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A disputa eleitoral no Sindicato dos Rodoviários e o protesto contra a ampliação ilegal da jornada de trabalho levaram a nova paralisação dos ônibus em Itabuna.

O protesto entra no segundo dia. O presidente do Sindicato, Joselito Paulo, o Pé de Rato, diz que as duas empresas que operam o serviço em Itabuna (São Miguel e Expresso Cachoeira) ignoram a legislação, enquanto as empresas acusam suposta jogada político-eleitoral.

Nos últimos anos, o sistema municipal reduziu a frota circulante de 100 para apenas 88 ônibus, além de ter implantado o sistema motocobra em que o motorista executa também a função de cobrador. Usuários se queixam de atrasos generalizados há muito tempo – e que isso piorou desde o ano passado com as mudanças implementadas pelo município.

Fiscais municipais anotam queda na qualidade do serviço. Reguladora do serviço, a Prefeitura de Itabuna não definiu representantes para tentar intermediar a disputa entre o sindicato e as empresas. O sistema transporta, aproximadamente, 40 mil passageiros por dia, que hoje estão recorrendo a serviços de táxi e mototáxi.

6 respostas

  1. TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA
    “Os requisitos do Serviço público ou de utilidade pública são sintetizados, modernamente, em cinco princípios que a Administração deve ter sempre presentes, para exigi-los de quem os preste: o princípio da permanência impõe a continuidade no serviço; o da generalidade impõe serviço igual para todos; o da eficiência exige a atualização do serviço; o da modicidade exige tarifas razoáveis; e o da cortesia traduz-se em bom tratamento para com o público. Faltando qualquer desses requisitos em um Serviço Público ou de utilidade pública, é dever da Administração intervir para restabelecer seu regular funcionamento ou retomar a sua prestação”
    O PREFEITO DE ITABUNA INTERVIU?

    Abraços!
    Antonio Filho

  2. ALÉM DE PRESTAREM UM SERVIÇO DEFICITÁRIO, COM ÔNIBUS SUCATEADOS E A PASSAGEM CARA, AS EMPRESAS AINDA TENTAM DENIGRIR A IMAGEM DOS FUNCIONÁRIOS COM PROPOSTAS INDECOROSAS, SE NÃO BASTASSEM O MISÉRO SALÁRIO QUE RECEBEM.
    O SINDICATO POR SUA VEZ, PARALISA O TRANSPORTE E QUEM ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS E PAGA A CONTA CARA É SEMPRE A POPULAÇÃO, NÓS USUÁRIOS DEVEMOS CONHECER NOSSOS DIREITOS E RECLAMAR AOS ÓRGÃOS COMPETENTES, AFINAL DE CONTAS SOMOS A COLUNA DE SUSTENTAÇÃO NA GERAÇÃO DE RECURSOS DESSAS DITAS EMPRESAS.
    RESPEITEM AOA USUÁRIOS!!!

  3. A verdade,é que eu nunca gostaria de ser um motorista de coletivo ou cobrador aqui nessa ITABUNA.Com a vida que sofrida q eles levam aqui.Uma ezploração o q eles sofrem.E só estão nessa pq tem suas famílias e crianças p sustentarem.Obrigado.DEUS abençoi a todos.

  4. É isso aí! Que o MP intervenha nete caos ,pois a prefeitura desta cidade (bem antes das eleições) é uma morta-viva,zumbis que só tem cargo no papel,UM LIXOOO!!
    CHHEEEEGA DISSSSOOOO!!!!!!!!!

  5. A única solução para o transporte coletivo de Itabuna seria a abertura de concessão para uma nova empresa operar na cidade.

    Mas como o monopólio favorece em muito a política regional duvido que algum governante seria capaz de trazer uma empresa concorrente.

    Fica a idéia para o novo governo que vem aí.

    A concorrencia poderia até reduzir o preço do serviço prestado e consequentemente aumentar e melhorar a qualidade do serviço ofertado. E, ainda, talvez ofertar salário diferenciado para atrair profissionais (motoristas e cobradores capacitados) do mercado local para esta nova empresa.

    Um sonho isso. Também concordo !!!!

    Alguém teria coragem de colocar isto em prática?

    Fica lançado o desafio para o Governo Vane/Wenceslau.

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