Tempo de leitura: < 1 minuto

Determinação da Settran proíbe o estacionamento de motos na Cinquentenário a partir de amanhã (Foto Gabriel Oliveira).
Foto Gabriel Oliveira

Diante da polêmica instalada a partir da proibição de estacionamento de motos na Avenida do Cinquentenário, vai aqui uma observação:
Parece claro que a solução não é criar áreas isoladas para os motociclistas deixarem seus veículos, como se fossem guetos. O mais razoável é ter vários pontos determinados ao longo da avenida, bem sinalizados, onde as motos possam ser estacionadas.
O fato é que hoje, com a cidade mal sinalizada, o condutor muita vezes deixa sua moto em qualquer lugar, até mesmo ocupando vaga onde seria possível estacionar um carro. Culpa do motociclista ou da falta de ordenamento do trânsito?
A Settran busca resolver, mas não encontrou o melhor caminho. A intenção é boa, porém a execução pode ser aperfeiçoada.

0 resposta

  1. Concordo do Seu Pimenta, quando afirma que tem que havre pontos determinados ao longo da avenida.
    Sou amigo pessoal do secretário de transporte e junto a determinação do SETRAN ABSURDA e beira o RIDICULO…. Uma atitude como essa, Não melhora o transito, só piora…O que tem que haver no minimo são PLACAS de sinalização e Locais adequados, Se tira um veiculo que “desafoga” o transito dizendo que vai melhorar o transito… essa decisão é descabida… E espero que em breve revejam… OBS.: Sou usuário de Automóvel… Nem por isso, vou “comemorar” uma posição dessas como muitos motoristas teem feito.
    Fica o protesto…

  2. Esse governo Vane não vai a lugar nenhum, proibir o estacionamento de motos na Cinquentenário é simplesmente um absurdo, com tanta coisa para se fazer como faixas de pedestres, sinalizações de ruas e avenidas, asfalto de péssima qualidade, praças abandonadas,os matos tomando conta das ruas é avenidas e canteiros cadê a mudança?

  3. se realmente, botar a setran pra trabalhar, fica bom pra todos
    veja se os agentes desse orgão trabalham?
    só fica na praça adame batendo papo e paquereando todas as mulheres que passam
    nem o apito, eles são treinados pra usar.
    por isso, essa bagunça toda
    é a minha opinião

  4. CONCORDO COM AREAS ESPECIFICAS PARA MOTOS NA AVENIDA CINQUENTENARIO, ATE PQ ELES TB PAGAM IMPOSTOS! O PRINCIPAL PROBLEMA NO TRANSITO DE ITABUNA É A FALTA DE CANETA, MULTAS PARA OS IRRESPONSÁVEIS NO TRANSITO: MOTOQUEIROS QUE SO ULTRAPASSAM PELA DIREITA, OS FOLGADOS QUE ESTACIONAM EM FILA DUPLA; E AINDA, CADÊ AS PASSAGENS ELEVADAS PARA PEDESTRE, OU A FAIXA DE PEDESTRE, APESAR DE NINGUEM RESPEITAR O PEDESTRE AQUI; CADÊ OS SEMAFOROS COM CONTAGEM REGRESSIVA.

  5. OPS… desafio o tal Engenheiros de transito ou especialista de transito em Itabuna a nos mostrar APENAS UMA faixa de pedestre visivel aqui em Itabuna; estao todas apagas. Proeza do ex prefeito azevedo e sua equipe, diga se de passagem, ex coordenador do transito da regiao.

  6. UMA VERGONHA O QUE ACONTECE NO TRANSITO DE ITABUNA, TODOS TEM CERTEZA DA IMPUNIDADE E ACABAM SAINDO POR AI, SEM CNH, BARBARIZANDO NO TRANSITO, NAO RESPEITAM NADA E NINGUEM.

  7. A responsabilidade está na ausência de agentes de trânsitos pelo menos na a´rea central da Cidade para não permitir que os motoqueiros façam aquilo que lhe dão na cabeça. Aberrações encontramos diariamente, como uma moto estacionada em uma vaga para um veículo. Conturbam a Cidade. FISCALIZAÇÃO é a palavra de ordem.

  8. Achei uma ótima sugestão, mesmo pq tb pagamos quase que de igual pra igual o imposto, sua observação tb foi bem feita em relação a palavra GUETO, como se nós fossemos a escória do transito de Itabuna, não somos, queremos igualdade nos estacionamentos, e tenha certeza de uma coisa, haverá muito mais roubos ou talvez assaltos nos bolsões, fica aqui a minha indignação por esse governo que começou mal e tá ficando a cada dia pior…deveria era ao menos tapar os buracos da cidade, isso sim tá um tormento, causando até acidentes, que poderiam ser fatais.

  9. A melhor solução é o rodízios para todos , final das placas dos carros e motos, no trecho mais concorrido da cinquentenário estacionar só 30 minutos , Cadeirantes idoso etc, 60 minutos.

  10. Estou completamente de acôrdo, pois a cinquentenario virou ponto de mototaxi, e por mais que a cidade não esteja totalmente sinalizada eles não respeitam nada, basta voçê tentar atravessar uma faixa de pedestre ainda visivel para ver o que lhe acontece quando vem um motoqueiro, eles fazem manobras arriscadas danificando os veiculos e fugindo por causa da facilidade, e outra coisa com relação a distancia de estacionar, conheço mulheres que moram na zona norte e estacionam na zona sul por falta de vagas com o mesmo perigo dos usuarios de motos. ate que enfim apareceu alguem para tomar uma providencia, so falta tirar os camelôs que ocupam os lugares dos carros estacionarem, alem de desocuparem a praça adami.

  11. Essa arbritariedade não tem cabimento, mas não tem problema não, nós motoqueiros, que não são poucos, iremos nos lembrar disso na reeleição de Vane, se ele pensa que vai ficar impune, está muito enganado, eu bem que disse que o governo Vane era de faixada, mas ele vai ter o doce que merece, vai colher o que plantou.

  12. Poxa a solução é tão simples q acho q a prefeitura deveria m contratar… Bem!! a ideia é simples, ao longo da cinquentenário a cada 5 estacionamento de carro o sexto seria p motos(a vaga de um carro cabe em média 6 motos), poderia pintar esse sexta vaga de outro cor ou fazer faixa p diferenciar e assim nem os motorista e nem o motoqueiros teria desculpa se estacionar no local errado.

  13. ZONA AZUL é a solução. Estacionar em Itabuna, nas principais avenidas e ruas comerciais é um sacrilégio, vagas apertadas que fazem os carros se arranharem pra sair, comerciante que inteliJentemente estaciona o próprio carro na frente da sua loja… Enfim, um descabimento at´ras do outro até chegar no ápice da Nova e doentil Amélia Amado onde os semáforos estão obsoletos e atrapalham todo o fluxo.

  14. Realmente Lurdinha, pode desafiar, quero saber onde tem FAIXA DE PEDESTRE aqui, pelo menos uma. Ali perto da rodoviaria mesmo, atravessar a rua é igual fazer roleta russa. E pior fico imaginando os cadeirantes e portadores de deficiencias fisica e visual nessa cidade. Onde ate os supermercados (ITAO CENTRO COMERCIAL é um deles)fizeram as calçadas de estacionamentos e ainda encheu de barra de ferro (pra cadeirantes nao poder passar).

  15. A cidade além de mal sinalizada, não dispõe de vagas suficientes nem para motos, muito menos para carro. No entanto,vê-se as já escassas vagas sendo ocupadas por camelores e o que configura um absurdo maior, uma praça cujas vagas são todas ocupadas por uma associação. Sendo a praça um patrimônio público, e estando a cidade com um trânsito caótico,apresentando problemas de estacionamento, não entendo como a prefeitura e o Ministério Público permite a apropriação de uma praça por uma associação de corretores.

  16. Tais pensamentos só comprova que o secretário deveria ouvir a população e repençar sua atitude diente de tanta polêmica e insatisfação popular.Os pedestres deveriam ser priorizados nos inicios de trabalho da secretária,pois hoje em Itabuna não exite uma faixa se quer de pedestre e a única um pouco respeitada é a que fica em frente ao modúlo policial do conceíção,e isto porque o posto policial imtimida os motoristas.A primeira atitude seria sinalizar toda a cidade e depois mais fiscais de trânsito no sentido de organizar e educar os motoristas.
    Se liga secretário trânsito não delegacia.

  17. è polêmico o assunto, porem estou de acordo com aqueles que acham que motoqueiro tambem paga imposto e tem os mesmos direitos que eu e outros motoristas, mas, vejam só a opinião de Jonas, que coisa boa: (A melhor solução é o rodízios para todos , final das placas dos carros e motos, no trecho mais concorrido da cinquentenário estacionar só 30 minutos , Cadeirantes idoso etc, 60 minutos.)esta sugestão com um pouco de rigor dos agentes com muita canetada para os irresponsáveis, talvez melhore. Mas, é preciso seriedade porque transito em Itabuna é sinônimo de avacalhação.

  18. JOÃO PAULO: qual o imposto que um moto-taxista paga, além daqueles inerentes ao veículo e à compra de um capacete extra? Paga alvará, etc. como um taxista (carro)? Alguns talvez não sabem o que é CNH.
    TULIO: pessoas que pensam igual a você, Itabuna, a Bahia e o
    Brasil deletam. O prefeito é eleito para administrar um município, atender à coletividade e não a um grupelho.
    A culpa é do PT, de Lula, de prefeitos anteriores que não souberam “cortar o mal pela raiz”. Agora, fica difícil adminstrar
    o caos, quando os moto-taxistas se acham plenos de direitos e
    nenhum dever.
    Acredito que só haverá melhora – em tudo- quando o HOMEM nascer sem umbigo.

  19. Vamos acabar com o monopólio do espaço da praça adami pelos revendedores de carros (ilha do rato) e liberar a área para estacionamento de motos, ficarão dois espaços, um da praça camacan e outro na praça. Vamos acabar com a esculhambação e o privilégio dado a estes comerciantes.

  20. Em se tratando de motociclistas, nenhuma solução paliativa iria resolver o problema, pelo fato de eles serem extremamente mal educados e desrespeitosos no trânsito. Criar vagas específicas não adianta,pois certamente eles continuariam estacionando nas vagas dos veículos, como era antes, quando havia vagas específicas para motos. Os motociclistas não respeitam vagas, invadem o sinal vermelho, trafegam na contramão, ultrapassam pela direita… Emfim, vivem para colocar em risco as suas vidas e as alheias.
    Portanto, sou plenamente favoravel à posição da SETRAN.

  21. Todo mundo quebrou a cara, ontem os funcionários estavam pintando delimitando as áreas para as motos na própria Cinquentenário.
    Portanto tem meus parabéns!

  22. O problema é o cumprimento da LEI. Antes era só carros, gora tem motos. Itabuna tem um problema, alem da superpopulação de carros e motos, não tem LEI
    Gostei da solução do Rodrigo.

  23. Jorge….eu não sou moto-taxista, eu sou motoqueiro, e algumas motos pagam IPVA mais caro do que alguns carros que andam por ai…vc deveria se informar, no minimo vc deve ser um puxa-saco de Vane e tá defendendo seu emprego de cabide…

  24. PORQUE ESSES BABACAS FICAM FALANDO DE MOTOQURIROS QUANDO DEVEM FALAR DE QUEM ESTÁ NO VOLANTE OU PILOTANDO.A MODA AGORA É FALAR AO CELULAR DENTRO DE CARROS, VÇS JÁ VIRAM OU ESTÃO CEGOS?QUANTOS MOTOQUEIROS ESTÃO HOSPITALIZADOS POR IRRESPONSÁVEIS DENTRO DE UM CARRO, QUE DIRIGEM PRA ELES MESMOS, NÃO USAM O PISCA,

  25. Partilho da ideia de que primeiro devemos sinalizar bem a cidade, criando pontos de estacionamento apropriado para todos, até porque pela lei MOTOS e CARROS são VEÍCULOS MOTORES e ambos pagam IPVA e LICENCIAMENTO.
    A Cinquentenário é um absurdo de motoristas sem educação, falando no telefone, sem respeitar semáforos e passagens de pedestres. Devia ser pintada uma faixa divisória para as duas mãos na Avenida e fiscalização do Settran que não multa ninguém. Prova disto: cheguei a ver pessoas furando sinal vermelho na frente do guarda e eles simplesmente conversando no celular.
    Vai entender…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *