Tempo de leitura: 2 minutos

marcowenseMarco Wense
Já temos um bom número de pré-candidatos a deputado estadual. Todos querendo marcar posição e de olho na sucessão do prefeito Claudevane Leite (PRB).
Aposta bem quem diz que o pretenso candidato é um, digamos, aspirante de prefeiturável. Sonha diariamente com a cobiçada prefeitura de Itabuna.
É evidente que entre os “prefeituráveis” tem os que entram na disputa só para negociar a pré-candidatura. São conhecidos como prostitutas do processo eleitoral.
Não é o caso, por exemplo, citando apenas quatro nomes, da professora Acácia Pinho e dos médicos Renato Costa, Antonio Vieira e Edson Dantas, respectivamente pelo PDT, PMDB, DEM e PSB.
Cabe ao eleitor, além de votar em candidatos da região, principalmente com domicílio eleitoral em Itabuna, separar o joio do trigo, sob pena de enterrar de vez a tão lamentada falta de representatividade política.
A eleição de 2014 passa a ser uma espécie de teste para a sucessão municipal de 2016. Quem tiver uma votação bem abaixo do esperado fica automaticamente descartado.
O governo Vane será também um importante indicador. Um prefeito forte, disputando o segundo mandato, inibe os pretendentes. Os mais vistosos são os ex-alcaides Fernando Gomes e Geraldo Simões.
PS – Para alguns leitores, a discussão sobre a sucessão de Claudevane Leite é prematura e intempestiva. Para outros, não. O processo sucessório já começou.
VANE E O PODER

(Foto Pimenta)
(Foto Pimenta)

Confesso que torço – e muito – para que o prefeito Claudevane Leite faça um bom governo. E o motivo é um só: Itabuna não suporta mais uma administração desastrosa e irresponsável. Seria o caos.
O problema é que fica parecendo que o chefe do Executivo não está gostando do que faz. Fazer gostando, seja na vida pública ou privada, é imprescindível.
A prova maior da falta de apetite político do prefeito é a dúvida em relação a sua presença nos eventos. Se Vane vai comparecer ou vai mandar o vice Wenceslau representá-lo.
Força, Vane. Acreditamos em você. Que Deus te ilumine.

23 respostas

  1. Wense, Vane não precisa participar dos “tais eventos” que a maioria dos cidadãos insiste que ele tem que se fazer presente. Respeitem o credo dele! Ele é Evangélico e tem todo direito de estar ausente dessas festas seculares. Somos um país laico ou não somos? Ou ser laico é ter que estar onde vocês querem? Concordo com o prefeito quanto não querer participar de festas juninas e carnavais, todas, diga-se de passagem, criadas por culturas e interesses que objetivam, apenas o vil metal.

  2. Marcos mais uma vez parabéns por seu prazeroso trabalho. Só q desta vez vou descordar de vc qdo afirma q a maioria dos cand. a Dep. Estadual pleiteiam em 2016 ser Cand. a Prefeito. Muitos querem mesmos está lá na Assemb. em SSA. Vale ressaltar tb q o ex pref. Geraldo Simões e futuro Cand. a Pref. em 2016 tb é cand. a Dep. Federal.
    Quanto a acreditar no atual governo, eu confesso-lhe q eu tb acreditei, ao ponto de votar no msm. Porém, em minha concepção todos os pref., em seus 100 primeiros dias de governo ele não disse p/ q veio aos cidadãos da cidade, ainda q errando, ou seja; começar trabalhando por digamos, uma obra indevida, o diagnóstico é claro; DEMOS O EMPREGO DE PREFEITO AO CIDADÃO ERRADO. Foi o nosso mal. O q eu aconselharia a Vane é RENUNCIAR. Todavia de forma q seu vice não tivesse o direito de assumir o Gov. mas sim, por lei teríamos uma outra eleição. Mas como não passa de um sonho. O q nos resta é ou colocarmos a boia p/ afundarmos juntos c/ ITABUNA ou pintarmos nossas caras e partirmos p/ um impitchiman.

  3. Torço também para que Vane desvende os problemas da cidade, mais o que ele vem mostrando é que assim como 8 anos como vereador, será os 4 anos como prefeito… sem aparecer!

  4. Zelão, diz: – Reeleição de prefeito não se dá automaticamente!
    Concordo com os que afirmam ser prematura a discussão em torno de nomes ou de candidaturas, para as eleições de prefeito em 2016. Discordo, principalmente, em relação a “automacidade” da reeleição do prefeito Claudivane, em início de governo, sem demonstrar ainda a que veio e de uma “certa apatia” para exercer de fato o cargo, para o qual foi eleito, talvez por não acreditar ser capaz de fazê-lo ou de reconhecer que a vitória não lhe pertence; de fato, e sim ao PCdoB. Tem a seu favor, o tempo, que poderá ser marcado (embora não acreditemos), pelo período de; antes da eleição de 2014 – quando deverá apoiar os candidatos do PCdoB, pagando a dívida da sua eleição, e, o após eleição, quando poderá – paga a dívida – assumir de fato e de direito, o poder.
    Por outro lado os nomes que se apresentam para a disputa do legislativo – estadual e federal – mesmo que recebam boa votação ou que sejam eleitos, não estarão assegurados, politicamente, para a disputa do executivo: – São duas eleições, completamente diferentes. Os dois nomes (retirados do baú), de Fernando Gomes e Geraldo Simões, são hoje destacados favoritos – única e exclusivamente, pela existência de um vácuo político em Itabuna, onde nada de novo acontece na política – mas dependem de uma série determinante de fatores negativos: – Fernando Gomes ainda precisa se livrar de uma série de “condenações,” que originaram vários processos judiciais, além do fato de estar afastado, diretamente, do processo político do município. Geraldo Simões luta com serias dificuldades para reverter, um quadro político que lhe é desfavorável, após perder três eleições consecutivas em Itabuna, cometer uma série de erros estratégicos, perder grande parte dos seus colaboradores e ter que lutar, dentro da própria máquina diretiva do PT na Bahia, que não lhe é muito simpática, sem contar, ainda, com a certeza da eleição em 2014, do sucessor de Wagner.
    Certo mesmo é que “muita água ainda passará sob as pontes que ligam as duas margens do Rio Cachoeira,” e nem mesmo aquela “luz tênue” que costuma aparecer ao final do túnel, ainda não pode ser vislumbrada.

  5. O X da questão é o seguinte,a sociedade de Itabuna,não suporta o vice prefeito,o ex-vereador Wenceslau,este cargo era da professora,Acácia por sinal foi minha professora no Gama,no início da década de 80. Se a mesma fosse a vice prefeita,a sociedade de Itabuna iria amá-la e sentira orgulhosa de ser representada pelo o Sr.Prefeito Vane. Entretanto,a sociedade de Itabuna,ama é Vane. Se o mesmo, deixar de comparecer estes eventos,a sociedade fica frustrada,é um amor não correspondido!
    Isto que é o X da questão!

  6. Concordo com o Marcos Wense, em tudo e mais. O seu comentário é consistente. Todos torcemos para Vane acertar, Itabuna merece, o povo merece e Vane também. Não concordamos com a política rasteira e de projeto pessoal. Temos que avançar, e já avançamos muito, todavia, o século XX, nos ensina a fugir de dogmas e criar saídas democráticas e sadias para toda humanidade, a começar pelos quintais de nossas casas.
    P.S.: O Prefeito, Vane sem querer tecer comentários desnecessários ou criar rusgas internas, tem que aparecer. O comandante e ele, por ordem do povo!

  7. “Força, Vane. Acreditamos em você. Que Deus te ilumine.”
    Acredito que esse deve ser o pensamento de todos….
    O problema é que torcemos sempre para o “contra” (quando o nosso candidato não ganha…”
    Notar que, em virtude da eleição ser por margem apertada, os opositores sempre postam no blog o contra…. não pensam na cidade e sim politicamente…..politicagemente…..
    A pesquisa ou as pesquisas, vão ser sempre dentro do que foi a eleição…só que os contras consideram regular dentro da margem de NÃO ACEITAÇÃO….
    Como Marcos falou, acredito, mesmo porque algumas pessoas que lá estão (azevedista, cumista, etc….) devem ser preservadas, se forem competentes…..Agora outras terao que ser excluídas para o bem da melhoria…..
    Já estar havendo um processo de recuperação da cidade…

  8. ele não esta acreditando que é o prefeito,será que estou sonhando a ficha dele ainda não caiu que ele é o prefeito de fato e de direito..Acoda Vane o tempo passa…..

  9. Boa noite, acho que devemos lutar e nos unirmos a favor do melhor para Itabuna, neste momento eu tenho certeza que Vane está trabalhando para o melhor de nossa cidade, temos que ajudar contribuindo com o sucesso deste governo e pararmos de criticar, vamos apoia-lo neste momento dificil,tenho certeza que todos vão sair ganhando principalmente o povo de ITABUNA, criticar e jogar pedras é facil, vamos fazer uma corrente positiva todos unidos para um melhor desenvolvimento em prol da comunidade vamos ter calma com o apaio de todos tudo vai da certo, vá enfrente VANE, DEUS ABENÇOE A TODOS!!

  10. Sr.Vane, pode esquecer de reeleição, sua gestão está de mal a pior. Quanto os eternos candidatos a qualquer coisa: Acácia Pinho, Antonio Vieira e Edson Dantas, continuem a desempenhar sua funções fora da política. Dr. Vieira, acha realmente que é político? E não sejam otários de querer comprar briga com o nosso candidato já eleito Fernando Gomes, e não achem que Itabuna irá apoiar vcs.

  11. Seria bom…
    Que os politicos representantes do “povo” dessa terra (os que se acham dono dessa região e já passaram pelo poder), ao invés de precipitar os seus interesses pessoais e já lançarem suas pré-candidaturas, reipeitasse a tão suada democracia que conquistamos e…(sem rancor, odio, usura, ganancia, esqueçerem momentaneamente suas pretenções) e apoiar o prefeito eleito, para que a nossa população tão sofrida,e enganada a decádas, seja beneficiada.
    Afinal de contas, 2016, está distante, e muitas aguas vão rolar por debaixo das pontes do Rio Cachoeira, portanto, essa imprensa “imparcial” tem que parar de criticar um mandato que além de pegar uma herança cheia de dividas, recentemente o começou( são apenas 3 meses, e não 8 anos de GS, FG, ou 4 anos de AZ)
    Pois, essa politicalha e perseguição que estão fazendo com Vane só atrapalha e prejudica o retorno de beneficios a todos.
    Quem conheçe Vane, sabe do seu caráter, personalidade e confia no seu governo.
    Deixem Vane trabalhar!

  12. A realidade é que a cidade está melhor. Já tem outra cara!
    O comentário de “Promotoria” é coerente. A eleição foi muito apertada e a “outra metade”, muitos por terem perdido as suas mamatas, sempre torcem contra o governo Vane. É ira mesmo, desespero!
    O que me chama àtençao mesmo, é a facilidade com que todos nós nos esquecemos, aceitamos e, como verdadeiros inertes, nada fazemos para que providências sejam tomadas em relação aos verdadeiros “assaltos aos cofres públicos”, realizados pela gestão passada. É muito fácio falar mal do Governo Vane, mas será que já nos esquecemos dos quase R$ 300.000.000,00(trezentos milhões de Reais) de rombo deixados? É fácil gerir isso? Na realidade o estado de letargia, inércia, desmemorização, é de alguns. O de conivência, é de muitos!
    Força, Vane. Acreditamos em você. Que Deus te abençoe e te guarde.

  13. Votei em Jussara, não estou negando isso, mas se ela não ganhou, problema….torço pra que Vane faça o melhor pois moro nessa cidade e quero o bem dela e de todos nós, mas é o seguinte, não podemos cobrar em 100 dias de governo o que não se fez em 4 anos, mas tb estou indignado com o tema da matéria, Wense tá certíssimo, quando foi pra pedir apoio da igreja católica Vane fez reunião e se fez presente , assim como todas as outras religiões, então não tem pq ele se ausentar de algum evento religiosos, seja ele qual for, copm isso ele tá demostran do o perfil do mal politico que quando precisa bate na porta, mas depois que consegue esquece que ela existiu, só espero que ele não caia no mesmo erro do Capitão Azevedo, que não fez nada durante 3 anos e deicou pra fazer no ultimo ano de mandato, Azevedo tá pagando por isso, perdeu a prefeitura de Itabuna, e será que com Vane será diferente???

  14. Paciência? Diz a história que, o povo temo governo que merece, e sobre ele recai o seu julgo. Assim, tem acontecido com o povo de Itabuna que vota sem pensar, sem dar o devido valor a esse dura conquista, povo que ignora que 04 anos é muito tempo, são muitas vidas nesse jogo de interesses mesquinhos. Até quando teremos que suportar estes pensamentos tacanhos e aceitar que o cara “rouba, mas faz” ou ” ela ainda não tem experiência”? O povo de Itabuna não suporta o vice é fato, pedante, oportunista… Mas também não ama o prefeito, o povo de Itabuna foi no oba-oba e se deixo levar pela onda mais uma vez. Temo que essas esperanças sejam vãs, pois ainda teremos notícia da renuncia de Vane e do triunfo do vice, coisa que já se ensaiada na falta de habilidade do Vane. Quem precisa despertar é o povo de Itabuna!

  15. Êta prefeitinho desanimado que o povo elegeu sô. Acorda homem. Levanta a cabeça e vamos partir prá luta. Esse negócio de que só tem tres meses de governo, que só tem cem dias, tem que acabar, a cidade está precisando é de obras. Mostre prá que foi eleito. Honre seu cargo.

  16. QUE REPORTAGEM RIDÍCULA ENCOMENDADA PELA OPOSIÇÃO. QUE TAL EXIGIR QUE O PREFEITO CONTINUE TRABALHANDO? FERNANDISTA A MAMATA ACABOU, SERÁ QUE A FICHA NÃO CAIU AINDA?

  17. Concordo com promotoria e lincoln cunha. Criticar é muito fácil eu quero e ver ter coragem e colocar a mão no arado e não olhar pra trás. Força Vane o senhor é contigo.

  18. Houve uma enchente numa certa cidade, teve um cara muito religioso que pediu ajuda ao nosso bom Deus, dai veio um bote querendo resgata-lo e ele disse, não estou esperando a ajuda de Deus, veio um barco a motor e disse suba que queremos te salvar, ai ele disse, não estou esperando a ajuda de deus, logo depois veio um helicóptero para resgata-lo e ele disse: não estou esperfando a ajuda de Deus, o cara acabou se afogando, no ceu ele se encontrou com deus e o perguntou, Deus pq me deixaste morrer, pois pedi a sua ajuda, dai Deus respondeu, mandei três tipos de ajuda deiferentes e vc não aceitou, a mesma coisa está acontecendo com Vane, Deus atendeu o pedido dele de ser prefeito desta cidade, mas ele não está fazendo por merecer. Faça a tua parte que te ajudarei.

  19. vane está colhendo o que ele plantou.assim dizia ele na campanha politica batia no azevedo por demais.iria fazer tudo porque o dinheiro dava para fazer, e que iria honrar cada real que entrse nos cofres da prefeitura. vejam bem a historia agora é outra não tem dinheiro, o dinheiro não dar, o rombo é muito grande.
    sabe vane o seu governo esta igual ou npior que o seu antessesor,voçe colocou so jente pos graduado no primeiro escalão com altos salarios. dizedo ele que esse pessoal iria resolver os problemas de itabuna…. deste jeito vane o dinheiro nunca vai dar pra fazer nada.nós não temos memoria curta ok.

  20. Wence me desculpa mas esta colocação sua q segue é completamente SEM NOÇÃO:
    “”O governo Vane será também um importante indicador. Um prefeito forte, disputando o segundo mandato, inibe os pretendentes.””
    Vane importante indicador? Se é pelo fato de ser ele hj o Pref., aí é q está o “IMPORTANTE ou o PÉSSIMO INDICADOR”. Pelo q ele já declarou ele é PÉSSIMO indicador.
    Vane disputar o 2º Mandato, jamais. Só se ele mandar quem se submeter a ser seu candidato a vice p/ mostrar a cara na campanha, por q do jeito q ele vem até aqui, o governo dele entrará p/ a história do “Mar Morto” e ser candidato a reeleição fazendo corpo a corpo é msm q ele DÁ A CARA A TAPA. Ele tá tirando onda c/ nossas caras, só pegando o vôos (dizendo ele q é p/ encontro evangélico c/ toda à família), esquecendo de mostrar p/ q desgrama nós o elegemos. P/ mim este governo já está DESACREDITADO.
    Quanto a “INIBIR”, Vane não inibe nem o grande Garí cantor se viesse candidato à Pref., muito menos aos demais.
    Prefeito bosta n’água, pau mandado de Wenceslau, Davidson, Igreja Universal, Gílson DETRAN, até msm de pedinha (GS) q tem indicação aqui na Pref., aliás no governo.
    Duvidar mas de q? Esperar mais o q? Acreditar mais em quem?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *