Tempo de leitura: 2 minutos
Eric Ettinger entregou carta de exoneração.
Eric Ettinger: carta de exoneração pronta.

Divergências em repasses para o Hospital de Base levaram o secretário da Saúde de Itabuna, Eric Ettinger, a pedir exoneração. O titular da Pasta se negou a cumprir determinação do prefeito Claudevane Leite para diminuir valor do contrato da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e aumentar repasse ao Hospital de Base.

Vane disse a Ettinger que a decisão era política e não técnica. O próprio SUS determina que os hospitais públicos têm prioridade no repasse de recursos e convênios, porém a prefeitura não tem repassado o valor contratualizado com o Hospital de Base. Ettinger alertou Vane para a necessidade de execução dos contratos. Ontem à tarde, secretário e prefeito se reuniram e o prefeito manteve a posição de repassar mais recursos para o hospital público.

Paulo Bicalho.
Paulo Bicalho.

Pelo menos três nomes estão cotados para substituir Ettinger. O nome preferido do prefeito é o do presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Paulo Bicalho. A fundação é mantenedora do Hospital de Base.

Bicalho, no entanto, dependeria de respaldo do PCdoB, tido como o “dono” da secretaria. Para os cururus, o médico e diretor do Hospital de Base seria muito ligado ao ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Simões. O comando do partido teria diminuído as resistências ao nome do médico.

A gestão de Bicalho é reconhecida e até houve movimento dos funcionários do Base para que ele não pedisse exoneração do cargo.

Outros dois nomes são o médico Almir Gonçalves e o secretário interino da Administração, Wellington Rodrigues (Leléu).

Atualizado às 11h

Respostas de 3

  1. Poxa gente leleu não.
    Leleu só tem o ensino fundamental.
    Toda a experiência profissional dele é com vendas.
    Foi balconista na casul moda masculina.

  2. E LUCIANA PINHEIRO??? QUANDO É Q ESSE PREFEITO E ESSE PCDOB VÃO ENXERGAR Q ELA É A MELHOR P/ ASSUMIR ESSA SECRETARIA??? ACORDEM OU VÃO CHEGAR AO 10° SECRETARIO EM 4 ANOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *