Tempo de leitura: 3 minutos

Vane diz que festa "só com patrocínio" (Foto Gabriel Oliveira/Arquivo).
Vane diz que festa “só com patrocínio” (Foto Gabriel Oliveira/Arquivo).

As chuvas do final de novembro deixaram Itabuna em situação de emergência. Já em dezembro, os governos federal e estadual reconheceram as condições do município. Não faz vinte dias, porém o Governo Vane anunciou a realização do Carnaval Antecipado, de 13 a 16 de fevereiro.
A situação de emergência provocada pelas chuvas mais a violência e o quadro de abandono da cidade levaram parte dos eleitores a criticar a realização do carnaval. No Facebook, um internauta deflagrou campanha contra o carnaval. A ideia já teve mais de 1,1 mil compartilhamentos na rede social (veja aqui).
Há pouco, o governo emitiu nota para afirmar que a festa será realizada com recursos captados na iniciativa privada e em órgãos estaduais e federais, “sem aporte de recursos do Município para a contratação de atrações, bandas ou trios”.
Vane afirma ainda, na nota, que o carnaval não é prioridade de governo e que a participação da prefeitura se limitará “à montagem da estrutura – palco, iluminação, sanitários químicos, etc. – que garantirão conforto e segurança para a população”.
– Carnaval só se for com patrocínio. Não é a prioridade do governo para este ano, como não será em 2015 e nem em 2016. Mas, se houver como captar recursos externos – como está acontecendo agora -, a Prefeitura entra com a estrutura e o apoio logístico necessário, não mais que isso”, ressaltou o prefeito Claudevane Leite. Confira a íntegra da nota no “leia mais”.

Nota à Imprensa e à Sociedade
Patrocinadores custearão atrações do Carnaval de Itabuna. Prefeitura
só assume a estrutura
O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, esclarece que a realização do carnaval antecipado deste ano se dará de acordo com os recursos que foram captados, a partir de um projeto apresentado pela empresa vencedora da licitação, sem aporte de recursos do Município para a contratação de atrações, bandas ou trios. A determinação do prefeito limita a participação da Prefeitura à montagem da estrutura – palco, iluminação, sanitários químicos, etc. – que garantirão conforto e segurança para a população.
O prefeito reafirma que o carnaval não é uma prioridade da administração, que se deparou com uma quantidade de problemas – na
área urbana e na zona rural do município – bem maior do que era conhecido, além de uma arrecadação abaixo da expectativa. Enfrentar esses problemas e a busca de soluções para as questões que transtornam a cidade e a vida da população têm exigido um grande esforço da administração e essa é a prioridade absoluta, de acordo com o prefeito.
Vane lembra que na campanha eleitoral afirmou, mais de uma vez, que o carnaval não estava na lista de prioridades e que a realização da festa dependeria da obtenção de recursos externos, vindos de patrocinadores privados, da Bahiatursa, do Ministério do Turismo ou outros órgãos estatais. Segundo o prefeito, assim como foi em 2012, com a Lavagem do Beco, será este ano e nos dois anos seguintes. “Carnaval só se for com patrocínio. Não é a prioridade do governo para este ano, como não será em 2015 e nem em 2016. Mas, se houver como captar recursos externos – como está acontecendo agora – a Prefeitura entra com a estrutura e o apoio logístico necessário, não mais que isso”, ressaltou o prefeito Claudevane Leite.
Itabuna, 12 de janeiro de 2014
Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social
Departamento de Comunicação Social

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *