB.

Vale ressaltar que Acácia Pinho foi protagonista de uma enxurrada de discursos contra o capitão Azevedo e Geraldo Simões. A neopedetista pregava o fim da “mesmice”, aí incluindo o ex-prefeito Fernando Gomes.

Ao romper com a frente partidária, que terminou optando por Wenceslau Júnior como vice de Vane, Acácia se aproximou do capitão Azevedo com o intuito de integrar a chapa majoritária.

O comando estadual do PDT daria o aval para a estranha aliança, já que todas as pesquisas de intenção de voto apontavam Azevedo em uma posição confortável. Sua reeleição era considerada como favas contadas.

A pragmática junção de democratas com pedetistas, com saudosistas do carlismo de um lado e de brizolistas do outro, seria esquisita, abominável e, sem nenhuma dúvida, censurável sob todos os aspectos.

Como a aproximação do DEM com o PDT falhou, o PT de Geraldo Simões procurou Acácia, que terminou aceitando o convite para compor com Juçara Feitosa.

A ex-primeira dama quase que fica mais isolada ainda, contando apenas com o PSB. Azevedo não podia prescindir do apoio do PMDB e do PSDB, que disputavam a vice do democrata, respectivamente com Renato Costa e José Adervan.

Mesmo com todos esses fatos, acontecimentos, o ex-prefeito teima em continuar o mesmo: quer Juçara Feitosa na presidência do PT de Itabuna em detrimento de um nome de consenso.

Novamente, de maneira intransigente, impondo sua vontade, Geraldo vai de encontro ao governador Wagner, que defende uma candidatura que possa criar uma expectativa de paz no tumultuado petismo tupiniquim.

A verdade é filha do tempo. E o tempo, como senhor da razão, vai mostrar que os seguidos erros de Geraldo Simões – alguns até infantis – podem levá-lo para o isolamento político.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

12 respostas

  1. ACÁCIA COM AZEVEDO!!!!!JAMAIS.

    MARCOS WENCE E OTAVIO MENESES ESTAVAM EM MUITAS CAMINHADAS DE JUÇARA.(marcos sempre vestido a caráter de vermelhinho).

    BRIZOLISTA COM VANE SÓ SE FUI DAGOBERTO BRANDÃO.

  2. Quem tem correligionário com Marcos Wence não precisa de inimigos!!!!!!!!!!!.
    E olhe que Acácia colocou ele com presidente de honra do partido.Coisa que nem um outro presidente do PDT local fez.

  3. Na eleição passada Juçara Feitosa já tinha uma rejeição regular. A gente ouvia muitos eleitores dizendo que se a candidata foi ela não votaria, mas se fosse Geraldo teria o voto. Então GS lançou ele. Nas eleições deste ano novamente lançou Juçara, esquecendo do erro que cometeu insistiu mais uma vez, pior ela agora foi a terceira colocada, ficando mais difícil para Geraldo, pois daqui alguns dias acontecerá a eleição para deputado, possivelmente ele terá menos votos do que a outra, onde obteve mais de 23 mil. Isso é uma sinal de decadência. Serve de alerta.

  4. É em analise profunda do histórico do PT lembro-me de uma musica que elegeu Geraldo a prefeito pela primeira vez:
    Geraldo Simões trabalha direito
    é o nosso prefeito povo sabe o que diz
    outra é :
    Um homem franzino Coração de menino que sabe lutar
    Isso em 92 hoje:
    Geraldo Simões não trabalha mais direito
    E não é o nosso prefeito povo sabe o que diz.
    O homem não é mais franzino e não tem o coração de menino e não sabe mais lutar agora ele só sabe comprar pois o poder matou o menino e deu lugar a um homem inchado pela arrogância, prepotência, abusividade, egoísta, sem escrúpulos e acima de tudo um politico sem identidade não tem nada não Geraldo eu que me filiei ao PT acreditando em você e levei vários amigos comigo todos de 16 anos naquela época hoje homens sérios e politicamente formados não são mais filiados por não confiar em suas astutas e equivocadas alianças e projetos falidos mas sou remanescente deste grupo e você me conhece vai saber de que grupo estou falando sou fundador do PT mirim do São Pedro e um dos fundadores do PT Jovem do São Pedro lembra Geraldo e nesse período não lhe pedimos nada em troca só por amor e pela ideologia do partido sou um dos jovens que no show de Jimmy Cliff Fernando gomes chamou de maconheiro e naquele dia você dormiu o ultimo nas pesquisa e acordou eleito lembra Geraldo? hoje ainda soa límpido e fluente em minha mente o ocorrido um pequeno grupo do PT em um canto da festa começou a gritar o seu nome e quando o prefeito Fernando Gomes subiu ao palanque com indiguinação o mesmo pronunciou a juventude de Itabuna são um bando de maconheiros! há Geraldo para refrescar melhor sua memoria em 92 a idade eleitoral havia passado para os 16 anos e foi a juventude que lhe elegeu prefeito Geraldo cade o homem franzino coração de menino que sabe lutar só deixou saudades e nada mais lamento Geraldo que hoje estou com 36 anos e isso dão precisamente 20 anos do acontecimento e é verdade o tempo passou e o homem mudou e vive em uma constante metamorfose não para melhor e sim para pior esse é o meu lamento…….

  5. O QUE MOVE MARCOS WENSE UM HOMEM DE BEM FAZER UM PAPEL DESSE

    DIZER QUE APOIOU VANE É MUITA APELAÇÃO.

    ELE SEMPRE ESTAVA COM A GENTE NAS CAMINHADAS DE JUÇARA.

    SEI QUE O COMERCIO NÃO TÁ LÁ ESSA COISA,MAS TENTA UM BOQUINHA DESSA FORMA FORMA É RASGAR A IDENTIDADE.

    É UM PENA.

  6. 1º – Juçara não é sup´lente de Lídice. É suplente do suplente;
    2º – Marco Wense marchou o tempo todo com Juçara, inclusive estava na caminhada da Mangabinha, falando em “virada”;
    3º – Saber perder é uma forma de mostrar dignidade.

  7. Meu amigo Wense, mais uma vez mostrou-se um profundo conhecedor da politica, quando fez uma perfeita descrição do atual momento do “TODO PODEROSO GERALDO”, QUE AGORA ESTÁ REALMENTE MOSTRANDO A CARA.No entanto vir agora dizer que apoiou Vane é no mínimo ser sopfredor de AMINÈSIA, pois não o vi em nenhum movimento realizado por Vane e seu grupo. Marcos Wense vc agora é oportunista?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *