Tempo de leitura: < 1 minuto
UFSB instala conselho (Foto Gabriel Oliveira).
UFSB instala conselho social (Foto Gabriel Oliveira).

Da Coluna Tempo Presente, A Tarde

Palco de uma coletânea de más notícias desde que a vassoura-de-bruxa aniquilou a economia, a região cacaueira vislumbra novos e positivos horizontes. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja reitoria fica em Ferradas, em Itabuna, onde Jorge Amado nasceu (e ele dá nome ao campus), é quem está dando o up grade, não só pelo que irriga de dinheiro (salários de professores, funcionários, investimentos e por aí), mas principalmente pelas políticas traçadas.

O reitor lá é Naomar Almeida, de bela passagem pela Ufba. Após ter construído um quadro de 160 professores, ontem à tarde, ele empossou o Conselho Estratégico Social.

– É uma representação que inclui rigorosamente todos os segmentos, ONGs, movimentos sociais, a Ceplac como parceiro institucional, até Walter Schalka (presidente da Suzano, empresa de celulose). É um fórum social para discutir a integração da universidade com a sociedade. Em suma, é simplesmente o mais ousado processo de interação dos centros acadêmicos com a vida real já visto aqui.

Ceplac na parada
A Ceplac, que no rastro da agonia do cacau chegou a ser uma espécie ameaçada de extinção, está interagindo de corpo e alma com a UFSB. O superintendente Juvenal Maynart diz:

– Além de estarmos juntos no Parque Tecnológico, o Centro de Formação Agroflorestas vai ser aqui.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *