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Comunista da Sibéria

Algum membro do referido conselho já viu os documentos que regulamentar a relação do governo municipal com essas empresas? Poderiam informar? Queremos saber, precisamos saber.

Qual é de fato a natureza jurídica da relação Prefeitura Municipal de Itabuna/empresas de transporte público? Concessão mediante licitação?
O questionamento feito pelo Tiago no comentário (veja aqui) deveria ser comum a todos nós. Daí vem o Conselho Municipal de Transportes, instrumento político importante na defesa dos interesses da sociedade na sua diversidade (Pois até para quem não utiliza o buzu essa discussão é de suma importância. Não tem como as coisas andarem bem numa cidade com 200 mil habitantes se o transporte público é caro e de má qualidade).
Bem, o Conselho Municipal de Transportes em Itabuna é inoperante, funciona como acessório político para legitimar “manobras” a serviço dos grupos que representam. Tem sido assim desde então.
Vamos aos questionamentos: Algum membro do referido conselho já viu os documentos que regulamentam a relação do governo municipal com essas empresas de transporte? Poderiam informar à população? Queremos saber, precisamos saber.
E a tal planilha de custos que será apresentada na segunda-feira (3)? Seria um paperzinho impresso em excel ou virá acompanhado de balancetes e documentos oficiais que atribuam valor legal? As reuniões do Conselho de Transporte serão acompanhadas por assessoria jurídica apta para dirimir dúvidas?
O Conselho Municipal de Transportes de Itabuna tem de vir a público informar passo a passo dessas negociações e responder a todas essas dúvidas aqui levantadas e não se integrar à nebulosa que encobre a celeuma do transporte público. Senão vai morrer na contramão atrapalhando o tráfego.
Como abrir uma caixa preta? Duzentas mil cabeças juntas podem chegar à solução.
Comunista da Sibéria é leitor (a) atento (a) questões relacionadas à cidadania daqui e de alhures.

14 respostas

  1. Muito interessante estes questionamentos!!
    O prefeito Vane tem obrigação moral de apurar, de abrir a caixa preta do transporte público, já que foi eleito vendendo a imagem de honesto, combatente da corrupção, homem “fámila” e evangélico. Tomando esta atitude irá consolidar a imagem de bem intencionado e mais tendo condição irá quebrar o “esquema” montado em outras gestões…

  2. É triste vê uma ferramenta de participação democratica tão desgastada. Os controles existem mas não são aplicados, os contratos não são cumpridos e quem sempre perde é a população. Que a empresa tem que lucra, vá lá. Mas o serviço tem que esta a altura do valor que nós pagamos. Vivemos a anos com um transporte sucateado sem perspectiva de melhoras, pois o settran não funciona e esses conselhos são na verdade conchaves.

  3. O peixe pititinga a sociedade Itabunense não deveria tanto se preocupar,penso que não só a sociedade de Itabuna,mas a sociedade da região cacaueira se preocupar é com o tubarão!
    Até a primeira metade da década de 80, a sociedade uma vez se deslocando para à Bahia de Castro Alves,existira duas opções de transportes,a Empresa S.Jorge e a Empresa Sulba,a pioneira em nossa região,a sociedade tinha duas alternativas,inclusive benéfica aos nossos bolsos.
    O então governador da Bahia,o Dr. Waldir Pires, mancomunado com o então prefeito de Itabuna,o Sr.Fernando Gomes de Oliveira,fez doação desta empresa,a S.Jorge,a mesma pagou na época,a preço de hoje,R$ 1,00 ( um real) numa venda realizada nas trevas.
    Hoje, esta empresa se agigantou e mantem um monopólio que é muito nocivo a nossa sociedade,até seu nome é outro! Águia Branca,império construído de forma “indecente,” não oferecendo uma outra opção a sociedade para deslocar até a Bahia,tudo em consonância com o poder pública e com a benção da sociedade.
    portanto,a sociedade deveria priorizar a combater um mal maior,que é o monopólio da Águia Branca,o que seria o tubarão e não se preocupar com umas pititingas,que e o transportes coletivo de Itabuna.

  4. Aqui em itabuna ninguém explica nada só complica! Vamos desenrolar os processos… Transparencia não é o forte desta gestão! Precisa de muitas explicações em varios setores!! Acorda Vane! Precisamos de respostas claras e transparentes!

  5. EU TRABALHEI DE FISCAL DE TRANSPORTES,NO PRIMEIRO GOVERNO DO PT NA CIDADE,O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE CHAMAVA-SE CLAUDINEI CASTANHA,VEIO DE SANTO ANDRÉ,SÃO PAULO,ESSE TINHA CONHECIMENTO DA AREA,FEZ UMA PLANILHA COM HORÁRIOS QUE HOJE AINDA SE USA,MULTAVA AS EMPRESAS QUANDO O CARRO DE ALGUMA LINHA QUEBRAVA E ELES NÃO COLOCAVA IMEDIATAMENTE OUTRO,NAQUELA EPOCA A FROTA DE ITABUNA ERA DE 100(CEM)ONIBUS,HOJE A FROTA É DE 88 (OITENTA E OITO),A CIDADE CRESCEU E A FROTA DIMINUIU,CRIOU CAIXA ÚNICO,NO FINAL DO DIA DIVIDE-SE O DINHEIRO POR IGUAL COM ISSO DEIXOU DE EXISTIR CONCORRENCIA,A MAIORIA DOS CARROS SÃO VELHOS COM MAIS DE DEZ ANOS DE USO,COM A QUALIDADE DESSE TRANSPORTE É SER MUITO CARA DE PAU PARA PEDIR AUMENTO,SÓ MUITO OLEO DE PEROBA..

  6. O que me surpreende é o comportamento do ministério público,a sociedade civil organizada, as entidades de classe, os sindicatos desatrelados dos partidos politicos, pressionarem a prefeitura para divulgar o contrato de concessão,como foi feito, quanto entrou para os cofres públicos.
    Inconsebível também é os cidadãos esclarecidos aceitarem o “caixa dois “. Flagrante e notório, em virtude de não se ter acesso a quanto é arrecadado de de ISS por cidadão que passa na catraca, e quem está fiscalizando???. “O lobo está tomando conta das ovelhas”.O poder concedente transferiu para o concessionário suas atribuições, fato inédito no ´país.
    O monopólio está claro no caixa único que beneficia, não o conjunto da sociedade, mas um grupo econômico.
    Falta de veiculos, e os que tem sucateados. O secretário de transportes e delegado da civil, anunciou a vinda de 20 novos veiculos, promessa mentirosa, que agora quer tornar real com a composição ás pressas do conselho de transportes formados por senhores que compõem o atual governo, a sua maioria cargos comissionados. Um flagrante desrespeito aos cidadãos e a democracia, desvirtuando o verdadeiro papel do conselho, que seria de levar os anseios da população e não os do empresariado.
    Itabuna precisa urgêntemente de uma intervensão federal.

  7. Todos estes cometarios estão fundamentados, corretos mas,o sistema de transporte coletivo no Brasil, é uma caixa preta.Lembro-me que nos anos 90, foi anunciado pelo governo federal que qualquer empresa devidamente legalizada, poderia rodar com linhas regulares para qualquer parte do país, aí vem os conchavos empresariais e se combina que “eu não entro na sua area e voce não entra na minha.O sul da Bahia, é acredito que a unica região do país onde não existe o transporte alternativo, porque a AGERBA orgão fiscalizador do governo do estado, ´trabalha sob as ordens do sr deputado Ronaldo Carleto defensor e detentor das empresas:(Rota,Cidade Sol, Expresso Brasileiro, Aguia Azul,São Miguel,Viametro,Rio Cachoeira e Santa Clra)com mais os representantes da Aguia Branca. Como pode um orgão deste funcionar?Tambem é bom lembrar que ainda no governo Geraldo Simões, foi anunciado pela voz de Deus(O povo) que aquelas viaturas do SETTRAN,foram doadas pelas empresas de transporte urbano.Eu não sou ligado a nenhum partido político e ainda estou acreditando na mudança, mas,não sei até onde vai a força do atual gestor.

  8. PASMEM!!!!! O PCdoB “GOELA GRANDE” QUERIA O CONTROLE DO CONSELHO DE TRANSPORTE TAMBÉM.
    INDICOU O PRESIDENTE DO SINDICATO DO COMERCIÁRIOS MAS PERDEU.

  9. O questionamento dele (a) é interessante, mas, como darei ênfase à um ser que não se decide sexualmente ou se oculta?
    Comunista da Sibéria faz uma ocultação medíocre.
    Não se pode cobrar sem botar a cara!

  10. Precisamos saber URGENTE!
    EM NATAL E GOIANIA, O PAU TÁ QUEBRANDO, e olha que a tarifa de lá foi agora para R$2,40, preço q já é cobrado em ITABUNA a tempos!
    o problema somos NÓS, grapiúnas que nos conformamos! Quando iremos queimar uma meia dúzia de Ônibus?????
    e se compararmos ao “céu” do transporte público, CURITIBA??? a relação distancia, conforto e qualidade, a nossa tarifa é ALTISSIMA!!!!

  11. E a campanha do homem da Bahia gás fica onde,eles precisam de dinheiro para fazer a campanha…em detrimento a um transporte de massa bom e eficiente……acorda meu povo de moralidade político não tem nada…..

  12. Não precisa queimar ônibus! As distâncias em Itabuna são pequenas, basta acordar mais cedo e fazer uma caminhada (andar a pé) até o trabalho. Se o povo de Itabuna tiver coragem e fizer isso duas semanas, quebra meio mundo de gente. Rapidinho vão trazer mais ônibus, pois a cidade cresceu e as carcaças existentes não suprem a demanda de nossa cidade. Transporte Coletivo é um desrespeito pelo preço caro, motoristas maltratando idosos, cobradores com grosserias e desconforto e, se o Sr. Prefeito autorizar aumento de passagem, vai assinar sua própria sentença. Chega de desmandos e respostas evasivas.

  13. Existe sim um contrato de concessão do serviço de transporte público que autoriza as empresas Rio Cachoeira e São Miguel a explorarem o serviço público no município de Itabuna.

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