Tempo de leitura: 2 minutos

Sacos e garrafas plásticas recolhidos de bueiros hoje.
Sacos e garrafas plásticas recolhidos de bueiros hoje.

A chuva de ontem provocou diversos transtornos em bairros e na região central de Itabuna. Hoje, operários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) reforçaram o trabalho de limpeza de bueiros e bocas de lobo.
O que é retirado das bocas de lobo revela muito bem porque nossas ruas alagam e temos cenário vergonhoso como o de ontem. De lá, recolheram sacos e garrafas plásticas. É como tratamos nossa cidade, é como vivemos.
O cidadão compra um salgadinho e um suco e usa a calçada ou a rua como depósito de lixo. Certo que, às vezes, a lixeira não existe ou está lotada. Bebeu o refrigerante ou água, o chão é o destino. E sem nenhuma cerimônia.
Cena mais comum é o cidadão em carro luxuoso – ou nem tanto – abrir a janela e lançar a latinha ou saco de salgadinho na rua. Aí, choveu, todo o lixo é carreado para as bocas de lobo, bueiros… Como as redes de drenagem já não são nenhuma maravilha, criamos as condições para o caos. E, se vacilar, o “porquinho” ainda é capaz de reclamar (apenas) do poder público.
Água alagou rua e tomou calçada da Cinquentenário ontem (Reprodução Facebook).
Água alagou rua e tomou calçada da Cinquentenário ontem (Reprodução Facebook).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *