Tempo de leitura: < 1 minuto

Não sei se é realidade nacional. Em Itabuna, cidade onde moro e voto, me sinto decepcionada com o atendimento precário na saúde pública (Sistema Único de Saúde- SUS).

Há 15 dias meus dias tem sido de consultas em pronto socorro (2 vezes), e hoje (ontem, 31)tentei ser atendida em uma unidade básica de saúde (posto Alberto Teixeira Barreto- Califórnia). Fui atendida por um médico que estava incapacitado de escrever, acredito que seja pela idade avançada, e quem fazia a prescrição médica e solicitações é/era uma funcionária da unidade. O médico só assinava e colocava o carimbo. Ele nem conferia pra saber se as dosagens prescritas estavam corretas…

Às 20h já tinha pessoas que iriam dormir pra pegar ficha e autorização amanhã (hoje), às 7h. Achei uma situação desumana. É pra onde vamos, Brasil, onde o SUS não funciona como deveria, os planos de saúde com um reajuste maior que a inflação e se caso você não puder esperar pelo SUS e não tiver plano, você se vê obrigado a pagar R$300,00 ou mais em uma consulta.

Para a realidade da maioria que recebe um salário mínimo, fica impossível ter um atendimento de qualidade e uma saúde.

Depois de ler podem falar o que acharem, apenas coloquei o que vivenciei e muito me chocou. Não consigo imaginar um parente meu ou de vocês dormindo no sereno pra conseguir um atendimento. É precário e desumano demais. Vane, olhe pelo povo que te elegeu…

Michele Almeida

15 respostas

  1. E o pior de tudo, é que ninguém desse governo que aí está, toma providencia alguma. Pelo contrário, vão para as emissoras de rádio e televisão locais, mentirem para a população, alegando que está tudo bem. Será que o povo sofrido está mentindo? Isso é uma vergonha. Resta saber, se o prefeito Vane e seu secretariado quando estão doente utilizam os serviços do SUS.

  2. É infelismente a saúde de Itabuna vai de mau a pior,a indignação não é só sua mais de todos que depende do SUS e o pior é que nos PS ainda é pior, pois quem cehega no São Lucas por exemplo para ser atendido tem que esperar de 03(três) a 08 (oito) horas.

  3. O seu desabafo é uma realidade nacional. Por muito que o PT, que governa o Brasil, a Bahia e também Itabuna, onde o prefeito é da base aliada, tenha mudado a realidade brasileira, em quase todos os aspectos e seguimentos, na sociedade brasileira, a saúde, deixa desejar. Melhor, é caos total. No governo de FHC e no começo do governo Lula, havia a CPMF(R$ 40 bi ano) destinados à saúde, diziam, para isso foi criada. Porém, por forte oposição ao governo Lula, esse imposto foi suprimido, há muito tempo atrás. Então o governo falou em contingenciar recursos para a saúde. Mais cadê os recursos? Infelizmente de lá para cá a situação ficou ruim; deplorável. Temos certeza que o dinheiro existe, pois vemos os PAC´s a todo vapor, inclusive os investimentos recentes e caríssimos nos estádios para pobre não ver. Acreditamos que a presidente Dilma com todo seu Staff político, incluindo os governadores dos Estados, venham (para ontem), implementar uma a política de saúde publica em toda as direções para o povo brasileiro; essa dos médicos estrangeiros já é um avanço, para contemplar mais de noventa por cento do povo brasileiro que é pobre e precisa ter saúde e viver para continuar fazendo um Brasil grande, feliz e próspero. Portanto Michele, o teu comentário é importante e imprescindível; tuas reclamações e de tantas outras pessoas que tão bem você relata, nesse texto sofrido mais de agradável leitura e entendimento, resolvidas imediatamente, visto que se existe um bem que não deve ser privatizado nunca, é a vida. Saúde e vida longa aos brasileiros, povo bonito, agradável e trabalhador; que sonha sempre, mesmo na adversidade, é feliz e não se cansa.

  4. Realmente é uma verdadeira crueldade o que acontece com o povo(sobretudo os menos favorecidos).Não é essa a cidade(Itabuna) que desejo!!Sei que enquanto digito esse comentário, há pessoas “penando” na fila de uma CENTRAL de REGULAÇÃO INOPERANTE(Um simples exame laboratorial colocam dificuldade de liberar), um PA(Pronto Atendimento) da “Santa Casa” de Itabuna que apesar de tem uma portaria principal REFORMADA com verbas do PAC 2(Dinheiro Público) impede o acesso de pessoas que não tenham convênios.Diante de tudo isso é preciso nos mobilizarmos e fazermos uma grande manifestação pública de forma ORDEIRA .VAMOS À LUTA CONTRA ESSES “CRIMES” PRATICADOS CONTRA A DIGNIDADE HUMANA!!!!

  5. Michele

    Moro em Americana-SP. Apontada como a cidade com a melhor saúde pública do Brasil. E o pessoal daqui fala horrores do atendimento do SUS.
    A saúde pública no Brasil está falida há muito tempo.
    E em Itabuna, as administrações desastrosas, desde 1988, incluindo a atual, torna a coisa ainda pior.
    Lamentável!

  6. SEM COMENTÁRIOS, É DE CRUZAR OS BRAÇOS E FICAR TRISTE, SOZINHA VC NAO PODE FAZER NADA, TEM QUE TER UMA MOBILIZAÇAO NACIONAL POR A SAÚDE, DINHEIRO TEM E ESSE PROBLEMA DE TER QUE DORMIR EU NAO ENTENDO, SERIA MAIS JUSTO SE MARCASSE NEM QUE FOSSE PARA UM MES MAIS QUE AS PESSOAS NAO FICASSEM DORMINDO NO SERENO E PASSANDO HUMILHÇOES DOS FUMCIONÁRIOS DOS CENTROS DE SAÚDE E HOSPITAIS DA CIDADE( nem todos me refiro en questao dos funcionários) MAIS ESTOU COM VC NESSA LUTA E SEI BEM O QUE VC SENTE.

  7. Luís Ribeiro,

    A CPMF acabou, mas Lula compensou aumentando terrivelmente a alíquota do IOF. Cada vez que alguém usa o cheque especial, por exemplo, paga 0,38% de cota adicional de IOF + 0,041% de cota normal. E se o sujeito cobre a conta e usa novamente, paga tudo de novo.
    Lula disse que o SUS é de primeiro mundo… mas ele e a turma de elite do PT vivem no Albert Einstein, Sírio Libanês.. etc…
    O desastre que o Brasil vive e você ainda tem coragem de defender o governo… é demais…

  8. A SAÚDE SÓ VAI MELHORAR SE A POLICIA FEDERAL,A CGU E O MINISTÉRIO PÚBLICO COMEÇAR A FISCALIZAR AS VERBAS DO SUS QUE OS MEDICOS, CLINICAS, PREFEITURAS E HOSPITAIS RECEBEM. O TRIBUNAL DE CONTAS FAZ DE CONTA QUE FISCALIZA AS VERBAS DA SAÚDE RECURSOS PRÓPRIOS OS RECURSOS VINCULADOS(SUS)NÃO SÃO EXAMINADOS OU FISCALIZADOS ISTO É DAS PREFEITURAS E OS MÉDICOS, CLINICAS E HOSPITAIS QUEM FISCALIZA??????
    ATENÇÃO PRESIDENTA OS RECURSOS SÃO MUITOS MAIS ESTES AGRACIADOS USAM ESTAS VERBAS A FUNDO PERDIDO ESQUECENDO DO PRINCIPIO DA ENTIDADE.
    A VERDADE É QUE OS MÉDICOS NÃO ESTÃO NEM AI PARA A SAÚDE PÚBLICA!!!!

  9. Srº Pimenta
    Presenciei uma senhora no pronto atendimento da Santa Casa de Misericórdia em Itabuna sofrendo com dores violenta e o atendente dizendo que lá não atendia pelo SUS e gostaria que o Srº procurasse saber do Gestor da Santa Casa de Misericórdia por que não atende pelo SUS

  10. Srº Pimenta
    Presenciei uma senhora no pronto atendimento da Santa Casa de Misericórdia em Itabuna sofrendo com dores violenta e o atendente dizendo que lá não atendia pelo SUS e que procurasse o Hospital de Base e/ou São Lucas. Gostaria que o Srº procurasse saber do Gestor da Santa Casa de Misericórdia por que não atende pelo SUS e onde estão os recursos que são destinados para esta instituição pelos governos estadual e federal?????????????????? Que povo frio são os administradores da SANTA CASA??????????? Com a palavra eles?????????????

  11. Querida michelle Almeida vc tem toda rasão só que infelizmente o problema não ta só aqui esperamos que o novo governo de uma melhorada nesta situação com a mudança de secretário que o novo venha com boas ações na bagagem também temos os problemas dos médicos viciados que qurem ganhar muito é trabalhar pouco o Brasil inteiro tem problema com o sus infelizmente não pense que Itabuna seja um caso insolado a situação é grave no país inteiro esperamos que seu clamou seja ouvido pélo novo secretário que já tomará posse semana que vem também com a volta da plena esperamos que melhore e muito vamos da um credito de pelo ao menos um ano ao prefeito afinal o gestor anterior deixou a saúde sucateada…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *