Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores fazem manifestação no primeiro dia de greve (Foto Jeremias Barreto).
Professores fazem manifestação no primeiro dia de greve (Foto Jeremias Barreto).

A greve na rede municipal de ensino entrou nesta terça (28) no segundo dia em Itabuna. São mais de 20 mil alunos sem aula em 120 escolas da rede. Os mais de 1,45 mil professores de Itabuna reivindicam reajuste, com ganho real, de 15% parcelado em três vezes. Já o governo, alega dificuldades financeiras e oferece 7,97% em duas vezes.
Ontem à tarde, os professores fizeram caminhada pelas avenidas Princesa Isabel (São Caetano) e Avenida do Cinquentenário em protesto contra o prefeito Claudevane Leite. Durante a caminhada, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) distribuiu panfletos com severas críticas ao gestor. O título do panfleto era “As dez mentiras do Governo Vane – não que não existam mais”.

Respostas de 30

  1. Esse governo atual tá com as pernas tortas. Colocou um monte de incompetentes para assessorá-lo e o resultado: greve. Dá o aumento merecido dos professores, Vane. Naõp compre briga com essa classe, pois o desgaste político é grande e, às vezes, irreversível. Paga logo esses míseros 15% que tão pleiteando. Azevedo, ano passado pagou p/ vê e depois colheu o resultado nas eleições. Paga o povo Vane e larga de ficar chorando miséria, vcs sabiam a situação da prefeitura. Eu votei em vcs mas atpé agora só tive desgosto. Não sou professor, mas sou um cidadão atento e tenho visto a porcaria que está a vida dos professores em Itabuna. Vane, vane, abre os olhos!!

  2. Falta de responssabilidade dos professores, para com a sociedade com um todo! Já passou da hora , dos Pais fazerem tb uma passeata , junto com os seus filhos , amigos e parentes, solicitando providências dos poderes públicos, para acabar com essa imoralidade! Filhos sem aulas, só é bom para traficantes , pois só assim ,eles cooptam com mais facilidades, a indefesas crianças ´para o lado deles! Acredito que os professores ainda nao pararam para penssar nesa situaçao vexatória , irresponssavel de greve , çpincipaslmente exigir da prefeitura o que ela nao pode dar! Segundo informaçoes, ela ja chegou ao limite!

  3. A maioria dos Professores municipais votou com o atual governo, …!!!
    Menos de um ano depois já estão fazendo greve, …!!!
    Tem “casamento” que dura muito pouco, …!!!
    Este aí acabou em plena “lua de mel”, …!!!
    E no fundo, no fundo, quem sai perjudicado é quem não tem culpa, isto é, os estudantes, …!!!

  4. Sou professora e depois de tanta humilhação..finalmente estou termminando minha faculdade de direito. Obrigado Deus! Ja me sinto respeitada.

  5. Para ser qualquer coisa na vida, a gente depende do professor. minha mãe sempre dizia: “quer ser alguém na vida? Então estude”.
    Logo, o professor é a base de tudo.
    Valorizá-lo é o mínimo que um governante pode fazer para retribuir com gratidão a importância desse profissional.
    Politico, médico,carpinteiro, advogado, dentista, gari, contador, enfermeiro, engenheiro, secretário, pedreiro, zelador, costureiro, músico,delegado…
    Todos precisaram antes de um professor, de um mestre.
    15% para se chegar ao Piso Nacional. Para um município que arrecada mensalmente milhões de reais?
    Acorda prefeito!
    Só cantando junto com os professores: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”.

  6. A única coisa que eu ouvi nesses quase 07 anos de governo Wagner que ele falou e que eu posso aproveitar é, que os professores são CORVADES isso é a mais pura verdade, professor é a classe mais covarde que existe manipula o voto dos alunos depois da merda feita os coitados ficam sem aula .

  7. Fui a escola hj nao teve aula afff que saco como é que eu vou fazer o enem sendo pregudicada desse geito nao sei porque essa roseana nao asina logo esse papel e fica fazendo nos alunos e nossos professores de besta mais sò que ela que fique sabendo Deus é maior hj ela vai isso com o maranhao mais Deus tà de olho nela,e sabe o que ela tà nos pregudicando.mais sò deixo um apelo roseana assina logo esse papel..

  8. Meu Deus, mais uma vez a história se repete, os professores mais uma vez, na luta por um mísero reajuste salarial que não paga efetivamente, a lida diário do professorado.
    Sinto por vocês, professores, que precisam passar por tanta humilhação e desrespeito por parte desses politiqueiros.
    Não posso deixar de lembrar que existe ou existiu uma comissão de educação na época do período eleitoral? Já ganharam a eleição, então, comissão de educação foi coisa do passado.

  9. A GALERA DE AZEVEDO SE APROVEITA E PARTICIPA DE TUDO QUE FOR CONTRÁRIO À VANE. 5 MESES JÁ SE PASSARAM E ELES AINDA NÃO AMARGARAM A DERROTA. A GALERA DE AZEVEDO QUANDO FALA DA PASSEATA DOS PROFESSORES FICAM COM OS OLHOS BRILHANDO PARECE QUE AINDA ESTÃO EM CAMPANHA.

  10. professores tomem vergonha na cara e voltem a trabalhar.que o aumento que tiveram foi o que puderam dar. vocês ganham bem demais.larguem de ser baderneiros.todos sabem quem esta por traz desta greve.

  11. PROFESSOR CONTINUA MASSA DE MANOBRA NAS MÃOS DOS POLITIQUEIROS DE PLANTÃO. CARMINHA, QUE VIVIA NO ‘TUDO AZUL’ CONSEGUIU MANIPULAR UM MONTE DE PROFESSORES, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, PRECISAM LER MAIS PARA ENTENDER ALGUMAS COISAS COMO POR EXEMPLO, QUE A FATIA DO PIB DESTINADA AO FUNDEB É INSIGNIFICANTE, QUE O PROBLEMA É LÁ NA ESFERA FEDERAL E QUE PRECISAMOS PRESSIONAR OS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS PARA ENCAMINHAREM E APROVAREM PROJETOS QUE AUMENTEM A RECEITA DESTINADA à EDUCAÇÃO. POUCOS SABEM DO QUE ESTOU FALANDO… TENHO CERTEZA, SÃO ALIENADOS. BRASIL!!!!!!!!!

  12. Parabenizo aos pais, alunos, a OAB, a sociedade civil organizada por apoiarem a luta dos profissionais da educação.
    Educação não é bandeira política, é direito nosso, dos nossos filhos. Dever dos governantes ofertar e garantir a permanência aos que se encontram matriculados nas instituições de ensino geridas pela esfera a qual ele foi eleito como representante do povo.
    Quando educação deixar de ser bandeira política lembrada, apenas, nas campanhas e passar a ser vista como direito, teremos professores valorizados, escolas em condições de infra-estrutura adequadas, material didático-pedagógico e de higiene suficientes, merenda escolar.
    Vamos parar de pensar que são, apenas, 5 meses de governo… o discurso do apenas vai nos levar sempre a se contentar com o menos.
    Apoio o greve dos professores porque quero professor nas salas de aula onde o educador está sendo substituído por estagiários, quero segurança nas unidades escolares, serviços gerais em quantidade que atenda toda a necessidade da escola, quero materiais, quero merenda… quero dignidade para os educadores e educandos da rede municipal de ensino.

  13. O que me deixa chateada com esses professores,e´que não vi nada disso no “desgoverno” de azevedo.Nunca vi uma passeata assim.Por quê???Por que na época de azedo vcs não tiveram essa coragem toda?Porque sabemos que a situação está assim é devido ao governo passado.
    Na verdade, todos sabemos que Professor sempre teve um salário ruim,e hoje sabemos que não existe mais professor com AMOR a profissão…se não existe mais amor e o salário é ruim ,porque insistir nessa profissão?
    Vane pague pelo menos 9%…Os ALUNOS precisam ESTUDAR.

  14. Oh Boneca voc~e não sabe que dignidade perpassa pela qualidade do professor? os professores de Itabuna querem em 5 meses recuperar sucateamento de 8 anos. Em que cidade você está querida? É por não ter memória que você está cobrando dignidade somente agora e sendo massa de manobra na mão do SIMPI, não participou dos movimentos anteriores não foi? Tudo isso e muito mais nos acompanha desde sempre e o SIMPI só pedia ponderação. Acorda garota, não se faz o futuro esquecendo o passado não, estamos vivendo agora o reflexo do passado, ou você pensa que os estagiários surgiram do nada, o pessoal de serviço gerais desaparecem hoje, a escola está sucateada de janeiro para cá? Tá tudo lascado mesmo porque o seu prefeito junto ao secretário que você certamente adora esculhambou tudo distribuindo beijos e abraços e você acomodada nunca reclamou.

  15. ziriguidum,
    Olá,
    acho muito interessante sua resposta. de fato, no nosso Brasil, a corda sempre arrebentou do lado mais fraco. E isso, infelizmente, mais uma vez se mostra no seu comentário.
    A culpa não é dos professores, mas sim do governo municipal.
    Há umas semanas, a secretária de educação, em entrevista ao BaTv, disse que o aumento de 5% não era apenas orçamentário, mas política. Pois demonstrava a importância dos professores para o governo municipal.
    Então, eu pergunto: a culpa é dos professores concursados, formados e preparados para exercer a profissão, ou do governo que prefere gastar mais com seus próprios salários, do que com os salários de quem fez concurso público? É melhor um secretário ganhar absurdos de dinheiro e o professor ganhar uma mixaria?
    ACORDA BRASIL!

  16. Ainda…
    Se a prefeitura está no limite da responsabilidade fiscal, pq não diminui em 15% os salários de cargos comissionados, dos secretários, dos vereadores, do prefeito e do vice?
    COm isso, desafogaria esse limite, e poderia até aumentar em 15% os salários dos professores.
    Enviei isso para alguns vereadores. Vamos ver se eles me respondem. Aí, a gente vai ver se eles realmente se preocupam com o povo ou com os próprios bolsos.

  17. Se o patrão trata bem e reconhece o desempenho que os seus funcionários desenvolvem, eles vão trabalhar com todo gosto e dedicação, dificilmente irá fazer greve. Então foi assim que o capitão Azevedo fez, valorizou os professores.

  18. Eu amo Itabuna,
    Nunca teve uma passeata desta porque o outro governo apesar de tudo tinha respeito, sentava na mesa de negociação e este começou a sentar na quarta vez de negociação. Não é facil ter respeito quando não se dar.

  19. Hoje, 29/05/2013 as 14:00hs a Câmara de Vereadores de Itabuna estará apreciando uma matéria para votação que o Excelentíssimo Prefeito Vane, solicita o AUMENTO DO SALARIO DOS COMISSIONADOS DE 1º ESCALÃO PARA R$ 14.000,000.
    Aumento para professores não pode, mas para comissionados PODE!!
    Cadê o governo da Moralidade e da Austeridade??

  20. Vergonha geral. Ontem enviei o seguinte texto para alguns vereadores:
    Em relação à greve de professores, a Câmara está mobilizada para sanar esse problema? Hoje a secretária de educação falou na tv que a prefeitura está no limite da responsabilidade fiscal. Há umas semanas atrás a mesma secretária disse em entrevista para o BATV que o aumento de 5% (mais ou menos) era mais que orçamentário, mas refletia a importância dos professores para o governo municipal.
    Diante disso, será que um projeto de lei que diminuísse os salários de cargos comissionados (como secretários, por exemplo) bem como dos políticos eleitos em todos os Poderes (da nossa cidade), não solucionaria o problema dos professores? Esse profissionais ( e estudaram para tal) são os responsáveis pela (in)formação das crianças de nossa cidade, e que trabalham muitas vezes em condições difíceis. Acredito que a valorização deveria ser maior. Se se diminuísse em 15% os salários dos comissionados/cargos de confiança/autoridades políticas não seria necessário para aumentar em 15% o dos professores? E mais uma vez aqui considerando a extrema importância desses profissionais para a construção da sociedade itabunense, principal preocupação desse governo (suponho).
    Abçs.
    A RESPOSTA VEIO HOJE, COM O AUMENTO DOS COMISSIONADOS.
    MAS, A PREFEITURA NÃO ESTAVA NO LIMITE DA RESPONSABILIDADE FISCAL?

  21. Se os professores de Itabuna fossem bem preparados e informados certamente não estariam se prestando ao papel de ser massa de manobra da politiqueira Carminha. O SIMPI está disposto a desgovernar a educação em Itabuna em nome da posição política de suas dirigentes, ambas são azulzinhas, azedinhas. Um professor esclarecido, que faça jus ao título de mestre, formador de opinião, etc. Jamais entraria nuna greve em cinco meses de governo de nenhum prefeito, exceto que azedo tivesse sido reeleito. Acorda professor honre sua profissão, trabalhe com a razão.

  22. Tudo que o prefeito e a sua tropa fala e faz é mentira. Aliás estes políticos do Brasil é com certeza a quadrilha mais perigosa de todas que existem por aí. É a que mais afana o dinheiro e os direitos da população. Até quando vamos engolir e baixar a cabeça para tanta humilhação e falta de respeito? Chega! Greve neles! Temos o direito de lutar pelos nossos direitos e por uma vida digna para todos. Enquanto o Brasil não investir de verdade na educação e não ter a decência de cuidar de seus professores, continuará a amargar o posto de uma nação sub desenvolvida.

  23. O GRANDE PROBLEMA DE UMA GREVE PROMOVIDA POR NORMA E CARMINHA COM APOIO DE SOLON DO DEM, FINANCIADO POR ACM NETO.O QUE ELES NÃO EXPLICAM É QUE OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA NÃO COMPROVARÃO FREQUÊNCIA E PODERÃO PERDER O BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA.
    VEJAM BEM. PODERÃO PERDER O BENEFÍCIO DO BOLSA FAMÍLIA SE NÃO TIVEREM FREQUÊNCIA.
    CARMINHA, POR FAVOR, PARE E PENSE. PELO AMOR DE DEUS!

  24. O POVO NÃO PRECISA DE ESMOLA, O POVO PRECISA DE EDUCAÇÃO! E EDUCAÇÃO REQUER INVESTIMENTO. ENQUANTO SE GASTA MILHÕES EM BOLSA FAMÍLIA POR MÊS, DEVERIA INVESTIR NA EDUCAÇÃO.

  25. Boneca de louça,
    “Se os professores de Itabuna fossem bem preparados e informados certamente não estariam se prestando ao papel de ser massa de manobra da politiqueira….”
    Essa sua fala é tão interessante e no minimo encabeçou a greve do ano passado no qual o SIMPI também acatou e participou de todas as atividades grevistas.
    Todos que encabeçaram a greve o ano passado o GRUPO DOS 80 – que foi a quantidade de votos na assembleia que deliberou GREVE o ano passado, ESTÃO TODOS SEM EXCEÇÃO NA SECRETÁRIA OU NA GESTÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
    Agora voce vem dizer que somos massa de manobra!!! kkkkkkk
    Votamos pela GREVE para mostrar ao atual governo que não somos JUSTAMENTE MASSA DE MANOBRA POLITICA!! QUE REPUDIAMOS TODO O DISCURSO DE FALACIA DO SR, VANE e CIA E QUE QUEREMOS E MERECEMOS RESPEITO!!!!
    Cuidado BONECA DE LOUÇA… porque daqui a quatros anos voce vai cair e vai se machucar todinha

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *