Tempo de leitura: 3 minutos
Contrariando discurso histórico, Rui Costa defende privatização da Emasa (Foto Manu Dias/GovBA).
Contrariando discurso histórico, Rui Costa defende privatização da Emasa (Foto Manu Dias/GovBA).

O governador Rui Costa assumiu, de vez, a intenção de privatizar a gestão do saneamento em Itabuna por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A solução defendida por ele é que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) seja assumida pela Embasa e, daí, repasse o serviço para ser administrado por uma empresa privada. As conversas iniciais indicam que pode ser a OAS.

– Das grandes cidades do interior, Itabuna é a que tem a pior situação de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Estamos conversando com o município para que isso venha para o estado e possamos proporcionar ao povo itabunense condições dignas de saneamento básico – afirmou Rui Costa durante encontro que reuniu representantes da imprensa de Salvador.

O estado, porém não assumirá o serviço. A manobra jurídica envolverá a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que repassaria o serviço de água e saneamento em Itabuna para a iniciativa privada.

A defesa da privatização do saneamento já havia sido feita pelo governador Rui Costa na primeira visita feita a Itabuna, em janeiro deste ano, quando inaugurou o novo posto do SAC, no Shopping Jequitibá. Se antes o governador falava da possibilidade de uma gestão compartilhada com a Embasa, Rui passou a defender PPP. O discurso contraria movimentos sociais e entidades ligadas à questão do saneamento.

Para Rui, “as PPPs podem viabilizar a chegada da água a lugares críticos da Bahia”, disse. Numa nota enviada pela Secretaria Estadual de Comunicação, o governo diz considerar que “claramente que a concessão dos serviços de saneamento básico pode ser a saída para a solução da falta de água e a recuperação do Rio Cachoeira, que virou um grande esgoto a céu aberto em Itabuna”.

PT FOI CONTRA PPP DA ÁGUA NO PERÍODO FG

Everaldo foi dos mais aguerridos contra privatização da Emasa.
Everaldo foi dos mais aguerridos contra privatização da Emasa.

O discurso do governador Rui Costa de defesa da concessão do serviço de água contraria discurso histórico do PT e de lideranças do partido em Itabuna. O ex-prefeito Geraldo Simões sempre foi contrário ao sistema de concessão da Emasa.

Na década de 90, quando o ex-prefeito Fernando Gomes tentou a concessão da Emasa, Geraldo, movimentos sociais, vereadores como Everaldo Anunciação, hoje presidente do PT da Bahia, fizeram intensa campanha contra.

Os petistas entendiam que o serviço ficaria mais caro e, apontando panorama que perdura até hoje, as empresas visam o lucro e muitas empresas que assumiram o serviço acabaram saindo do negócio, mesmo em cidades europeias. No Brasil, o histórico é ainda mais desanimador.

Erick: Sindae é contrário à privatização.
Erick: Sindae é contrário à privatização.

Em Itabuna, quem se posiciona, oficialmente, contra a concessão é o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia (Sindae), ligado ao PT.

O coordenador regional, Erick Maia, foi dos responsáveis pelo adiamento da Conferência Municipal de Saneamento para janeiro em virtude da relação entre plano de saneamento e tentativa de privatização da Emasa.

Segundo ele, faltava transparência do governo ao debater a questão.

Respostas de 7

  1. Tá aí uma “acertada” do pt! Agua – Emasa (saneamento) e Saude (Hosp. de Base,que é regional), são de responsabilidade do Estado e não de um município.
    (Se o Base for só p atender o mun. de Itabuna, entaão, permanece, municipalizado… se for para atender os 77 municípios do sul, sudoeste etc… e tal.. então, É ESTADUAL.
    Entrega, Itabuna, ao Estado. O gestor não erra com isso.
    (Vão aparecer alguns abestalhados de sindicato e de “brogs”, mas, depois, passa).

  2. Dr.Waldir Pires,fez pior,vendeu a Sulba,a Coelba o Dr.Paulo Souto privatizou,o PT
    fez um terrorismo,era protesto e manifestação que a polícia metia o porrete nos lombos dos então baderneiros,entre os quais,o governador,Rui Costa.

    “É a vida e ela só vivida no aprendizado da própria vida”

    Poeta desconhecido!

  3. Se um sistema não está dando certo, muda-se o sistema, o que não pode é ficar a população prejudicada e sofrendo por causa dessa discussão estéril num momento de quase desespero no que diz respeito ao abastecimento de água de um cidade do porte e da importância de Itabuna que exige uma ação rápida e inadiável. Ninguém é mais conservador que o PT e as ditas esquerdas, ninguém é mais reacionário e retrógado que o PT e as ditas esquerdas, a eles, não interessa o progresso, é só ver as ideologias e tipos de governos que eles apoiam, onde predominam a mentira e o atraso. Surprende-me, pois, as declarações do governador Rui Costa sobre a privatização e o seu apoio a ela, daí imaginar que, por trás desse apoio, deve ter algum interesse outro que ainda não se dá para perceber, Na verdade, diante de tudo que se assiste patrocinado pelos governos petistas, qualquer ação prometida deve-se aguardar a sua realização. Particuçarmente não acredito em nenhuma conversa de governos petistas e razões para tal é que não faltam. Aguardemos pois o desfecho de mais um grave problema que ameaça essa importantíssima cidade de Itabuna que em meio a crise em que se ver envolvida, consegue enfrentá-la. Gosto e admiro muioto ITABUNA, daí a minha preocupação e participação nos debates sobre os problemas graves que a efetam e que não têm merecido das nossas autoridades as respostas desejadas.

  4. Acho que a responsabilidade da água tem quer ser do governo do estado.o problema que o município nunca quis ceder porque a emasa e uma segunda prefeitura para desvios enquanto não tomar uma decisão sempre será assim . Digo também estão perdendo tempo tem que agir aproveitar o momento da seca e fazer a barragem acontecer urgente uma não várias barragens e o governo estadual tem competência e condições de fazer isso sr.prefeito e vereadores seja inteligente devolva ao povo de itabuna a confiança que te deram tenha esse voto de retribuição e passe essa responsabilidade para o governo

  5. quem vai querer comprar uma empresa falida, com um rede antiga e que perde 50%do que produz em ligações clandestinas , com rompimento na velha tubulação? perderam a chance de fazer isto ha 20 anos atras quando se tinha dinheiro e interessados , agora é conviver com o atraso , a falta de agua em Itabuna .
    Pergunte ao Geraldo Simoes como ele pretendia instalar uma fabrica de suco propagandeado quando sua esposa era candidata se não tinha agua ja naquela epoca em Itabuna, os canalhas petistas devem explicação como o atraso da barragem que prometeram e não saiu do papel .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *