Tempo de leitura: < 1 minuto

rede elétricaA Coelba e a Chesf anunciaram nesta noite que o município de Ibirapitanga – incluindo as localidades de Novo Itamarati e Novo Horizonte – e Travessão (Camamu) terão o fornecimento de energia elétrica interrompido no domingo (3). A suspensão temporária vai das 6h30min às 9h30min.

A Chesf informa que, no período, fará manutenção na rede que leva energia a estas localidades e o desligamento é necessário para garantir segurança à operação.

A recomendação é para que os consumidores desliguem a chave geral caso desejem fazer reparos em instalações ou equipamentos elétricos mesmo no período da interrupção programada. A orientação também vale no caso de reparos em aparelhos eletroeletrônicos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As condições de acesso a Maraú não são boas e quando chove… Piora. Nesta semana, caminhões e ônibus atolaram em alguns pontos da estrada. Carro pequeno, sobrou. As dificuldades na viagem aumentam no trecho BA-001 e a sede do município sul-baiano.

Em setembro, moradores do município turístico e que possui uma das melhores praias do mundo (Taipus de Fora) decidiram interditar a BA-001, no entroncamento de acesso ao município, para cobrir o asfaltamento da rodovia. Confira algumas fotos que mostram as condições da estrada.

PARA CHEGAR A ESTE PARAÍSO POR VIA TERRESTRE…

Taipus-de-Fora-BA - 2

… O TURISTA OU NATIVO VAI SOFRER NESTA ESTRADA.
Estrada de Maraú 1Estrada de Maraú2

Tempo de leitura: < 1 minuto

Era esperada para esta sexta-feira (1º) a leitura do relatório do vereador José Silva (PSDB) sobre as contas do ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), referentes ao exercício de 2011. A Comissão de Finanças da Câmara, no entanto, optou por estender o prazo para que o ex-gestor apresente defesa.

Segundo José Silva, o prazo concedido a Azevedo é de 15 dias. Somente após essa resposta será divulgado o relatório da comissão, que é presidida pelo vereador Geraldo Barbosa Filho (PMN) e tem ainda como membros os vereadores Ailson Sousa (PRTB), Carlito do Sarinha (PTN) e Ronaldão (DEM).

A sessão desta sexta foi fechada à imprensa, o que gerou críticas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
O Jardim América I foi inaugurado em julho (foto Gabriel de Oliveira)
O Jardim América I foi inaugurado em julho (foto Gabriel de Oliveira)

A inauguração do conjunto habitacional Jardim América 2, no bairro Nova Califórnia, em Itabuna, foi confirmada para ocorrer na próxima terça-feira (5), às 10 horas. O evento seria realizado no último dia 28, mas acabou sendo adiado.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, a Caixa Econômica confirmou a nova data da inauguração,  bem como das assinaturas dos contratos pelos futuros moradores dos 500 apartamentos do condomínio, obra do projeto “Minha Casa Minha Vida” que contempla famílias com renda de até três salários mínimos. As assinaturas foram programadas para os dias 6 e 7, a partir das 8 horas, no Grapiúna Tênis Clube.

A mudança da data da inauguração teve, entre outras razões, o fato de que a Prefeitura ainda não havia pavimentado um trecho de 500 metros, na ligação entre os bairros Califórnia e Nova Califórnia. O trabalho já começou a ser executado.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Simeia manteve diploma e mandato.
Simeia manteve diploma e mandato.

A ex-candidata a prefeita de Ubatã Rosana Magalhães (PTB) foi novamente derrotada na Justiça Eleitoral. Desta vez, o Tribunal Regional  Eleitoral (TRE) julgou improcedente recurso de Rosana contra a diplomação da primeira colocada no pleito de 2012, Simeia Rigaud (PSB).

Rosana alegou que a substituição de Expedito Rigaud por Simeia dias antes da eleição foi ato “fraudulento” e com a finalidade de “ludibriar o eleitor”. A maioria dos juízes do TRE assim não entendeu.

Com esta decisão, a Justiça impõe a sétima derrota consecutiva a Rosana, segundo o advogado Marcos Alpoim, que trabalha na defesa de Simeia, junto com Frederico Matos. Nas outras, a ex-candidata foi condenada a pagar multa por litigância de má-fé.

PAU BRASIL

A decisão do TRE foi tomada na quarta (30), dia em que também foi julgada ação de impugnação contra o ex-prefeito Prado, de Pau Brasil. Frederico Matos acredita que, com esta decisão, Prado tornou-se elegível para o pleito de 2016. Ele e Alpoim trabalharam juntos também nesta ação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou edital em que anuncia a realização de processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas relacionadas ao acompanhamento de programas sociais. São 150 os cargos oferecidos, para assistentes sociais, advogados, psicólogos, entre outras profissões.

De acordo com o edital, a seleção será feita por meio da análise curricular. As remunerações variam de R$ 800 a R$ 1.600, para uma jornada semanal de 30 horas.

As inscrições serão recebidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, a partir desta segunda-feira (4) até quarta-feira (6), no horário das 9 às 14 horas. O candidato deverá apresentar currículo, diploma ou certificado de nível superior e certificado de conclusão do ensino médio.

Também é necessário apresentar a ficha de inscrição, que consta no Anexo Único do edital, preenchida e assinada. Não há cobrança de taxa.

Clique aqui para ler o edital.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto
Produtores já fizeram vários protestos contra as ocupações
Produtores já fizeram vários protestos contra as ocupações

Em um “manifesto de solidariedade” aos produtores rurais que tiveram terras ocupadas por índios tupinambás na região de Buerarema, o Grupo de Ação Comunitária de Itabuna (GAC) levanta uma tese de que os indígenas estariam recebendo recursos de governos estrangeiros.

– Há fortes suspeitas de que o dinheiro vem de governos estrangeiros que não produzem algumas de nossas riquezas e que as querem, sendo mais fácil consegui-las nessas mãos pouco hábeis a negociar, como os “índios” e os “sem terra” – diz o texto do GAC, que é também subscrito por outras instituições itabunenses, como CDL, Rotary, Lions e lojas maçônicas.

O texto acusa os tupinambás de utilizar “armamento pesado” nas ocupações e questiona inclusive a origem indígena dos invasores:

– Seriam Tupiniquins (extintos no século XVIII), Pataxós (tentativa de nominá-los a partir da década de 90) ou os Tupinambás de agora, que não estão registrados em nenhuma literatura sobre a sua existência nesta região? – indaga o documento.

O GAC menciona produtores que perderam suas propriedades e defende uma “interferência dura” do Governo Federal para acabar com o conflito na região.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Trabalhadores rurais, quilombolas, povos indígenas, extrativistas, pescadores e assentados da reforma agrária de Canavieiras podem obter, até este sábado (2), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O cadastramento acontece das 7h30 às 17h, no escritório local da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), no Centro da cidade.

De acordo com a empresa, cerca de 70 produtores já foram cadastrados e a meta é emitir 200 declarações. “O documento é essencial para que o agricultor familiar ou pescador possa participar de diversos programas dos governos federal e estadual, como o Minha Casa Minha Vida Rural, que financia a compra de material de construção para moradias em área rural”, explica o técnico da EBDA, Iranilton Goés.

Para que os agricultores possam obter a DAP, é necessário apresentar documentos pessoais, documentação da terra e dados acerca de seu estabelecimento de produção, como área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda e endereço completo. No caso dos pescadores, é necessário apresentar atestado de função, emitido pela Bahia Pesca por meio das associações ou colônias de pesca.

O agricultor familiar que possui a DAP pode participar de todos os programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) voltados ao seu perfil. Dentre algumas iniciativas, destacam-se a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), prestada pela EBDA, que ajuda no fortalecimento das atividades agrícolas. O acesso ao crédito também só é possível com a DAP, incluindo as linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Vale ressaltar que nenhuma taxa é cobrada para a obtenção da DAP”, alerta Goés.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cláudia Leitte e Carlinhos Brown elogiaram a apresentação da itabunense Amanda Chaves, ontem, no quinto dia da “audição às cegas” no programa The Voice Brasil (Globo). A artista, chamada de voz “divina” por Leitte, interpretou Eu sou neguinha, e não foi classificada (veja aqui).

Pelo Twitter, cantora elogiou atuação da itabunense no programa global.
Pelo Twitter, cantora elogiou atuação da itabunense no programa global (Reprodução/Pimenta).

Pelo Twitter, a musa Ivete Sangalo foi além. Disse que Amanda Chaves brilhou. “Canta cheia de personalidade”, disse. E completou: “Itabuna botou pra quebrar”.

Nas redes sociais, o maior questionamento era quanto às razões para a eliminação da cantora, apesar do reconhecimento à qualidade vocal e de interpretação da itabunense que está residindo há três anos e meio em Niterói (RJ). Ontem, dois baianos avançaram à próxima fase do programa. Outros dois já estavam garantidos em outros dias de audições.

Tempo de leitura: < 1 minuto

vodu foto sajCoube a um mototaxista entregar encomenda inusitada na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus: um vodu espetado com agulhas e envolvido em charutos e velas vermelhas e pretas.

O vodu tinha endereço (a Câmara), mas não destinatário. Nem remetente…

O mototaxista apenas informou, na Câmara, que passava pela rua quando uma pessoa lhe pediu para que entregasse a “encomenda” na Casa do Povo. Segundo o Portal SAJ, não faz muito tempo que prato de farofa de azeite e queimados foi encontrado na porta do legislativo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As operadoras da banda larga fixa e móvel no Brasil estão obrigadas, desde hoje, a oferecer, no mínimo, 70% da velocidade média contratada pelos usuários. Já a velocidade pontual, também conhecida como instantânea, não poderá ser inferior a 30%. No próximo ano, deve saltar para 80% e 40%, respectivamente.

A velocidade instantânea é a apurada no momento de cada medição e a média é a obtida ao final de um mês. Assim, o usuário que contratou plano de 10 megatibes por segundo, deve ter, pelo menos, 3 megas.

Tempo de leitura: 2 minutos
Jornalista estreia na literatura com mistura de realidade e ficção (Foto Portal Sul da BA).
Jornalista estreia na literatura com mistura de realidade e ficção (Foto Portal Sul da BA).
Livro marca estreia de Waldeny na literatura.
Livro marca estreia de Waldeny na literatura.

O jornalista Waldeny Andrade marca sua estreia na literatura com o lançamento, dia 8, às 18h, de Vidas cruzadas – confissões de um enfermo. O evento será realizado na Bienal da Bahia, em Salvador, no estande E 07, ao lado do Café Literário.

A obra tem como personagem-narrador Altamirando Gouveia da Silva. Internado por 64 dias em um hospital da capital baiana, Altamirando rememora fatos ocorridos no eixo Ilhéus-Itabuna nas décadas de 50 e 60. Vidas cruzadas…, observa o autor, é uma mistura de realidade e ficção. E as décadas escolhidas representam o que o escritor considera o fim da “Era dos Coronéis do Cacau”.

Waldeny Andrade foi, durante quase três décadas, diretor da Rádio Jornal de Itabuna e do Diário de Itabuna, no período em que os dois veículos eram presididos pelo empresário José Oduque Teixeira. Ao final da década de 60, assumiu mandato de vereador em Ilhéus. Acabou cassado por ser considerado “subversivo e comunista”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Amanda Chaves se apresentou no quinto dia da "audição às cegas" (Reprodução).
Amanda Chaves se apresentou no quinto dia da “audição às cegas” (Reprodução).

A itabunense Amanda Chaves mora há três anos em Niterói (RJ). A cantora participou do The Voice Brasil (TV Globo) entoando Eu sou neguinha, de Caetano Veloso. A canção fez grande sucesso também na voz de Vanessa da Mata.

Pelo Twitter, primeiro Vanessa lembrou a verdadeira autoria de Eu sou… e fez menção à apresentação de Amanda. “Bom nortear passarinhos. Eu sou Neguinha é para ser celebrada por muitos, cantando sempre. São diferentes idéias quando homem ou mulher cantam”.

A apresentação da itabunense impressionou, mas Amanda não conseguiu avançar, embora tenha sido elogiada. “Muito charme, talento, clareza na voz. As canções de Caetano são muito claras, mas difíceis de pronunciar. Continue a sua onda, continue a sua carreira, em Niterói, Itabuna, Bahia, no mundo, porque você é muito grande”, disse Carlinhos Brown, um dos quatro jurados (técnicos) do programa.

Clique aqui para assistir à apresentação de Amanda

Cláudia Leite resumiu a apresentação de Amanda: “Divina”. A cantora esclareceu que Amanda não foi selecionada porque o The Voice é um jogo e cada um dos técnicos (o programa ainda tem Lulu Santos e o sertanejo Daniel) escolhe “um caminho, estratégia e as coisas fluem prum lado que, às vezes, não é o mesmo lado pra onde você está indo”.

Tempo de leitura: 2 minutos

dinheiro1O Ministério Público do Estado da Bahia ofereceu nesta semana 29 ações penais públicas contra 28 empresas e denunciou 68 pessoas acusadas de fraudes e sonegação fiscal. As denúncias visam à recuperação de montante no valor de R$ 92.666.997,04 para o Estado da Bahia,oriundos de empresas de diversos ramos (como de transportes, alimentos,calçados, cervejarias e distribuidores de combustíveis).

O trabalho foi desenvolvido por uma força-tarefa constituída pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular e os Conexos Previstos na Lei nº. 9.609/98(Gaesf), Promotorias Regionais de Combate à Sonegação Fiscal, Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip) da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Diversas fraudes e irregularidades são citadas nas ações penais públicas, como informações falsas prestadas às autoridades fazendárias e falta de recolhimento de ICMS. Os denunciados estão enquadrados em crimes como omitir informação ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias, fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal, previstos na Lei 8.137/1990, a Lei de Crimes Contra a Ordem Tributária.

A atuação integrada do MinistérioPúblico, através do Gaesf e das Promotorias Regionais de Combate à Sonegação Fiscal, com a Dececap e a Infip, resultou também no oferecimento de denúncias nos últimos três meses que envolvem a recuperação de ativos no montante de R$85.237.081,70 para o Estado da Bahia.

Atuaram na força-tarefa o coordenador do Gaesf, promotor de Justiça Geder Gomes, e os promotores de Justiça regionais de combate à sonegação fiscal Ana Emanuela Cordeiro Rossi Meira (Vitória da Conquista), Anna Kristina Santos Lehubach Prates (Teixeira de Freitas), Cinthia Portela Lopes (Itabuna), Luis Alberto Vasconcelos Pereira (Alagoinhas), Semiana Silva de Oliveira Cardoso (Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana) e Vanezza de Oliveira Bastos Rossi (Camaçari), além do promotor de Justiça de Luís Eduardo Magalhães, André Bandeira de Melo Queiroz. Informações da Agência do MP-BA.