Tempo de leitura: < 1 minuto

Lixão Itabuna reprodução PimentaA destinação que o itabunense dá aos resíduos sólidos foi, novamente, destaque em matéria veiculada no início da madrugada desta terça, no Jornal da Globo (Rede Globo). A reportagem de André Trigueiro trouxe resultados de uma pesquisa nacional. Ela revela que nos últimos 10 anos a produção de lixo no país cresceu 21%, enquanto o contingente populacional aumentou 9,65%.

A pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (AbrelpE), 24 milhões de toneladas de lixo são descartadas em locais inadequados. Itabuna foi citada como exemplo negativo de descarte de resíduos sólidos. Em abril do ano passado, o município apareceu, no JN no Ar, como mau exemplo na destinação que dá ao lixo (relembre aqui).

Respostas de 12

  1. Se o Rio Tietê já estivesse despoluído, …, ou mesmo a Baía de Guanabara já estivesse limpa, eu até aceitaria que eles colocassem Itabuna como exemplo negativo em nível nacional, …!!!
    Se as duas maiores cidades do país – muito mais ricas – dão péssimos exemplos, porque então a imprensa do sul maravilha foca numa cidade do interior nordestino, …?!?!?!
    Aqui em Itabuna, se for feito um trabalho sério de saneamento básico, assim como tratamento de resíduos sólidos, nós ficaremos numa posição privilegiada, pois não temos um grande parque industrial, que despeja metal pesado e substâncias tóxicas na natureza, …, o nosso problema é basicamente matéria orgânica, …!!!
    No Rio de Janeiro, por exemplo, um dos bairros considerados mais nobres da cidade despeja tudo no mar, …!!!
    E por lá a pressão tem que ser muito maior, pois sediará Copa do Mundo e Olimpíada, …!!!
    Mas por aqui ninguém coloca a informação num tom crítico, analítico, ou coisa que o valha, …, apenas transcreve o que vem de lá, …!!!
    É de doer, …!!!

  2. Uma vergonha essas cidades do Sul a Bahia,só aparece em rede nacional com informações negativas.
    Ilhéus e Itabuna não era pra existir mais,são cidades super atrasadas,digo com toda certeza,as 3 cidades que envergonha a Bahia e os baianos são: SALVAOR,ITABUNA e IlHÉUS…..Conheço todas as principais cidades da Bahia e por onde passo não vejo uma pessoa se quer fazer um elogio a essas cidades,só crítica.Sempre os mesmos comentários de que as cidades são feias,fedorentas,sujas,povo mal educado,ignorante e cidade atrasada.Solta uma bomba nessas cidades logo e acaba com isso,uma cidade com 210 mil habitantes e ainda não tem um aterro sanitário.Enquanto as outras se desenvolvem e cresce a cada dia,essas duas cidades do sul continuam regredindo.

  3. Uma sociedade limpa é uma sociedade civilizada!
    Esta nódoa do lixão de Itabuna,até quando vai ser motivo de humilhação,chacota e deboche de sermos uma sociedade primitiva!
    Há 6 meses que Vane do renascer acumula gol contra,o que será,o que está ocorrendo com o novo prefeito? A esperança da sociedade de Itabuna tem limite! Ao invés de dar uma resposta imediata a respeito do lixão,o gestor vem com esta foto num trator,deixa isto para pessoas inexpressivas,como Capitão Fábio e Capitão Azevedo,só basta o DR. Waldir Pires, o mesmo,ganhou a eleição da Bahia com Hum milhão e meio de votos de frente,no seu primeiro ato de governo,foi uma foto numa escada magirus,que o mesmo comprara para o corpo de bombeiro. não obstante,o slogan da campanha do Dr.Waldir Pires,era o governo da mudança,será que tem alguma semelhança com seu governo? O governo de Dr.Waldir Pires,A Bahia mudou para pior.
    A fota deveria em trazer solução para esta nódoa de lixo de Itabuna,uma reciclagem,transformar numa fábrica de adubos,fazer
    uma transformação humana e gerá emprego renda humanística.
    Prefeito,a sociedade te ama,será que vai ser um amor não correspondido? Lembre das promessas nas caminhadas,aquelas famílias acreditaram em te! Construir em parceria com a comunidade a criação de emprego e renda,incentivar e envolver a
    sociedade na criação de artesanatos,panela de barros,jarros,telha,tijolos,bem como no esporte,fazer campo de futebol,piscina para natação nos bairros e escola de músicas,incentivando crianças e adolescentes até um ofício.
    Tudo isso é um caminho da futura cidade da paz,acorda Vane,o tempo urge!

  4. -Itabuna é uma cidade fadada ao atraso, basta ver pelos últimos prefeitos que por aqui passou, pessoas sem competência e comprometimento com o desenvolvimento da cidade, que assumiram o poder só para se locupletarem roubando o erário público.
    -Se observarmos a cidade nestes últimos 30 anos, vemos que a mesma estagnou em termos de infraestrutura: Temos um sistema de abastecimento de água ineficiente e obsoleto, feito para 60 mil habitantes, um sistema de tratamento de esgoto inexistente, mesmo assim somos cobrados por esse desserviço que joga 100% dos esgotos domésticos no rio Cachoeira, vias públicas esburacadas quase intransitáveis, enfim são tantos descaso que nos deixa tristes e envergonhados por ter a sensação de morar em um verdadeiro lixão, no sentido literal da palavra.

  5. Itabuna continua na sombra de azevedo.com certeza o povo errou mais uma vez.Se fosse o PT governando com certeza a história seria outra.Fale quem quiser,mas com o PT essa Itabuna véia seria uma ITABUNA NOVA.
    Trânsito de Itabuna uma m…Cadê os Pardais dessa cidade secretário?

  6. Daqui a pouco ficará inviável fazer caminhadas na Beira Rio. Há dias em que temos que fechar o nariz em alguns trechos do rio. É insuportável. Mas Itabuna infelizmente não tem Prefeito nem vereadores capazes de fazer um projeto para mudar essa situação. Já que Itabuna não vai mudar, o jeito será nos mudar de Itabuna.

  7. Quem tem que cuidar da cidade é o governo local, pois o governo federal tem enviado muito dinheiro pra cá, inclusive para do saneamento básico nas periferias e do Rio Cachoeira desde o tempo de Azevedo. Se o prefeito e o vice-prefeito não sabem dizer nada sobre isso é porque não estavam nem aí para as atribuições de seus cargos. A verba existe…

  8. Considero importante falar que o lixão de Itabuna e transformação do Rio Cachoeira em um esgoto não foram obra da natureza, foi resultado de escolha dos governantes de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país ,que nunca deram prioridade a investimentos na construção de aterro sanitário e no tratamento do esgoto da cidade. Basta ver a obra do canal da avenida Amélia Amado, no qual o governo Dilma junto com a prefeitura de Azevedo gastaram 12,8 milhões de reais para cobrir o canal e continuar jogando esgoto no rio, enquanto a cidade continua sem nenhum tratamento de esgoto. Com o lixão é a mesma coisa. Nem PT, nem DEM, nem o Vane agora tiveram ou tem qualquer interesse na construção de um aterro sanitário com coleta seletiva como uma prioridade. A prioridade são sempre as negociatas com as empresas de coleta de lixo que depois vão financiar as campanhas eleitorais destes políticos.Assistam ao programa sobre meio ambiente do PSTU de Itabuna em que denunciamos tudo isso nas eleições do ano passado pelo site: http://www.youtube.com/watch?v=nxo_rxUCek8

  9. Fico triste em ver Itabuna nessa situação de descaso.
    Óbvio que nenhum político vai querer sanar esse problemas isso sempre será votos para aquele q apresentar um bom projeto e quando eleito for vai deixar a mesma situação sempre.
    Difícil em quem acreditar e eleger.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *