Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 4, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010, que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. Foram 347 votos a favor, dois contrários e duas abstenções. A proposta segue agora para apreciação no Senado.

O texto estende aos domésticos 16 direitos já assegurados aos demais trabalhadores urbanos e rurais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hora extra e adicional noturno. A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões). Com informações da Agência Brasil

5 respostas

  1. Interessante que no comercio o patrão repassar as despesas com empregado para o consumidor. Agora, o patrão que pagará os benefícios das empregadas, com todo direito, vai repassar para quem o gasto a mais no seu orçamento?

  2. Se passar, acaba definitivamente com o carteira assinada das domésticas no Brasil. Todos vão contratar apenas diaristas!
    Imagine hora extra pra quem dorme no emprego! E, ligue agora com a verdadeira indústria da queixas trabalhistas no Brasil (se o sujeito não souber mentir, o advogado ensina).
    Contratar domestica passará a ser negócio de alto risco!!!

  3. As pessoas que procuram o trabalho doméstico, tem que estar qualificadas para exercê-lo. Está ficando cada vez mais difícil encontrar alguém de confiança para cuidar da casa. A (o) candidato (a) precisa ter noções claras de limpeza e higiene, manipulação e cuidados com os alimentos, manutenção do serviço em dia. Sobretudo que saiba fazer a diferença entre o que lhe pertence e o que não lhe pertence; que tenha comportamento igual quando os moradores estão e quando não estão em casa. Qualificação, educação, gentileza, sinceridade, pontualidade são algumas das palavras-chave para candidatar-se a dona de casa postiça em residências.

    A dona-de-casa, para ter uma secretária do lar é preciso saber que a escolha é a aquisição de um bem, com a certeza de que o salário e os direitos da empregada é uma obrigação, pois ela tem direitos que todos tem.

  4. Sera que alguem lembra das pessoas que moram no interior e precisam durmir no trabalho? Resultado disso vai ser mais favelas nas cidades. E abandono do interior. Sera que essas pessoas nao conseguem ver que durmir e se alimentar no emprego e uma vantagem? Melhor pagar aluguel e todas as despesasa de uma casa? Vamos ver…. Acho que elas vao sair perdendo muito. Quanto as pessoas que tem empregadas informais, essas vao continuar, nao se iludam.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *