Tempo de leitura: 2 minutos
Área do Atacadão e Malro era disputada por Itabuna, mas Assembleia reconheceu como território ilheense (Foto Pimenta/Arquivo).
Área do Atacadão e Makro era disputada por Itabuna, mas Assembleia reconheceu como território ilheense (Foto Pimenta/Arquivo).

A Assembleia Legislativa baiana aprovou ontem a redefinição dos limites territoriais em todo o Estado e deu fim à polêmica entre os dois maiores municípios sul-baianos. Itabuna reivindicava parte do território onde estão as lojas Makro e Atacadão, no quilômetro 24 da Rodovia Jorge Amado (BR-415).

Mas os deputados estaduais confirmaram o ratificado nos estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão da Secretaria Estadual de Planejamento. Com isso, a área onde estão instalados os dois atacadões continua sendo reconhecida como território ilheense.

Além disso, Ilhéus também manterá receita também com a construção do Cidadelle, o bairro planejado e de alto padrão da André Guimarães. Ilhéus, no entanto, fez concessões a Itabuna, exatamente nas imediações da Nova Califórnia (região nordeste) e nas proximidades da Fazenda Santo Antônio, onde estão sendo construídos o Atacadão Maxxi (Walmart) e os condomínios habitacionais Jardim das Hortênsias (alto padrão) e do Minha Casa, Minha Vida, este já no semianel rodoviário.

Nazal:  esforço foi recompensado.
Nazal batalhou e teve esforço recompensado.

Maior batalhador pelo reconhecimento da área de Quiricós e Rio Mutucugê como pertencente a Ilhéus, o memorialista, fotógrafo e chefe de gabinete do governo ilheense, José Nazal, disse, via redes sociais, que já estava se sentindo frustrado pela demora na aprovação da lei que redefinia os limites territoriais. Ele comemorou a vitória ilheense – que é também uma conquista pelo esforço pessoal.

“Graças a Deus, posso me despedir, deixando o governo, alcançando as principais metas que queria realizar. Essa era a mais importante. Creio que não seja a hora de tripudiar, pois ninguém perdeu, ninguém ganhou”, afirmou.

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD), ilheense, definiu o trabalho da comissão territorial como “sério, criterioso e responsável, para evitar qualquer prejuízo financeiro, injustiça ou danos para os dois municípios”.

33 respostas

  1. Pena que o prefeito não cumpriu o acerto financeiro comigo e não mim pagou o que mim deve, dei o suporte tecnico na epoca pra Ilhéus e não mim pagaram, mim deram o calote, se eu não tivesse mostrado o MARCO NA ILHA DOS QUIRICÓS teriam dificuldades de resolver a situação na epoca, já tinham colocado outro marco em lugar errado.
    Meu amigo Nasal não tem culpa do prefeito e seu sec de finanças serem mal pagadores.
    Emanoel dos Santos Alves

  2. E assim segue o estado todo mal dividido por conta da inoperância do do governo de definir o padrão territorial da Bahia como pode municípios com mais de 100 km pertencer ao limite territorial de Ilhéus falta de uma pesquisa mais detalhada por parte do governo o atacadão e o macro fica a 24 km de Ilhéus muito próximo de Itabuna, isto é um absurdo.

  3. Os senhores Deputados, principalmente os de Ilhéus, mostraram o quanto eles são burros, …!!!

    Seria muito melhor para eles cederem um pouco do território e, em contrapartida, ganhar mais coisas para eles, pois com um território um pouco menor (não iriam perder tanta coisa assim), eles teriam menos problemas e, também, poderiam desenvolver melhor o restante, …!!!

    Mas tem gente que só sabe das coisas depois que elas acontecem, …!!!

    O tempo nos dirá, …, mostrará aos estúpios o quanto eles estão errados, …!!!

    Podem estar considerando uma vitória hoje, mas amanhã poderão se arrepender, …!!!

    Quem viver, verá, …!!!

    É o tipo de gente que só enxerga a direção para onde o nariz aponta, …!!!

  4. Por questão de reconhecimento, parabéns José Nazal pela sua incansável luta em beneficio de nossa querida Ilhéus, apesar de maltratada, ainda bela e charmosa, essa vai para historia e você sempre será lembrado.

  5. No papel fica ilheus,na prática pertence a Itabuna.Aja visto que os empresários só se instalaram ali com visão no mercadoe pontencial unicamente de Itabuna.Fato

  6. Zelão, diz: – Vitória da coerência sobre a politicagem!

    “O que o quase ex-prefeito Azevedo e o seu comandante (chefe)Coronel Santana, queriam na realidade era “oficilizar” os mais de 3 mil votos da área do Salobrinho e Serrado que votam em Itabuna – e segundo especulam, votam também em Ilhéus.

    Itabuna teve a oportunidade de ter, em seu território, os empreendimentos”usurpação” pretendida.

  7. Acorda Itabuna…para ti só sobra migalhas!!!Sempre assim:Ilhéus sempre se fazendo as custas de Itabuna!Quero só ver a nossa universidade!!!!!!!!!!!

  8. Zelão, diz: – Vitória…

    (complemento)

    Itabuna teve a oportunidade de ter em seu território os dois empreendimentos comerciais, o que só não aconteceu, graças a “ganância” do governo Azevedo ao negociar a área que fica na BR 415 (no sentido de Ferradas.)

    Venceu a coerência e a unidade política de Ilhéus, em defesa da integridade política e física do seu território.

  9. Esses políticos de Ilhéus são uma piada pronta: as lojas no município de Ilhéus e empregam munícipes de Itabuna.Moral da história: só um município é beneficiado,no caso Itabuna.

  10. E tinha alguns Itabunenses achando que até a área da CEPLAC iria passar a ser de Itabuna.

    FALCONIERE: o que tem a má divisão do Estado com a tentativa de Itabuna em querer tomar o território legalmente pertencente a Ilhéus?
    ANONIMO: Claro que o povo de Itabuna é que irá usufruir, os ilheenses também irão usufruir, mas também ficar com a arrecadação.
    GRAPIUNA: Todos os grandes investimentos que estão sendo feitos , tanto em Ilhéus como em Itabuna, o foco é a instalação do Complexo Intermodal, Porto Sul, localizado em Ilhéus.

  11. Pensar? não é atividade exclusiva dos humanos! Os animais também
    pensam! Esta celeuma que foi criada da territorialidade entre Itabuna-Ilhéus,eu penso que fora assunto discutido por sujeito
    que não têm o que fazer! O bom seria que esta sociedade fosse composta de indivíduo que discutisse e valorizasse conteúdo que
    enriquecesse a melhoria de vida de cada um filho de Ilhéus e Itabuna! Será que custa muito pensar?

  12. Sergio Oliveira. Acorda “Mané”.
    Quem lhe disse que Ilheus tem deputados?
    A única deputada que Ilheus tem continua sendo vereadora.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  13. Os ilheense se preocupam com essas terras, mais que adianta não tem quem administrem, vivem tudo jogados as moscas e baratas.
    Eu quero ver quando contruirem o bairro Cidalalla, o lixo tem que ser recolhido por Ilheus.E com certeza os moradores vão usufruir do comercio de Itabuna. Porque em Ilheus só a praia.

  14. Por estes e outros motivos óbvios Itabuna precisa crescer sentido Oeste, Ferradas, tem área e viabilidade para isto. Como dissera Grapiúna em seu comentário os empreendimentos são instalados em território de Ilhéus, mas tem como público alvo em sua maioria os Itabunenses.

  15. Esses papa jaca são uma comédia mesmo.vcs querem tomar uma terra que é de Ilhéus por direito e ainda acha que estão certos. Grapiúna vc estar redondamente enganado ao falar que esses empreendimentos que estão sendo construídos são visando apenas o potencial Itabunense,vc estar muito equivocado companheiro,pois esses empresários estão de olho é no grande retorno financeiro que eles vão conseguir com a vinda do porto sul e do aeroporte internacional de ILHÉUS.o certo é acabar com esse bairrismo que rola principalmente da parte dos Itabunenses,pois a tendência é que daqui há alguns anos as duas cidades estejam cada vez mais unificadsa com a conurbação que vai existir.eu por exemplo me sinto em apenas uma cidade entre ios e itabuna.Itabuna uso para comercio e lazer e ilheus trabalho e lazer.to sempre trafegando nas duas cidades.

  16. Os munícipes itabunenses não precisam chorar, basta comprar exclusivamente no MAXX ATACADÃO na área de Itabuna, assim os outros dois atacadões fechariam as portas ou então se mudaria para cá de vez. Também se o WALMART desejasse vencer toda a concorrência reduziria os preços dos produtos e melhoraria os serviços, então todos saíriam ganhando. Simples assim.

  17. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Constrangedor!
    Falta de vergonha na Cara!
    Nós Itabunenses teríamos vergonha de fazer esse papel!Quase 500 anos e precisam ficar brigando com um bebê(Itabuna) por alguns metros de terra.Essas empresas estão aqui por nossa causa, itabunenses fiquem tranquilos vamos dar mais essa força pra ios…Afinal eles nos servem como um bom quintal!

  18. Como eu tenho falado sempre..a UFESBA tem que ser instalada na região de ferradas, so assim Itabuna vai ter um novo impulso de crescimento para o Oeste..

    deixando a fronteira com Ilheus apenas para os novos empreendimentos..

  19. De repente vão querer também o municipio de Itabuna pois é dona de um comercio empreendedor enquanto que Ilhéus, é apenas o retrato da decadencia. Quem sabe assim usurpando não melhora, não arranca, pois até agora serve apenas de banheiro dos grapiunas.

  20. Cetamente, os itabunenses farão boicote aos dois atcadões e o fim será a falência dos mesmos. Conclamo a todos a partir de aagora não comprar nada no makro e no Atacadão. Aí eu quero ver de que eles irão sobreviver.

  21. Mais uma vez, eu digo:

    Com tanto território (de serra grande a águas de Olivença, do limite até Buerarema), será que este pedaço de terra, reivindicado por Itabuna, faria tanta falta assim para eles, …?!?!?!

    O problema não é tanto por causa do Atacadão e do Makro, …, é usura mesmo, …!!!

    Do jeito que as coisas têm mudado, o comércio eletrônico tem avançado, as lojas atualmente não têm mais galpões que servem de depósito, daqui a uns 10 ou 20 anos possa ser que não seja mais interessante as empresas manterem atacadões, …!!!

    Basta ver o que já está ocorrendo com algumas fábricas, tais como a Kildare e a Azaléia, …!!!

    Aí, de Atacadão e Makro, só restarão os galpões abandonados, nada mais, …!!!

    É como eu sempre digo: A única coisa permanente no Universo é a mudança, …!!!

    Quem viver, verá, …!!!

    Só para fazer uma comparação: Eu tenho certeza de que – se a UESC fosse em Itabuna – o Salobrinho seria muito mais desenvolvido, …!!!

    Ilhéus não investe praticamente nada por lá. É um local onde não há pronto socorro, estrutura básica alguma. Tão próximo à UESC, mas não possue um restaurante de nível, …, basta observar quantos Professores e Funcionários da UESC se deslocam e almoçam no Shopping, aqui em Itabuna, diariamente, …!!!

    Basta conversar, se informar, com moradores e esdudantes que lá residem para constatar o que eu estou dizendo aqui, …!!!

  22. Concordo com sarrafo. O erro não tem nada a haver com o município de Ilhéus, mas com os empreendedores, que no fundo vieram explorar o comércio de Itabuna, sabendo que o beneficiado seria Ilhéus.

    Agora o povo de Itabuna pode dar a resposta!

  23. ATÁ ME PROVEM UM ESTUDE QUE INDIQUE QUE OS EMPRENDIMENTOS SOMENTE VISAM A ITABUNA! ISSO É QUE SE ACHAR O CENTRO DE TUDO. DEIXEM DE IMPOCRISIA SE FOSSE SOMENTE VISANDO A ITABUNA AS EMPRESAS TERIAM INTERRESSES EM PROCURAR OUTRO LOCAL ESPECIFICO DENTRO DA MESMA CIDADE !

  24. Os ilheenses estão certos defendendo o que é deles, por direito, se fosse o contrário duvido que Itabuna cederia, haja vista o teor dos comentários de alguns na postagem da notícia. Discordo de alguns que declaram que a cidade de Ilhéus como decadente, e somente Itabuna como único polo, Itabuna apresenta a vantagem de comprar, já Ilhéus a vantagem de morar e viver bem, haja vista a infraestrutura em aeroporto, porto, faculdades, grandes empresas etc, espaços de cultura e lazer, apesar do descaso administrativo. Além de que na mesma você pode optar por zonas urbanas próximas ao mar ou não. Enfim a cidade apresenta urbanisticamente mais organizada.

    Estou pensando em viver na região e penso em Ilhéus como local, pois este município nos próximos anos promete economicamente. A única coisa que me deixa triste com a região é esta briga dos municípios de se acharem superior ao outro.

  25. EM REPOSTA AO PONTO DE VISTA: O que quero lhe dizer é os empreendimentos são para atender ambas as cidades e não somente visando a Itabun, como alguns pessam.

  26. Essa briguinha provinciana não serve para nada. Território é território e essa divisão existe há séculos. Portanto, ninguém muda isso.
    O problema de Itabuna é a falta de projetos que criem novos vetores de crescimento e de desenvolvimento. Estou sempre viajando para Vitória da Conquista e é visível como a cidade cresce para todos os lados: na zona sul: além do shopping conquista sul, já existe projetos de vários condomínios; loteamentos urbanizados (dentre eles o da Cipasa empreendimentos); agências bancárias; na zona oeste novos loteamentos; já existe placa anunciando as futuras instalações de um Shopping o “Mon Soleil”; na zona leste: novos loteamentos,dentre eles o terras Aphaville (mais de 517 lotes vendidos em apenas 2 horas e meia); terreno do futuro shopping do grupo Iguatemi próximo da UFBA; agências bancárias; novo Fórum de Justiça; há projeto de uma grande avenida, sendo que esta começará nas imediações do Campus da Ufba, atravessará o Alto da Boa Vista, passará pela lateral do Shopping Conquista Sul , atravessará o loteamento Morada dos Pássaros 3 e Conveima 1, encerrando no Vila da Conquista proximidades do Motel Del Rey, ou seja, fará a ligação Leste/ Sul/ Oeste até a alça do Anel Viário sentido Brumado.
    Na zona central será construído um shopping popular com 3,4 mil metros quadrados e 312 boxes. Serão investidos R$ 4,5 milhões; reforma do terminal de ônibus coletivo.
    Infelizmente, faltou ao longo da história de nossa querida Itabuna honestidade do nossos políticos e planejamento para a urbanização. Quem conhece e vai a Vitória da Conquista ver como cidade se expandem e fica cada vez mais bonita. O negócio é mudar a nossa mentalidade e buscar novos vetores de crescimento para Itabuna.

  27. Concordo quando um dos comentaristas relatou sobre os empreendimentos foram visados para Ilhéus e itabuna, assim como, as cidades circunvizinhas.
    Acredito que não importa se o centro urbano de Ilhéus fica distante das Lojas Atacadistas, talvez as pessoas que comentaram sobre a distancia não teve aulas de geografia sobre limites e fronteiras e por isso não consegue discernir sobre territorialidade.
    Quanto aos comentários sobre querer colocar em pauta as características físicas e sociais de ambos os municípios, é uma pena pois a renda do município de Ilhéus com certeza é maior do que as de itabuna, e em questão de favoritismo em aspectos humanos e culturais é inquestionável de que Ilhéus é muito superior.
    Quanto ao comércio de itabuna, possa ser maior, mas que é dificil encontrar em Ilhéus tantas lojas de confecções baratas vindas de Sergipe e Aracaju como itabuna apresenta. Digo mais, eu nunca vi uma cidade tão violenta, suja e com odor tão forte como a de itabuna.
    Quanto ao Salobrinho, se todos os municipios trabalhassem bem em todos os bairros, com certeza o Brasil seria um país de 1° mundo, O Salobrinho ganha para muitos bairros de itabuna em educação e qualidade de vida. Basta analisarem a maioria dos bairros de itabuna. Lembrando a vocês que é do banheiro ou quintal como vocês falam, que vem a água encanada para vocês, e lembrando ainda que vocês são filhos de Ilhéus, ou esqueceram que Ilhéus era Capitania Hereditária? a famosa PRINCESINHA DO SUL.

  28. Tenho 71 anos de idade e posso afirmar que conheço a divisa entre os dois municípios. Ele se dá exatamente naquela ponte do ribeirão, do outro lado está uma fazenda que foi do Importante chefe político Gileno Amado, lembro-me quando a rodovia de Itabuna-Ilhéus refeita e asfaltada, antes era mantida por garimpeiros. As viagens para Ilhéus eram feitas de locomotivas (marias fumaças)existia apenas uma que era movida a óleo diesel, lembro-me até que era a de nº 06, as demais não aguentavam subir a ladeira que existia antes de Rio do Braço. Itabuna perdeu porque lhe faltou liderança autêntica para brigar pelo que é certo. Agora o povo de Itabuna deve se afastar e deixar que Ilhéus cuide daquele complexo, realizando os serviços urbanos necessários, inclusive, que venha fazer suas compras e morar aqui ao nosso lado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *