Tempo de leitura: 3 minutos

marco wense1Marco Wense

 

PT e PCdoB é uma velha história de amor e ódio. Não tenho nenhuma dúvida de que estarão de mãos dadas na sucessão de 2016. A união dos vermelhinhos é imprescindível para a sobrevivência política do petismo e do comunismo.

 

 

A exoneração do coordenador do Detran em Itabuna, subtenente Gilson Nascimento, indicado pelo PCdoB, me fez lembrar da música “Pode vir quente que estou fervendo”, composta por Carlos Imperial e interpretada pelo rei Roberto Carlos e o tremendão Erasmo Carlos.

O suplente de deputado federal Davidson Magalhães, líder inconteste do comunismo no sul da Bahia, pré-candidato à sucessão do prefeito Claudevane Leite, abriu o verbo contra o PT e sua articulação política.

Davidson Magalhães parecia aquele de priscas eras, do saudoso tempo agitado da política estudantil, gesticulando e bradando em voz alta: “Isso é um absurdo, vai ter troco”.

Já fui o alvo preferencial dos seus inflamados e frenéticos discursos na então FESPI, hoje Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), quando candidato à presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do DA de Direito. Perdi no primeiro embate, mas sair vitorioso no segundo. Não foi fácil enfrentar os aguerridos meninos do PCdoB. Eu era do PDT, brizolista convicto, mas os danados diziam que eu era da “direitona”. Ser de direita naquele tempo, no ambiente estudantil, era suicídio político.

Sobre o deputado estadual petista Rosemberg Pinto, responsável pela indicação do novo diretor do cobiçado órgão, Davidson disse que “o rapaz não tem nenhuma representatividade, não teve nem três mil votos entre Itabuna e Ilhéus”.

E mais: 1) “… não vamos fazer a transferência do cargo, isso é uma agressão ao resultado da eleição de Itabuna, Ilhéus e Região, uma agressão aos 17 mil votos que tivemos”. 2) “… é por este tipo de coisa que o PT está isolado. É esse tipo de atitude que dificulta aliança com o PT”. 3) “… vai ter troco, vai ter troco”. 4) “… não tenho medo de ameaça nenhuma ao meu mandato”.

O “vai ter troco” foi o desabafo que mais pontuou no duro discurso do prefeiturável. Tiririca da vida, um pouco nervoso, Davidson lembrava um ACM versus Waldir Pires.

Qual seria o “troco” de Davidson Magalhães? Foi o questionamento mais ouvido do pós-descarrego. No início, todos pensavam que o “troco” seria o fim do diálogo com o também pré-candidato Geraldo Simões.

Davidson, no entanto, sabendo que o PCdoB precisa do PT e vice-versa, tratou logo de isentar o PT de Geraldo Simões: “O PT fez um absurdo em Itabuna, não digo que é o PT de Itabuna”.

Como uma espécie de advogado de Geraldo Simões, Davidson foi mais além: “Tem gente querendo ocupar o espaço do ex-deputado, não vão nos jogar contra Geraldo Simões aqui em Itabuna”.

Sobre o SAC, o alvo foi o “companheiro” Aldenes Meira, presidente da Câmara de Vereadores: “Quem do PCdoB quiser se assanhar para indicar cargos lá, vá se assanhar sozinho”.

Não satisfeito, deu mais uma chapuletada em Aldenes: “Se alguém quiser fazer individualmente, que faça, mas não em nome do partido, e vai ter as consequências políticas e eleitorais do partido”.

De todo o imbróglio, dessa mixórdia tupiniquim, podemos tirar duas pertinentes perguntas: Geraldo Simões abriria mão da sua candidatura  para apoiar Davidson, indicando Juçara Feitosa como vice? Aldenes Meira vai desistir da nomeação do SAC?

PT e PCdoB é uma velha história de amor e ódio. Não tenho nenhuma dúvida que estarão de mãos dadas na sucessão de 2016. A união dos vermelhinhos é imprescindível para a sobrevivência política do petismo e do comunismo.

Comecei o artigo citando Roberto Carlos. Termino com um trecho da música de Fábio Júnior que lembra a relação do PT com o PCdoB: “… as metades da laranja, dois amantes, dois irmãos, duas forças que se atraem…”.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

2 respostas

  1. Até hoje os comunistas e o PT são os ratos,estão brigando pra um engoli o outro,
    mas,porem,quando o assunto é outro partido político ameaçar ambos,os mesmos se unem em prol de sobreviver.

    De fato no (DCE) da (UESC) eu presenciei as brigas das galinhas,era ambos partidos disputando espaços,eu novinho com 21 anos e participei com os então colegas,dentre os quias,Davi Pedreira,Déa Jacobina,Elenilson e outros, o que sinto saudade da doce Déa Jacobina,já que vejo Davi Pedreira e Elenilson todos os dias.

    Entretanto,uma indelével lembrança que ocorreu um debate no interior da UESC e presente Javier Alfaya,Haroldo Lima e outros do PT, Todos presentes com uma Capa da Revista Veja,os comunistas e petistas.

    Lembro me,que na Capa da Revista,têm uma fotografia de um General e todos rasgavam os cobertores literalmente de profícuos elogios a revista Veja.

    O tempo passou e hoje os comunistas e o PT sataniza a Revista Veja,mas o tempo passou pra mim também e eu continuo amando a Revista Veja.

    Portanto quem mudou?

    O que sei que o estudo transforma as pessoas,mas o caráter não,será que o caráter só o meu que não mudou?

    Outra passagem indelével no meu 1º dia de aula,o professor perguntou na sala,a mesma tinha 45 alunos. Quem domina o mundo?
    Ninguém foi capaz de responder e o professor respondeu; Quem domina o mundo é quem detém o poder de dominar a tecnologia. Era os Estados Unidos da América,até
    hoje não é mesmo?

    O professor acrescentara; Vocês estão chegando aqui como se fosse um burro carregando uma carroça,só enxerga pra frente,vocês vão sair da qui,vendo o mundo
    todo ao seu redor.É justamente desta forma que eu vejo o mundo,mas o meu caráter
    é o mesmo.

    Se a minha doce colega Déa Jacobina,ler este comentário,mando um beijo pra você doce colega guerreira.

  2. Muito bom artigo Wense. Acho importante o PT e PC DO B se entenderem, mas o viável hoje para essa aliança seria a candidatura de Geraldo Simões a prefeito de Itabuna, e um possível um apoio a Davidson a Câmara Federal em 2018.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *