Tempo de leitura: < 1 minuto

Bruno Sensêve | Correio Braziliense
dengueInstituições de pesquisa no Brasil e nos Estados Unidos unem esforços na busca por uma vacina que combata ao mesmo tempo os quatro tipos de vírus da dengue. A parceria entre a Universidade de São Paulo, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e a Universidade de Miami inclui em seus trabalhos o novo sorotipo da doença, o Denv-4, que circula no país desde 2011 e é responsável por 52,6% dos casos registrados atualmente no Brasil.
O grupo aposta em um conceito pouco convencional de vacina desenvolvido pelo pesquisador David Watkins, do Departamento de Patologia da Universidade de Miami, contra o HIV.
Usualmente, uma vacina tem como base a produção de anticorpos por células do sistema imune do organismo. Esses anticorpos são moléculas que circulam no sangue e se ligam ao vírus quando ele invade o corpo, sendo capaz de impedir que ele infecte uma célula sadia. Watkins, no entanto, percebeu que é possível estimular uma outra célula do sistema imune, a célula T, cuja função não é inibir a entrada dos vírus nas células, mas matar as que foram infectadas pelo vírus.
Leia mais

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *