Tempo de leitura: < 1 minuto

prouniAté as 19h de hoje (14), 676.416 candidatos fizeram a inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni). O número de inscrições era 1.285.054, pois cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O prazo de inscrições começou ontem (13) e vai até sexta-feira (17), às 23h59, horário de Brasília.
Nesta edição, o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado. Estão programadas duas chamadas online de candidatos. O resultado da primeira será divulgado no dia 20 e o da segunda, no dia 3 de fevereiro, ambos na página do programa na internet.
Para fazer a inscrição na primeira edição de 2014 do ProUni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato não pode ter diploma de curso superior. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

apoiosdd
Argôlo diz que Rui Costa é o melhor nome para o governo (foto Osmar Gama)

O partido Solidariedade (SDD) oficializou na manhã desta terça-feira (14) seu apoio a Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo da Bahia. A confirmação da aliança ocorreu no auditório da UPB (União dos Municípios da Bahia), com a presença de filiados, do governador Jaques Wagner e do próprio Rui.
O deputado federal Luiz Argôlo, um dos principais nomes do SDD na Bahia, falou sobre as razões que determinaram a escolha feita pelo partido. “Com Rui Costa governador e Otto Alencar como senador, tenham certeza de que todos os municípios estarão encampando a bandeira do progresso e do desenvolvimento”, disse ele.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jabes (com microfone) passará comando ao vice, Cacá Colchões.
Jabes (com microfone) passará comando ao vice, Cacá Colchões.

Do Jornal Bahia Online

A partir de amanhã, o Palácio Paranaguá deverá ser comandado pelo empresário e vice-prefeito Carlos Machado, o Cacá Colchões. O prefeito Jabes Ribeiro anunciou que vai descansar por 10 dias e tirar férias com a família.
Jabes vai baixar decreto ausentando-se do comando da Prefeitura de Ilhéus.
Esta será a primeira vez que Machado assumirá oficialmente as funções de comando do Palácio Paranaguá e a expectativa é sobre que medidas irá adotar na ausência do titular. Leia a íntegra.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Porto Sul será construído na zona norte de Ilhéus.
Porto Sul será construído na zona norte de Ilhéus.

Os ministérios públicos Estadual (MP-BA) e Federal (MPF) divulgaram questionamentos e recomendações feitos ao Ibama e governos estadual e federal para o licenciamento ambiental do Porto Sul. Um documento foi entregue ao Ibama, na semana passada, contendo observações quanto aos estudos e planos ambientais do empreendimento que será construído na zona norte de Ilhéus. Serão dois terminais de uso privado e investimentos de até R$ 3,5 bilhões.
Os questionamentos dizem respeito à “supressão da vegetação e possível agravo de risco à sobrevivência de espécies de fauna e flora; ao licenciamento e à modelagem de capacidade e suporte de outros empreendimentos que podem se estabelecer na área, além da autossustentabilidades das fontes de extração e produção dos itens a serem transportados via Porto Sul.
Uma das grandes preocupações expressas é quanto ao descarte do material dragado do porto e ao método de mitigação da erosão na costa e programas de compensação ambiental e compensatório de plantio. Dentre as recomendações, o cuidado com a qualidade do ar e a dispersão de poluentes na atmosfera.
Os ministérios públicos também chamam a atenção para investimentos de compensação previstos para o ano passado e não concluídos. Outra recomendação é quanto aos programas de controle de pragas, doenças, contaminações e exposição das comunidades a problemas de saúde decorrentes do empreendimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

José Wilson, o Zezinho, é acusado de participar da morte de médico (Foto Divulgação).
José Wilson, o Zezinho, é acusado de participar da morte de médico (Foto Divulgação).

A polícia cumpriu mandado de prisão contra o estudante de Educação Física José Wilson Mendonça Messias de Figueiredo, o Zezinho, acusado de matar o médico Marcos Spínola Ramos, em fevereiro do ano passado, no carnaval de Salvador.
A vítima era de Juazeiro e foi morta ao tentar recuperar uma corrente roubada de um primo ao sair de um camarote. Instrutor de uma academia na capital baiana, Zezinho foi preso em casa, em Stella Maris, por investigadores do Grupo de Apreensão e Captura (Grac), na residência de seu pai.
De acordo com as investigações da polícia, Zezinho é usuário de drogas e comprava entorpecentes com a quadrilha de Arthur Barbosa Pacheco, o Arthurzinho. A quadrilha foi desarticulada em dezembro passado numa operação no Alto da Sereia, segundo a delegada Mariana Ouais.
Maria diz que Zezinho estava junto com o bando e foi um dos agressores e responsáveis pelo latrocínio. Ele teria dado um soco no médico, que já caiu desacordado e continuou sendo agredido por alguns integrantes da quadrilha. “Zezinho” já foi encaminhado ao sistema prisional.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia será comandada pelo PR, anunciou o deputado federal José Rocha, presidente estadual do partido. Indicação da legenda, o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Pedro Galvão, assumirá a pasta, anteriormente comandada por Domingos Leonelli.
O socialista deixou a Setur depois que o PSB se tornou um adversário eleitoral do governo, com o lançamento da candidatura da senadora Lídice da Mata à sucessão de Jaques Wagner. “Habemus secretário. O governador confirmou o nome”, disse o parlamentar. A definição saiu ontem, após reunião com Wagner.
A mudança no Turismo é apenas uma das alterações que Wagner precisará fazer em sua equipe, já que muitos secretários disputarão as eleições deste ano. A data estipulada pelo governador para o anúncio dos que deixarão a administração estadual é até esta quarta-feira, 15.
Apesar de o chefe do Executivo baiano negar a existência de uma reforma do secretariado, mudanças estão previstas em pelo menos dez secretarias. A princípio, os titulares que concorrerão a cargos políticos precisariam deixar seus postos apenas no começo de abril, segundo a legislação eleitoral.
No entanto, os únicos que devem permanecer em suas funções até lá são o vice-governador Otto Alencar, secretário de Infraestrutura, e o próprio Rui Costa. Entre os nomes já confirmados pela Secretaria de Relações Institucionais para deixar o governo, estão Jorge Solla (Saúde), Eduardo Salles (Agricultura), Paulo Câmera (Ciência e Tecnologia), Robinson Almeida (Comunicação), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Elias Sampaio (Promoção da Igualdade). Informações do jornal A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes vêm tendo dificuldade para entrar em algumas casas (foto Pedro Augusto)
Agentes vêm tendo dificuldade para entrar em algumas casas (foto Pedro Augusto)

Um fato ocorrido na semana passada no bairro Sarinha, onde um idoso foi espancado por um bandido que se fez passar por agente de combate à dengue, levou alguns moradores de Itabuna a se recusar a abrir a porta para os profissionais que atuam no controle dos focos da doença. A situação é preocupante e acendeu sinal de alerta na Secretaria Municipal da Saúde, principalmente porque o verão é a época do ano na qual o Aedes aegypti mais se reproduz.
Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura divulgou nota, recomendando medidas que o morador deve adotar para receber o agente com mais tranquilidade. Segundo a nota, é preciso verificar se o profissional porta documentos de identificação, bem como se usa farda e mochila com o brasão do município.
Se a desconfiança persistir, o morador pode ligar para o Departamento de Vigilância à Saúde e confirmar a identidade do funcionário. O número é 3617-5692.
De acordo com o coordenador de Combate a Endemias,  servidores vêm tendo dificuldade para entrar em certas residências. “Os agentes não estão tendo acesso a algumas casas e isso é preocupante. Cada casa pendente representa um foco com raio de ação do mosquito em até 100 metros”, adverte.

Tempo de leitura: 2 minutos

capoeiragemSerá realizado no Forte da Capoeira-Santo Antônio, em Salvador, desta quarta-feira (15) até sábado (18), o IV Festival Internacional de Capoeiragem. O evento reúne a elite mundial da capoeira e conta com a presença de mestres, contramestres, educadores, estudantes, praticantes e convidados de todos os continentes.
O festival, que tem a empresa Cidadelle como patrocinadora, é considerado um dos maiores eventos internacionais da capoeira. É uma promoção do Grupo CTE Capoeiragem, dirigido pelo Mestre Balão, e tem como objetivo a vivência e o intercâmbio entre vários países. Na programação, haverá palestras, cursos, turismo e oficinas de movimentos, percussão, música, ritmo e apresentações de vídeos que abordam a cultura, a arte e a história da capoeira no Brasil e no mundo.
O encontro terá tendas com artesanato e comidas típicas, além do Espaço Criança. Na abertura, serão homenageadas duas grandes personalidades: o historiador Fred Abreu (in memoriam) e Mestre Gigante, o mais antigo do mundo. As inscrições serão realizadas no local até 30 minutos antes de iniciarem as atividades do dia. As oficinas do Espaço Criança serão gratuitas.
A diretora de Marketing da Cidadelle, Martina Teixeira, afirma que o patrocínio ao evento tem a ver com a proposta da empresa de “participar do fortalecimento da cultura e do turismo baianos, além de integrar pessoas de várias procedências quanto ao papel histórico de Salvador como centro das culturas e artes afrobrasileiras”. No sul da Bahia, a Cidadelle tem apoiado eventos culturais de música e teatro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Projeto incentiva a leitura na comunidade tupinambá
Projeto incentiva a leitura na comunidade tupinambá

Levar o hábito da leitura à tribo Tupinambá de Olivença é o objetivo do projeto “Biblioteca Itinerante Oca Cultural”, lançado nesta segunda-feira (13) na reserva ecológica indígena Estância das Fontes, em Olivença. A proposta é uma iniciativa do Instituto dos Povos Indígenas da Bahia e está integrada ao Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Coordenador pedagógico do projeto, o tupinambá Cláudio Magalhães diz ser necessário inserir no cotidiano dos jovens da comunidade, abordagens que enfoquem temas como saúde, drogas, meio ambiente, direitos humanos e a história dos índios da Bahia e do Brasil. Para isso, ele considera essencial incentivar a prática da leitura.
“Exercitar a leitura como prática democrática é fundamental na formação do senso crítico e da cidadania”, salienta Magalhães.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Conforme noticia o Blog do Thame, uma carga de 12 mil toneladas de cacau, proveniente de Gana, está sendo desembarcada no Porto de Ilhéus. Metade do carregamento é destinada à Nestlé e a outra parte será dividida igualmente entre a Barry Callebaut e a Cargill.
A importação de cacau por uma região que já foi a maior produtora mundial do produto foi motivo de protestos no ano passado, mas as indústrias alegam que precisam do cacau africano para evitar queda na atividade do parque moageiro e, consequentemente, demissões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do G1
A Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE) informou por meio de nota que vai pedir “punição máxima” ao policial civil João Batista Félix de Castro, suspeito de agredir com uma cabeçada e quebrar o nariz de a advogada Elizâgela dos Santos em Canindé, no interior do Ceará. João Batista também é vereador de Paramoti, um acúmulo de cargos ilegal, conforme a Constituição Federal, lembra a OAB, em nota.
A decisão é do presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, depois de tomar conhecimento do caso, apresentado pelo Centro de Apoio e Defesa do Advogado da Ordem. Valdetário afirmou que o órgão vai pedir também a cassação de João Batista. O G1 tentou entrar em contato com o suspeito, mas ele não foi localizado na Delegacia Municipal de Caridade nem na Câmara Municipal de Paramoti, locais em trabalha.
Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Agência Brasil
O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.
Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há um clima de revolta no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), após as eleições para reitor e novos dirigentes. Desconfia-se que será escolhido para a reitoria da instituição o menos votado no pleito realizado em dezembro. 
Geovane Barbosa do Nascimento obteve 45,64% dos votos, mas a reitoria deve cair no colo de Nilton de Santana dos Santos, que amealhou 26,09% dos votos.
O grupo ligado a Geovane Barbosa promete protesto na reitoria em Salvador, nesta terça (14), às 8h, na reitoria do Ifbaiano. A definição quanto a quem vai assumir a reitoria – se Geovane ou Nilton – será dos conselheiros.