Tempo de leitura: < 1 minuto

Foto2

Construções de alvenaria, feitas às margens da Lagoa Encantada, põem em perigo os importantes remanescentes da mata atlântica existentes na área. A prefeitura de Ilhéus e o Ministério Público não se pronunciam sobre o assunto. A região é tombada e transformada em Área de Preservação Ambiental (APA da Lagoa Encantada), reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Mesmo assim, está abandonada à própria sorte, devido à incapacidade do município de criar no local as bases institucionais para a exploração turística.

Ocupando uma área superior a 20 km², a lagoa (alimentada pelo rio Almada) é centro de uma área de manguezais e restingas, sendo um espaço da mais alta significação para a biodiversidade, e de grande importância parta a proteção de espécies ameaçadas na região Sul da Bahia.
Afirma-se a APA da Lagoa Encantada é a última chance de conservação de determinados espécimes da fauna e da flora da mata atlântica, endêmicas da região. Tais espécimes estão emaçados devido à ação irresponsável dos construtores e à inação dos governantes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *