Gleyde de Jesus Freire, de 33 anos, morreu enquanto lavava roupa, em Itapetinga, no sudoeste baiano. A causa da tragédia pode ter sido, conforme testemunhas, uma instalação elétrica malfeita. A fiação da máquina de lavar roupa estava conectada a um cabo de energia emendado.
A hipótese é que ela tenha morrido após sofrer descarga elétrica ao tocar na fiação. O acidente ocorreu na Rua Nova República, no Bairro Vila Isabel. Segundo testemunhas, Gleyde estava descalça e com a roupa molhada. A tomada estava sobre o peito da vítima, conforme uma moradora disse ao site Itapetinga Repórter.
Gleyde chegou a ser socorrida por uma equipe do Samu 192, que tentou reanimar a dona de casa. O corpo foi encaminhado para a polícia técnica em Vitória da Conquista.
CONTRATE UM PROFISSIONAL
A orientação é para que sempre a instalação seja feita por um profissional da área. Além do fio emendado, a máquina de lavar roupa ficava na área externa e industriária usava uma extensão, quando, conforme profissionais, este recurso deve ser evitado para equipamentos como máquina de lavar, micro-ondas e geladeiras.
Tanto extensões como os famosos “tês” não podem ser usados para evitar sobrecarga e curtos-circuitos. Outra recomendação é que eletrodomésticos não sejam ligados sem antes ativar o sistema de fio terra.
Em casos como o que causou a morte de Gleyde, há um outro cuidado adicional a ser tomado: a rede hidráulica. O encanamento correto da máquina de lavar evita dores de cabeça e diminui riscos de choque.