Tempo de leitura: 3 minutos

Policiais observam movimento na principal agência da Caixa em Itabuna (Foto Pimenta).
Policiais observam movimento na principal agência da Caixa em Itabuna (Foto Pimenta).

A corrida dos beneficiários para sacar o benefício de junho do Bolsa Família em Itabuna lotou agências da Caixa Econômica e uma lotérica do Shopping Jequitibá. Na lotérica, cerca de 300 pessoas ainda aguardavam na fila por volta das 17 horas. Para evitar tumulto, a direção do estabelecimento usou seguranças para controlar o acesso ao interior do lotérica.
As duas agências do banco (Avenida do Cinquentenário e Praça Camacã) e o posto de autoatendimento próximo ao Santuário Santo Antônio também registraram longas filas. A espera média era de quatro horas para efetuar o saque. Muitos admitiam que estavam ali não temendo o fim do programa, mas porque o dinheiro já estava disponível para saque.
Inscritos no programa sacam benefício em agência na Cinquentenário (Foto Pimenta).
Inscritos no programa sacam benefício em agência na Cinquentenário (Foto Pimenta).

Beneficiários ouvidos pelo PIMENTA afirmavam saber que o fim do Bolsa Família era boato, mas estavam ali para sacar o benefício de junho já disponível em conta. Quem procurou atendimento na lotérica do shopping enfrentou filas mais longas, apesar do centro de compras ter uma agência da Caixa. Muitos recorreram à lotérica por não saber usar o autoatendimento.
José Carlos Barbosa chegou à agência central da Caixa, na praça Camacã, por volta das 11 horas deste domingo e ainda aguardava na fila, às 16h30min. “Vim por causa do boato mesmo”, disse ele, que tem uma filha na escola e deveria sacar o benefício no início de junho.
Apesar da grande quantidade de pessoas nas agências, caixas eletrônicos e na lotérica, a polícia não havia registrado tumulto até o final da tarde. Uma guarnição da Polícia Militar acompanhava a movimentação de clientes em frente à Caixa, na Praça Camacã.
 
Fila na agência central da Caixa dobrava quarteirão (Foto Pimenta).
Fila na agência central da Caixa dobrava quarteirão (Foto Pimenta).

CONFUSÃO E TUMULTO
Levantamento preliminar da Caixa aponta que houve tumulto em, pelo menos, 117 agências localizadas no Nordeste do País. Ceará foi onde houve maior registro de tumultos: 34 ao todo. Na Bahia, foram 15.
No início da noite deste domingo, o secretário da Assistência Social em Itabuna, José Trindade, emitiu nota em que alertava que nada mudou no Bolsa Família e que “tudo que cabe ao município em relação ao programa segue sem anormalidades”.
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, pediu aos beneficiários para seguir o calendário de saques e reafirmou a continuidade do programa. Para ela, o fato de algumas pessoas conseguirem sacar o benefício antes da data “é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. A Polícia Federal investiga a origem do boato que provocou a corrida aos caixas. Confira vídeo com a movimentação em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

(Mosaico Ibahia.com)
(Mosaico Ibahia.com)

Após golear o Bahia por 7 a 3 no jogo de ida, o Vitória empatou em 1 a 1 com o Tricolor, no Barradão, há pouco, confirmando o título do Baianão 2013. O rubro-negro abriu o placar com Dinei, no primeiro tempo. Fernandão empatou, na etapa final.
Marquinhos teve chance, ao final do jogo, de novamente desempatar, garantindo o trunfo. Deu toque por cima, mas não o suficiente para vencer o goleiro Omar. O Leão da Barra levanta a taça de campeão após bater o Bahia três vezes no campeonato e empatar neste domingo.

Tempo de leitura: 2 minutos

EM ITABUNA, fila dobra quarteirão na agência principal da Caixa (Foto Luiz Viana/Pimenta).
Fila dobra quarteirão na agência principal da Caixa. Polícia foi acionada e tenta conter tumultos (Foto Luiz Viana/Pimenta).

A agência central da Caixa Econômica em Itabuna teve que reforçar o sistema de segurança neste final de semana com a corrida de beneficiários do Bolsa Família às agências após o boato de fim do programa social. Mães com bebês no colo, idosos e até crianças formam longa fila na tentativa de sacar o benefício.
Neste mês, Itabuna alcançou a marca de 18.310 famílias inscritas no programa federal, segundo dados disponíveis para consulta pública na Caixa. Os beneficiários não deixaram as longas filas nem mesmo com a polícia utilizando megafone para negar o fim do programa (confira mais aqui).
Hoje pela manhã, a Polícia Federal foi acionada para investigar a origem do boato sobre o falso fim do Bolsa Família, que atende quase 14 milhões de beneficiários. A Bahia é o estado que possui o maior número de beneficiários do programa, com 1.741.508 famílias inscritas.
Ontem à noite, a Caixa Econômica emitiu nota de esclarecimento negando que o governo tivesse acabado com o programa social. “Os benefícios cotinuam sendo pagos normalmente em toda a rede de atendimento Caixa”, informava a nota.  Abaixo, a nota da instituição.
Nota da Caixa
A Caixa esclarece que a Presidenta Dilma não suspendeu o Benefício Bolsa Família. Os benefícios continuam sendo pagos normalmente em toda a rede de atendimento Caixa. A Caixa pede que as famílias ajudem a desmentir o boato para evitar transtornos para mais beneficiários do programa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner entrega premiação a Ricardo Maurício (Foto Carol Garcia/GovBA).
Wagner entrega premiação a Ricardo Maurício (Foto Carol Garcia/GovBA).

O piloto Ricardo Maurício, da RC Competições, venceu a prova da Stock Car disputada neste domingo, 19, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O piloto chegou quase um segundo à frente de Rubinho Barrichelo, da Full Time. O terceiro lugar ficou com Thiago Camilo, da RCM.
Ao final da prova, o governador Jaques Wagner anunciou protocolo de intenções para assegurar a competição automobilística por mais cinco anos na capital baiana. “O sucesso dessa prova é o que motiva a prorrogação do contrato”, disse Wagner em clima de festa.
A etapa em Salvador, segundo a organização, é a que atrai o maior público. De acordo com os organizadores, a prova atrai cerca de cinco mil turistas à capital baiana, única disputada em circuito de rua.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Juventude Missionária adiou para 9 de junho o evento beneficente previsto para este domingo, 19, em Itabuna. A organização informa que o adiamento do II Chá de Tortas se deve à “concorrência com outros eventos marcados para a mesma data, inclusive por outros movimentos católicos”.
O chá é uma das iniciativas que visam angariar recursos para custear despesas do JM itabunense em sua participação na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho. Membro da organização do chá, Sérgio Neves diz que os ingressos adquiridos para hoje continuam valendo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A corrida de beneficiários do programa Bolsa Família à Caixa Econômica pode ter sido provocada não por um boato, mas por uma comunicação feita pelo próprio banco, na última quinta-feira, 16. A nota explica que quem enfrentou problemas ao tentar sacar o benefício em abril, poderá recorrer a “quaisquer terminais de autoatendimento da rede ou nas unidades lotéricas” neste mês. Não que o texto esteja errado, mas é absolutamente comum “ruídos de comunicação” quando se mexe em benefícios. E se for dinheiro, então…
Abaixo, com destaques feitos pelo blog, a íntegra da nota enviada pela Caixa aos veículos na última quinta, 16, que, ao nosso ver, pode ter gerado a confusão.
“A Caixa Econômica Federal informa que os beneficiados dos Programas Sociais, que verificaram algum impeditivo para utilizar o cartão social no mês de abril, poderão utilizar o mesmo cartão para saque a partir de maio, devido à regularização do cadastramento. O saque dos benefícios, como Bolsa-Família, Auxílio Emergencial Financeiro e Garantia Safra, poderá ser efetuado em quaisquer terminais de autoatendimento da rede ou nas unidades lotéricas“.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Yara Aquino | Agência Brasil
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até ontem (18) levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado.
A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS.
”A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal”, diz a nota da Caixa.
O calendário de pagamento está no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai dar uma coletiva sobre o assunto às 14h.

Tempo de leitura: 5 minutos

“SE A MONTANHA NÃO VAI A MAOMÉ…”

Ousarme Citoaian | ousarmecitoaian@yahoo.com.br
001BilacPor e-mail, questionam-me sobre a diferença entre plágio e citação, dúvida que para mim tem quase a idade do ovo e da galinha. Fazendo árbitro o dicionário, fica fácil: plágio é cópia ilegal, apropriação indébita da produção de outra pessoa, coisa sorrateira, sub-reptícia; já a citação exige remessa à fonte, creditando-se a autoria, tudo dito e feito às claras. Mas essa abordagem lexicográfica não satisfaz à consulente (ops!), e a mim muito menos: no escrever, é frequente a referência a outros autores, sem citação de fonte, e que não é plágio, mas homenagem. Certas expressões se tornam de domínio público, a exemplo de “ajuda luxuosa”, “se a montanha não vai a Maomé…”, “última flor do Lácio”…

________________

“Sou apenas um pobre homem de Itabuna”
No belo poema “Cacau, canto, clamor”, do livro Poesia reunida e inéditos, Florisvaldo Mattos escreve sobre a ascensão e queda da agricultura regional: “…livres de turbantes, burkas e sandálias,/ outros mais, mais outros, enfim dezenas,/ vieram, por desejo de erguer e construir/ o que a alma na carne gravara como dívida”.  É evidente a citação de “As pombas”, de Raimundo Correia (em itálico) – e eu, de propósito, citei Ascensão e queda do terceiro reich, de William Shirer. Hélio Pólvora, um dos poucos para quem vale o lugar-comum “dispensa apresentação”, costuma autointitular-se “apenas um pobre homem de Itabuna” – Eça de Queirós (1845-1900) se disse “apenas um pobre homem de Póvoa de Varzim”.
_______________
Voltaire é citado em diário de Itabuna
003CândidoEm artigo recente em importante jornal diário, o autor diz que o povo de Itabuna não vive “no melhor dos mundos” – empregando, bem, uma expressão tirada de Voltaire (1694-1778), em Cândido ou O otimismo. Machado de Assis, com sua vasta cultura, usou muito a citação, às vezes em língua estrangeira: Et nunc et semper (do latim, “nunca e sempre”), no conto O anel de Polícrates, é de São Mateus, 5:9; “… como a esposa que desce do Líbano”, no conto Último capítulo, vem do Cântico dos Cânticos. E é impossível não lembrar que Hemingway tirou do livro de Salomão um dos títulos mais importantes da literatura mundial: O sol também se levanta. A citação, sobre ser prova de conhecimento e bom gosto, é homenagem ao citado e ao leitor perspicaz.
COMENTE! » |

(ENTRE PARÊNTESES)

É impenetrável o raciocínio da chamada nova direita brasileira: enquanto cerca de 96% dos crimes são cometidos por bandidos adultos, ela se preocupa com o potencial de 3-4% representado pelos menores. Daí, prega que, ao reduzir a maioridade penal (e fechar os olhos aos criminosos engravatados, fardados, togados, nomeados ou concursados), reduz a criminalidade. Combater o crime tornando adultos os marginais infanto-juvenis me lembra a anedota sobre o cara que encontrou a mulher (lá dele!) no sofá, em intimidades com Ricardão. A gentil leitora e o atento leitor sabem como ele resolveu o problema: vendeu o sofá.

ALIENAÇÃO E CONCEITOS POR EMPRÉSTIMO

005VenezuelaNo ano passado, um deputado inglês, em palestra na Universidade de Oxford, chamou a atenção sobre “como ter pouco conhecimento é perigoso”. Isto não quer dizer que nos devemos transformar todos em sábios, como num passe de mágica, o que seria impossível; mas que precisamos aprofundar um pouco mais nossas informações, se queremos sair por aí dando opinião. Sobre Hugo Chávez, por exemplo (o tema da palestra do parlamentar), se um indivíduo disser  “não sei quem foi”, será um alienado; se disser “foi um ditador da Venezuela”, entrará para a lista dos que alardeiam conceitos tomados de empréstimo, talvez ouvidos em algum telejornal.
_______________
Como o “inocente útil” se faz perigoso

O alienado não influi nem contribui, é um inocente inútil; o outro, também inocente (mas útil), é perigoso, pois anda a espalhar “verdades” sob encomenda. É por esse caminho do “pouco conhecimento” que elegemos candidatos inadequados (para empregar um eufemismo) ou transformamos em herói qualquer pessoa que, a exemplo do jurista Joaquim Barbosa, desempenhe razoavelmente bem suas funções. Tentei evitar Brecht, mas não pude: “Triste do povo que precisa de heróis”. A ideia de fazer de JB presidente da República seria hilariante, se não fosse infeliz. Mas eu confesso que gostei quando ele disse que os três maiores jornais brasileiros são “mais ou menos” de direita. É óbvio, mas me fez bem ouvir.

COMENTE! » |

A MELHOR “CAIPIRA” DE TODOS OS TEMPOS

007Jeca TatuNenhuma lista (relação, antologia ou coisa que o valha) é inquestionável, pois sempre reflete a opinião de quem a fez. Mas isto nunca foi obstáculo para quem gosta de listar os “melhores” (ou “maiores”) de qualquer coisa. Veículos de imprensa do mundo inteiro andam, às vezes, por esse caminho, e eu, confesso, gosto de ler tais seleções – que me dão o pensamento médio dos outros. Em 2009, a Folha de S. Paulo reuniu dezesseis críticos, pesquisadores e compositores, para escolher as melhores músicas caipiras de todos os tempos. No topo da lista, como melhor de todas, ficou Tristeza do Jeca, de Angelino de Oliveira (1888-1964) – compositor paulista nascido em Itaporanga.
_______________
Com 95 anos, parece novinha em folha

Tristeza no Jeca nasceu a 24 de maio de 1918, cantada em público pela primeira vez, pelo autor. Conta, portanto, 95 anos, e parece novinha em folha. Teve gravações de diversos artistas, antigos e novos, caipiras e “caipiras”, mas o registro fundamental é da dupla Tonico e Tinoco. A canção se baseia no livro de Monteiro Lobato, Urupês, que deu vida longa a Jeca Tatu, o tipo rural infeliz e doente, típico brasileiro excluído, morador dos grotões da Pátria. Aqui, a interpretação de Paula Fernandes, ao lado de Sérgio Reis e Renato Teixeira. A gentil leitora, exigente, questionará se a bela Paula já cursou ao menos um semestre de violão; o leitor, de olho rútilo, não questionará nada.

(O.C.)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi preso após arrombar a loja da Ricardo Eletro na Avenida do Cinquentenário, em Itabuna, na madrugada deste domingo, 19. Mateus Silva Santos, de Ilhéus, e um comparsa conseguiram arrombar a loja utilizando uma barra de ferro.
Uma guarnição da Polícia Militar chegou ao local por volta das 2h30min, quando Mateus estava dentro do estabelecimento. O comparsa do ilheense conseguiu fugir pelo telhado.
A Ricardo Eletro já havia sido arrombada na madrugada da última terça, 14, quando foram furtados vários aparelhos eletrônicos (relembre aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

(Foto A Região).
(Foto A Região).

Qualquer anúncio de investimento ou chegada de novos empreendimentos no Shopping Jequitibá puxa uma pergunta do público sul-baiano: e o cinema, inaugura quando?
A direção do Jequitibá resiste a responder à pergunta, mas, internamente, trabalha-se com o prazo divulgado ainda em 2012: outubro deste ano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

futebolO Itabuna assumiu a liderança do Grupo 2 da Divisão de Acesso do Baiano 2013 ao vencer o Astro por 1 a 0, ontem, em Serrinha. O Azulino soma agora 9 pontos, dois a mais que o vice-líder Flamengo de Guanambi, derrotado pelo time sul-baiano, por 2 a 0, na quarta rodada.
O Itabuna volta a jogar no próximo domingo, 26, contra o Jequié, no Estádio Waldomiro Borges, às 16h. Ontem, o time do sudoeste baiano sofreu derrota em casa. O Colo-Colo, de Ilhéus, foi a Jequié e aplicou 2 a 1 no adversário, chegando à sua primeira vitória no campeonato.
O resultado deixou o time ilheense, novamente, com chances de classificação: tem os mesmos 4 pontos de Jequié e Astro. O próximo jogo do Colo-Colo será contra o Itabuna, no Clássico do Cacau, no dia 2 de junho, pela 7ª rodada.
PATROCÍNIO
Na próxima quarta, 22, às 9h30min, o Itabuna oficializa contrato de patrocínio com a construtora André Guimarães. Desde a primeira rodada do campeonato, o time joga estampando a marca do Cidadelle Empreendimentos. A solenidade de assinatura acontecerá no Espaço Cidadelle, no quilômetro 24 da Rodovia Ilhéus-Itabuna, em frente ao Atacadão.