Tempo de leitura: < 1 minuto
Aplicativo será usado para diagnóstico da dengue em Ilhéus e Itabuna (Foto Divulgação).
Aplicativo será usado para diagnóstico rápido de dengue.

Os dois maiores municípios do sul da Bahia registraram 4.239 casos de dengue somente em 2015, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Itabuna tem 1.594 casos, mais de 500 deles registrados nos últimos quatro dias. Ilhéus tem maior número de casos – 2.645.

Medidas emergenciais foram discutidas por Estado e municípios nesta quinta (26). Os dois municípios terão equipamento que permite o diagnóstico da dengue em apenas 20 minutos.

Tradicional arma contra a dengue, o “fumacê” será usado nos dois municípios, segundo o subsecretário estadual de Saúde, Roberto Badaró.

“Além de agilizar o diagnóstico, com a utilização do aplicativo será possível definir as áreas com maior risco de dengue e concentrar os esforços na prevenção”, disse Badaró.

A situação é de surto epidêmico nas duas cidades. Há duas semanas, o Ministério da Saúde divulgou dados que já sinalizavam que Itabuna teria epidemia de dengue. Um levantamento rápido que identifica a presença de larvas do Aedes aegypti, o LIRAa, detectou infestação em 17,8% dos lares urbanos de Itabuna, o que dá média de quase 18 a cada 100 casas visitadas.

Ainda de acordo com a Sesab, o governo federal liberará R$ 143 mil para ações emergenciais de combate à dengue em Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *