Tempo de leitura: 2 minutos

r cardoso1Rodrigo Cardoso | rodrigaocsantos@hotmail.com

É necessário acelerar a criação da comissão com a participação dos representantes sindicais, prevista em lei, para elaborar o novo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ilhéus.

Em recente audiência pública na Câmara de Vereadores, representantes dos servidores municipais debateram com o procurador-Geral do Município e o Secretário de Administração acerca da mudança do regime jurídico dos servidores, de celetista para estatutário.
É importante registrar o acerto da construção de tal momento. Essa questão que afeta milhares de famílias e estabelece um novo paradigma jurídico para reger as relações do município com seus servidores é de vital interesse para toda a sociedade ilheense, que paga a conta e necessita de serviços públicos de qualidade, que só podem ser prestados por funcionários valorizados, profissionalizados e cientes de suas responsabilidades.
Bom ver o Legislativo cumprindo a sua função de interlocutor da sociedade, superando picuinhas que acabam por distorcer ou limitar os papéis democráticos, tanto da oposição, que tem todo o direito de fiscalizar e questionar as medidas do executivo em todos os âmbitos, quanto da base-de-apoio, que naturalmente sustenta as propostas do prefeito, as aperfeiçoa no debate e propõe políticas públicas com a devida responsabilidade de auxiliar concretamente para os resultados positivos do governo, navegando além do mero jogo para a plateia.

Ótimo ver a qualidade e responsabilidade dos dirigentes sindicais, que mesmo mantendo as críticas à condução inicial do processo e expressando suas “dúvidas” e “certezas”, justificadas ou não, sobre as intenções do prefeito com a mudança, se fortalece e se unifica ao mobilizar as bases trabalhadoras para a defesa (e conquista) de direitos.
Excelente ver o Executivo se abrir à discussão com firmeza no propósito de reequilibrar a gestão financeira do município e recuperar as mínimas condições de gestão, pressuposto para a preparação de um futuro promissor.
É necessário, como medida que contribui com a serenidade do debate, acelerar a criação da comissão com a participação dos representantes sindicais, prevista em lei, para elaborar o novo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ilhéus. Sem dúvida, colaboraria com a possibilidade de avanço no diálogo entre a proposta do governo e a dos sindicatos (mesmo que estejam em construção), solucionando as naturais divergências e abrindo caminho para a criação de consensos. Não há mais o que esperar.
Rodrigo Cardoso é bancário e presidente do PCdoB de Ilhéus.

4 respostas

  1. Agora só resta mesmo discutir a formulação do estatuto, porque o governo Jabes, enfiou goela abaixo que não seria mais regime celetista. Os vereadores como na maioria das vezes, vacilaram com o povo, já que algum tinha que trazer os interessados para discussão, resta agora “catar” o leite derramado.

  2. Felisberto Alves:
    Sai daí Rodrigo, com esse sindicalismo vendido do PCdoB.
    Vocês do PCdoB da região Sul da Bahia abandonaram o Movimento Social e só seguem a cartilha do partido pra eleger Seu Wenceslau e Seu Davidson Magalhães.
    Vocês são ótimos de discurso, falam bonito, propõem coisas interessantes, mas na prática só querem usar o movimento social como massa de manobra para seus interesses políticos.
    Cadê que algum sindicato do PCdoB falou alguma coisa sobre a situação dos professores da rede municipal de Itabuna? Falaram alguma coisa?Não! Calaram a boquinha como é de praxe desse sindicalismo bandido de vocês.
    Os Sindicatos que são controlados pelo PCdoB no sul da Bahia só vão trabalhar neste ano e no próximo somente para eleger Wenceslau e Davidson.
    Como toda regra tem sua exceção: Fica aqui o respeito e a consideração pelo autêntico sindicalista e defensor dos movimentos sociais do seu partido na região: LUÍS SENA!
    Esse sim é combativo e honesto! Mas a banda podre do PCdoB afastou ele da cena política da nossa região, porque ele é honesto e ser contra as atrocidades que Davidson Magalhães tem feito na sua gestão na Bahia Gás.
    Cala a boca Rodrigo! O sindicalismo do seu partido é vendido e vocês do PCdoB só querem é encher os bolsos elegendo seus futuros deputados….
    A foice e martelo já eram! O símbolo do PCdoB na região sul da Bahia hoje é o “S” cifrão!
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  3. Felisberto! Apoiado!!!!!vamos queimar esses judas no foguetório de são joão e dar o troco nas urnas dizendo não ao Davidson laranja podre (eleição de 1996), onde ele se vendeu para Fernando Gomes e o tal, lalau, que fez acordo com azevedo nas eleições passadas (2010). Vamos em frente, pois eles queimam todos que não compactuam com os mecanismos sujos, vejam: Luis Sena, Carla Lúcia, Rosivaldo Pinheiro, Luiz Nova…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *