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Da Agência Brasil
A empresa de telefonia Oi terá que pagar uma multa de R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de qualidade impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às operadoras de telefonia móvel. A pena foi publicada hoje (15) no Diário Oficial da União, e a empresa não tem mais como recorrer da decisão dentro da Anatel, mas pode buscar a Justiça.
O superintendente de Serviços Privados da agência, Bruno Ramos, explicou à Agência Brasil que a multa é referente ao descumprimento de todos os 12 indicadores de qualidade previstos no antigo Plano Geral de Metas de Qualidade. Entre os itens estão taxas de reclamação, chamadas completadas, queda de ligação, pedidos de informação, atendimento ao usuário e de recuperação de falhas. Também foi descumprido o índice que trata da taxa de reclamação de cobertura e de congestionamento de canal de voz.
Segundo Ramos, a Anatel verificou o descumprimento dos indicadores durante todo o ano de 2009, e a multa foi aplicada em 2010. A Oi recorreu em 2011, mas o Conselho Diretor da agência negou o recurso, e a empresa entrou com pedido de reconsideração, que já foi julgado pela agência. “Essa multa já é transitada em todas as áreas administrativas, e não tem mais revisão na Anatel, por isso foi publicada hoje”, disse o superintendente.
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0 resposta

  1. O Brasil está a vésperas de sediar grandes eventos internacionais, copa das confedarações, copa do mundo e Olimpíadas, e é notável que as operadoras de telefonia não estam com suas redes preparadas para atender a demanda. A Anatel tenta adequar as operadoras aplicando multas e sanções, porém sem resultado. Para um bom atendimento a seus clientes as quatros grandes operadoras de rede móvel do país teriam que fazer investimentos gigantecos, o que exígiria mais contratações para corpo técnico e grandes investimentos em infra estrutura e equipamentos, o que comprometeria inicialmente os lucros estipulados pelos seus respectivos acionistas, enfim, as operadoras fingem atender as nessecidades de seus clientes que por sua aceita o que lhe é oferecido por não ter melhores opções e assim segue um dos setores campeão em insastifação. Sendo que das quatros grandes, a OI consegue se superar em insatisfação do cliente e falta de investimento no setor de telefonia móvel, tendo a Vivo uma leve vantagem em relação as demais, por ter melhor rede em cobertura e em serviços, o que garante a liderança na região sudeste do país, que é a fatia cobiçada do bolo.
    Ricardo Oliveira Santoa
    Técnico Sênior em telecomunicações

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