Tempo de leitura: 2 minutos

DiadO Ministério Público do Trabalho (MPT) sediou na última sexta-feira (25) reunião com diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada para debater a inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Mais de 60 representantes de empresas privadas foram informados sobre como oferecer vagas de trabalho no SineBahia, sistema público de intermediação de mão de obra.

A meta é garantir o maior número possível de oportunidades de contratação para o Dia D de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados do INSS, que em toda a Bahia acontece na próxima sexta-feira, dia 2 de outubro nas unidades do Sine Bahia. Mais de 700 vagas de emprego já estão disponíveis.

O Dia D é dedicado exclusivamente pelo Sine para o atendimento desse público. “Muito além do cumprimento das cotas mínimas pelas empresas, a ação procura conscientizar a sociedade, cidadãos e empresas para a necessidade de oferecer a essa parte da população oportunidades de inclusão profissional e social”, explicou a procuradora Flávia Vilas Boas, que coordenou a reunião.

Além de Salvador, os municípios de Itabuna, Jequié, Irecê, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães também irão aderir ao dia D nos seus estabelecimentos do Sine (Sistema Nacional de Emprego). Essa já é a 3ª edição na Bahia, a iniciativa já acontece desde 2013. No dia comparecerão a Setre, o INSS, a Apae, Fieb, além de outras entidades e órgãos públicos.

Qualquer pessoa com limitações físicas ou cognitivas pode se cadastrar para concorrer a uma vaga de emprego nas empresas parceiras, mas para integrar a cota destinada a essa público em empresas com mais de cem funcionário, que varia de 2% a 5%, é preciso terá deficiência documentada.

Para se candidatar a uma das vagas de emprego, é só ir ao posto do Sine de uma das cidades que terão a iniciativa, portando carteira de trabalho, RG, CPF e, no caso de beneficiário reabilitado do INSS, certificado emitido pelo órgão, e fazer ou atualizar cadastro no Sistema MTE Mais Emprego. No Dia D, também acontecerá no próprio Sine, a confecção de carteira de trabalho para os que não tiverem ainda.

As empresas que não participaram da ação podem se cadastrar no Sine para fazer seleção e contratação de pessoas com deficiência, usando o espaço do órgão.

Para se cadastrar, podem entrar em contato com a equipe responsável do SineBahia pelos números:  Salvador (71) 3452-5353; Barreiras: (77) 3611-1102/8566; Jequié: (73) 3527-5996; Itabuna: (73) 3613-9775; Irecê: (74) 3641-3191; e Luís Eduardo Magalhães (77) 3628-1942.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.