Tempo de leitura: 2 minutos

daniel_thameDaniel Thame | danielthame@gmail.com

É possível dizer que mudou sem mudar, porque ao longo deste um quarto de século, continua sendo o que sempre se propôs a ser: uma televisão com a cara e as cores do Sul da Bahia, com uma profunda identidade regional.

O mês era dezembro e o ano era 1987.

Em Itabuna, todas as cores no ar anunciavam a chegada de uma nova estação. Não era o verão.

Quem chegava -e lá se vão 25 anos- era a TV Cabrália, primeira emissora de televisão do interior do Norte/Nordeste, não apenas uma repetidora da programação da Rede Manchete, a quem era afiliada.

Mas uma emissora com programação própria, vida própria e, principalmente, com a alma do Sul da Bahia.

A chegada de TV Cabrália, como era de se esperar, gerou expectativa e euforia, numa civilização orgulhosa de seu fruto de ouro e de ter forjado o próprio desenvolvimento.

O fruto de ouro, dois anos depois, perderia seu brilho, esplendor e pujança por conta de uma doença com poderes de bruxa malvada.

A TV Cabrália, símbolo daquele tempo, atravessou sobressaltos, mas resistiu ao apocalipse econômico e social  que as bruxarias provocaram, fez história. E que história.

Começou como afiliada da Rede Manchete, depois SBT e, adquirida pela Igreja Universal do Reino de Deus, passou pela Rede Record, teve uma incipiente fase na Rede Mulher e hoje integra a Record News.

É possível dizer que mudou sem mudar, porque ao longo deste um quarto de século, continua sendo o que sempre se propôs a ser: uma televisão com a cara e as cores do Sul da Bahia, com uma profunda identidade regional.

Gestada pelo espírito empreendedor do Dr. Luiz Viana Filho e que ganhou forma nas mãos do visionário Nestor Amazonas, a TV Cabrália, além de acompanhar os principais acontecimentos e se envolver nas grandes causas sulbaianas nestes 25 anos, foi uma espécie de escola de profissionais de televisão, profissão até então inexistente por essas plagas amadianas e/ou pragas vassorianas, com o perdão do trocadilho irresistível.

Vilma Medina, Mauricio Maron, Claudia Barthel,  Paula Maciel, Eduardo Lins, Roger Sarmento, Napoleão Fernandez, Madalena Braga, Andrea Silva, Adriana Quadros, Valdenor Ferreira, Renata Smith, Antonio Junior, Iruman Contreiras, Junior Patente, Ramiro Aquino, Paulo Lavinsky, Cícero Dantas, Jota Borges, Barbosa Filho,  Adriana Dantas, Tom Ribeiro, Auriana Bacelar. Uma seleção do melhor jornalismo, em qualidade e comprometimento com a profissão.

No comercial, Rui Carvalho, os saudosos  Rogélio Duran e Carlos Hellstrom; Cristine Ribeiro. Gente que fez história neste que é um momento histórico para as telecomunicações baianas.

25 anos! E que venham os 50, os 75, os 100 anos dessa TV Cabrália que é e sempre será o nosso primeiro amor.

Daniel Thame, paulista de Osasco, radicado há 25 anos em Itabuna, foi gerente de jornalismo da TV Cabrália  desde a sua fundação em 1987 até o ano 2000. É também o primeiro funcionário registrado da emissora, o que não é muita coisa, mas também é muita coisa.

11 respostas

  1. Faltou cobrar da própria emissora a promessa de lançar o sinal HDTV para Itabuna.

    Ficou apenas na promessa, passado todo esse tempo continuamos sem TV Digital, tanto na Cabrália quanto na TV Santa Cruz.

    Vamos ver quem sairá na frente, quando esse dia chegar, se chegar…

  2. Uma correção. Não Foi Dr. Luis Viana Filho, ex-governador da Bahia(filho do também ex-governador Luis Viana) , mas seu filho, Luis Viana Neto, ex-deputado federal.

  3. Um dos atributos humanos mais notáveis é a gratidão. Todos somos gratos à TV Cabrália, a quem parabenizamos, e ao Daniel Thame por relembrar tanta gente de talento e qualidade que por lá passou, deixou rastro e fez história. Daniel é gente que faz e sabe por que faz.

  4. Bem lembrado, Daniel, mas devo aproveitar para lembrar que os 10 anos da TV CABRALIA foram comemorados com transmissão ao vivo do programa PORTAL BRASIL,direto do estacionamento da beira rio.
    O programa criado por mim e Barbosinha, e posteriormente produzido e apresentado por mim itinerantemente, foi o único programa do interior do Brasil a bater 56 pontos de audiência no horário, ou seja, bateu a então poderosa concorrente. Na época Tarcila Minner foi a grande vencedora ganhando um carro zero km, entregue em programa gravado ao vivo na Av.Aziz Maron.
    Belas lembranças ficaram.

  5. hah dezenove anos qdo aki cheguei a emissora era independente, hoje tornou=se repetidora de rede record pois soh tem um programa local (o alerta total, que tem mais propaganda que noticiarios), gostaria que tivesse mais programas local principalmente aa noite pois a noite não tem nada demais soh novelas…

  6. Também tive o prazer de fazer parte da equipe da TV Cabrália, onde lá ingressei inicialmente em 1989 como operador de VT e em seguida me tornei Editor de Imagens, ficando nessa função até o ano de 2004. Gostaria apenas de lembrar que a TV não é feita só por jornalistas, existe toda uma equipe técnica que de fato faz tudo funcionar. Gostaria apenas de lembar dessas pessoas que ficam por traz das câmeras e seu trabalho não é reconhecido e nem divulgado. Lembrar de… Amilton, Emiron Gouveia, Sergio Lima, Eduardo Senna, Nilson, Genivaldo, Kenji, Ricardo Suzart, Cláudio Lyrio, José Bispo, Helio Heleno, Maxuel Fidelis,Keila, Sebastião, Periclis, nego Passos e tantos outros e outras que abrilhantaram essa equipe com toda competência e estão hoje espalhados por essa Brasil afora.
    Um grande abraço pra todos os colegas da TV Cabrália…Calango

  7. Também tive o prazer de fazer parte da equipe da TV Cabrália, onde lá ingressei inicialmente em 1989 como operador de VT e em seguida me tornei Editor de Imagens, ficando nessa função até o ano de 1994. Gostaria apenas de lembrar que a TV não é feita só por jornalistas, existe toda uma equipe técnica que de fato faz tudo funcionar. Pessoas que ficam por traz das câmeras e seu trabalho não é reconhecido e nem divulgado. Lembrar de… Amilton, Emiron Gouveia, Sergio Lima, Eduardo Senna, Nilson, Genivaldo, Kenji, Ricardo Suzart, Cláudio Lyrio, José Bispo, Helio Heleno, Maxuel Fidelis, Keila, Sebastião, Periclis, nego Passos e tantos outros e outras que abrilhantaram essa equipe com toda competência e estão hoje espalhados por essa Brasil afora.
    Um grande abraço pra todos os colegas da TV Cabrália…Calango

  8. Também passei por lá, tive o prazer de ser o primeiro locutor a gravar para este grande veiculo.Leleco jr e outros colégas locutores também passaram por lá.É assim mesmo querido Claudio Lyrio, primo pobre(tecnica,loc,adm enfim EQUIPE) é sempre deixado de fora da festa,PARECE QUE A TV SÓ FOI FEITA POR JORNALISTAS,só por eles.
    Assim como você, quero aqui parabenizar todos os colégas que passaram por lá e os que guerreiros que estão tocando em frente a IMAGEM DO SUL DA BAHIA. Parabens TV CABRALIA e muito obrigado.

  9. Costumo dizer que sou privilegiada por fazer parte do quadro de funcionário da emissora. Comecei como apresentadora do Jornal do Meio Dia. Fui levada para TV Cabrália pelo competentíssimo jornalista Ramiro Aquino. Com ele aprendi os primeiros passos nesta profissão eu exerço até hoje. Os ensinamentos de Ramiro Aquino, me norteiam até hoje. Também devo muito a Nestor Amazonas e tantos outros profissionais que, na naquela época me ensinaram muito. Hoje em feira de Santana, numa emissora da Globo, jamais me esqueço dos momentos especiais vividos na Cabrália. Na minha mente permanecem vivas, lembranças a alegria de ter por cinco anos, cruzado os corredores da emissora. Meu eterno carinho e gratidão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *