Tempo de leitura: 2 minutos

Eric Nepomuceno em Carta Maior

O que mais impressiona – e preocupa – na agressão verbal que um grupo de garotões cuja profissão principal é ser filho de pai rico lançou contra Chico Buarque na noite da segunda-feira, 21 de dezembro? Três coisas. Primeiro, a extrema fúria dessa direita desgarrada que acaba de sair do armário embutido. Segundo, a facilidade com que repetem o que dizem os grandes meios de comunicação. E terceiro, a incapacidade para qualquer gesto minimamente civilizado.

Chico saía de um jantar com amigos quando, ao buscar um táxi, passou a ser chamado de ‘petista’. Ouviu a repetição de clichês idiotas repetidos à exaustão pelos meios de incomunicação e pelos deformadores de opinião. A um dos garotões ele respondeu com humor. Dizia o valentão que defender o PT quando se mora em Paris é fácil. ‘Você mora em Paris?’, perguntou Chico. E o rapaz respondeu: “Não, quem mora em Paris é você!’. Chico, então, perguntou: ‘Você andou lendo a Veja?’. A ironia continua sendo uma válvula de escape. Mas para ter ironia é preciso inteligência, artigo definitivamente raro na praça.

Não foi a primeira nem a décima agressão verbal que ele e seus amigos ouvem, todas relacionadas ao PT, a Lula e a Dilma. O mais recomendável é, sempre, fazer ouvidos moucos. Mas também essa regra tem suas exceções. O episódio de segunda-feira foi inevitável: Chico estava no meio da rua, é pessoa pública, reconhecível a milhas marítimas de distância.

Mais grave é saber que não foi a primeira nem a decima ocasião, e também não terá sido a última. O país está polarizado como poucas vezes esteve nos últimos 50 ou 60 anos. O grau de agressividade, de furiosa intransigência dessa direita recém-saída de um imenso armário – certamente embutido – é o que mais chama a atenção. E preocupa. Muito. Dizer na cara de alguém ‘Você é um merda’ pode ter consequências sérias. Chico sabia e sabe que qualquer reação à altura não faria outra coisa que atiçar ainda mais a fúria dessa direita desembestada, fartamente alimentada pela grande imprensa. Até nisso a direita recém assumida em sua verdadeira essência é covarde. Até quando?

O país se acostumou às tristes cenas de violência entre torcidas organizadas no futebol. Elas pelo menos têm a decência de se uniformizar, ou seja, é fácil identificar o adversário à distância.

Essa direita troglodita, não. Ataca à traição. E sabe que figuras públicas como as que foram atacadas à sorrelfa não costumam reagir, para não alimentar a sede mesquinha dos escrevedores de intrigas.

Há poucos registros, que eu me lembre, de alguém que tenha saído do armário com tanta sede de ação. Cuidado com eles: tantas ganas reprimidas, quando subitamente liberadas, desconhecem limites.

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor, estava com Chico no episódio relatado

Respostas de 25

  1. Infelizmente a mídia irresponsável Globo, Veja e Folha, através das suas reportagens mentirosas que avacalha imagem de pessoas nesse Brasil, onde colocam bandidos herói invertendo valores, essas medidas de Comunicação, ficam disseminando ódio,irá,cólera e ogeriza nessa mentes criminosas desses marginais onde essas medidas de meio de Comunicação não mostra para sociedade brasileira origem dessas riqueza que enriqueceram seus avôs e pai, mas elas esconde o famoso Brasinvest que deu tombo em brasileiros inocentes, como PROER de FHC, salvou muitos banqueiros falidos enterrando 40 bilhões reais dos contribuintes, meia dúzia de imbecis não pode impor sua vontade nos 54 milhões de eleitores.

  2. A história do avô do rapaz que ofendeu Chico>

    Luis Nassif
    Atualizado às 15:10

    O primeiro instante de celebridade do neto foi fotografar-se aos beijos com o ex-jogador Ronaldo.

    O rapaz que ofendeu Chico Buarque é pouco informado sobre as aventuras de seu avô, Mário Garnero com o PT.

    Garnero foi uma liderança estudantil importante. Depois, casou-se com uma herdeira do grupo Monteiro Aranha e passou a representar o sogro no capital da Volkswagen. Lá, como diretor de Recursos Humanos, conheceu e aproximou-se de Lula e dos sindicalistas do ABC.

    Mas toda sua carreira foi pavimentada no regime militar.

    Foi responsável por um seminário internacional em Salzburg, visando vender o país aos investidores externos no momento em que os ecos do Brasil Grande projetava a imagem do país no mundo.

    Do seminário nasceu o Brasilinvest, um dos primeiros bancos de investimento do país tendo como acionistas diversos grupos internacionais. Garnero arrebentou com o banco desviando recursos para holdings fantasmas, como forma de se capitalizar para conquistar o controle absoluto da instituição. Quando terminou a operação, viu-se dono de um banco quebrado.

    Antes disso, era o menino de ouro dos militares. Tornou-se num anfitrião de primeiríssima acolhendo em sua casa, ou em um almoço anual nas reuniões do FMI, a fina nata do capitalismo mundial. Tornou-se, de fato, um dos brasileiros mais bem relacionados do planeta. Mas jamais conseguiu transformar o relacionamento em negócios legítimos. Não tinha a visão do verdadeiro empreendedor. Terminou cercado por parceiros de negócio algo nebulosos, principalmente depois que passou a perna dos demais acionsitas do Brasilinvest, grandes corporações internacionais.

    Acabou se convertendo na bomba relógio que João Batista Figueiredo deixou para Tancredo Neves. A desmoralização final dos militares foram os escândalos da Capemi, brilhantemente cobertos para a Folha pelo nosso José Carlos de Assis.

    Figueiredo impediu Delfim Netto de ajudar Garnero, vaticinando: o Brasilinvest será a Capemi do Tancredo (correção: o lobby de Garnero vinha de outros setores do governo; Delfim, mesmo, detestava-o) . A razão maior era a presença, no Conselho de Administração, de Aécio Cunha, pai de Aécio e genro de Tancredo (correção: foi outro genro de Tancredo, Ronaldo do Valle Simões, personagem muito mais polêmico do que Aecio Cunha) . E também de personagens de peso na vida nacional da época, como o presidente da Volskwagen Wolfgang Sauer, Helio Smidt, da Varig e o publicitário Mauro Salles.

    Colhi depoimento de Sauer sobre o episódio e testemunhei o alemão de ferro chorar na minha frente pela traição do amigo Garnero.

    Percebendo a armadilha, Tancredo incumbiu seu futuro Ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, de não facilitar em nada a vida da Brasilinvest. Sem o amparo do futuro presidente, o Brasilinvest afundou.

    Já no governo Sarney, da derrocada de Garnero valeu-se Roberto Marinho para tomar-lhe o controle da NEC Telecomunicações.

    Depois disso, continuou a vida tornando-se uma espécie de João Dória Junior internacional. Aos encontros anuais da Brasilinvest comparecia a fina flor do capitalismo – e modelos belíssimas. Aliás, a capacidade de selecionar mulheres era uma das especialidades de Garnero, que conseguiu um encontro de Gina Lolobrigida para seu sogro.

    No início do governo Lula, Garnero valeu-se da familiaridade dos tempos de ABC para se aproximar de José Dirceu, ainda poderoso Ministro da Casa Civil. A aproximação lhe rendeu prestígio e bons negócios.

    Graças a ela, conseguiu levar o Instituto do Coração para Brasília, em um episódio controvertido que estourou tempos depois, com boa dose de escândalo. Aliás, até hoje respondo a um processo maluco do Mário Gorla, o sócio de Garnero no empreendimento. Esteve também por trás dos problemas do Instituto do Coração em São Paulo.

    Quando os chineses começaram a desembarcar no Brasil, fui procurado por analistas da embaixada da China interessados em informações sobre o país. E me contaram que estavam conversando com um BNDES privado. Indaguei que história era essa. Era o Brasilinvest – na ocasião um mero banco desativado, localizado em uma das torres do conjunto Brasilinvest na Avenida Faria Lima. Não sabiam que Garnero já se desfizera totalmente do patrimônio representado pelas torres. E tinha um banco de fachada.

    Garnero ajudou na aproximação de Dirceu com parte dos empresários norte-americanos. Na véspera do estouro do “mensalão” Dirceu já tinha uma viagem agendada para Nova York organizada por ele.

    Sem conseguir se enganchar no governo Lula, Garnero acabou se dedicando ao setor imobiliário. Os filhos não seguiram sua carreira, internacionalmente brilhante, apesar dos tropeços. Ficaram mais conhecidos pelas conquistas e pela vida vazia.

    Já o neto consegue seu segundo instante de celebridade. O primeiro foi em um vídeo polêmico, simulando um agarra com o ex-jogador Ronaldo.

  3. De Jean Wyllys, no Facebook:

    Sobre Túlio Dek, um dos agressores de Chico
    (…) Fui ao Google procurar saber quem é o tal “rapper” Túlio Dek (um dos ofensores de Chico Buarque) e o que encontrei, entre platitudes sobre sua vida amorosa passada em sites que se ocupam de subcelebridades, foi a informação de que ele é neto de Jairo Andrade. E, de acordo com esta matéria de 2007 do site A Nova democracia (http://www.anovademocracia.com.br/…/79-a-luta-camponesa-faz… ), o avô de Túlio Dek não era flor que se cheirasse!

    “Jairo Andrade Bezerra, falecido há 4 anos, nasceu em Passos (MG) e foi extrema-direita de carteirinha. Entusiasta organizador da ‘Marcha com Deus, pela Família, pela Liberdade’ em 1964, atividade patrocinada pela CIA, que antecedeu ao golpe militar que derrubou o governo constitucional de João Goulart.

    Foi para o sul do Pará no final dos anos 1960 e sempre teve apoio da ditadura militar para cometer todo tipo de desmandos na região. Roubou terras dos indígenas, posseiros e dos colonos assentados pelo Incra no assentamento Agropecus.

    Jairo recebeu nove autuações por trabalho escravo. Teve seu nome incluído na Lista Suja do Trabalho Escravo, condenado por manter 97 trabalhadores escravizados na Fazenda Forkilha. Seu irmão, Gilberto Andrade recebeu igual condenação por trabalho escravo na fazenda Boa Fé, em Centro Novo (Maranhão). Apesar de denunciado por trabalho escravo (desde final dos anos 60), Jairo Andrade nunca deixou de receber recursos públicos da SUDAM para investir em sua propriedade.

    Foi fundador da criminosa e arqui-reacionária UDR — União Democrática Ruralista, em 1985, sendo seu primeiro tesoureiro nacional. Subiu no palanque com Fernando Collor em Redenção nas eleições presidenciais de 1989. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em 5/11/1994, Jairo Andrade — acusado de contratar pistoleiros para assassinar o ex-deputado e advogado de posseiros Paulo Fonteles e inúmeros trabalhadores rurais — não desconversou: descreveu mortes das quais participou, informou onde enterrou as vítimas e fez ameaças. Como sempre acontece com os crimes do latifúndio em nosso País, nada aconteceu a este bandido, réu confesso”

  4. O Brasil é um país que não se transforou nu pinicão de Cuba e Venezuela,pela qual a Imprensa é livre e quem as ler,são pessoas que sabe interpretar um longo texto,ler no mínimo um livro por ano e todos os jornais do dia.

    Essa casta social tem os mesmos grau de civilização dos parisienses,é tento que este povo de Paris repudia os petistas ou seja o Islamismo e o francês estão bombardeando estes marginais o que são a mesma laia do PT.

    Mim diga que,a legião de miseráveis nordestinos que votou em Dilma ladra,sabe interpretar duas linhas de um texto ou melhor,sabe entrar no banheiro para usar
    o vaso sanitário certo de acordo o gênero?

    Mim diga que,os aliados do PT se não são bandidos e ladrões do nosso País?
    Mim diga um que é aliado do PT se não está na cadeia ou sendo investigado pelo
    Ministério Público,Receita Federal,Procurador da República,Polícia?

    Mim diga quem apoia ladrão e terrorista e gângster se não é cúmplice?

    Aqui pra nós,qualquer ofensa e desprezo pra o PT e quem apoiam ainda é pouco e não é rotular se é de esquerda ou direita,isso também vale para quem apoia o Islã.

    Ser contra o PT e o Islamismo é a mesma situação de quem era contra o nazismo,o PT só trouxe e continua trazendo ao Brasil,a corrupção e prostituição do povo brasileiro.

    O cantor quer que o Brasil seja um grande pinicão do PT e de seus aliados,mas com a força de Deus,o demônio vai ser banido do Brasil.

    Deus Salve o Povo brasileiro!

    Um Feliz Natal Brasil!

  5. Defender as açoes da quadrilha petista e seus associados, somente pode ter origem em pessoas que estão dando uma beliscada no fruto do roubo, ou individuos com falta de vergonha na cara.
    Chico Buarque defendendo os petralhas: deve tá caducando ou tomou alguma porrada no resto do cerebro

  6. Tudo ia muito bem, ao nível da ironia e sarcasmo. Mas quando Chico cobrou o sobrenome do cara, mostrou, petulância, arrogância e preconceito, quem é inteligente não faz isso.

  7. É o que mesmo?

    Cansei de ouvir dos “Ptistas” defenderem o extermínio de pessoas da “elite” nesse Brasil, como ocorrera na Rússia Czarista.

    Não vamos dramatizar né?

    Ocorreu um excesso sim. Não potencializemos as opiniões e ações dos rapazes.

    Só é “culto” quem lê pasquim esquerdista, acha a Venezuela um luxo e “acredita” que o homicídio de Celso Daniel foi um ” simples latrocínio”?

    Menos, bem menos com essa catequização, esse esquerdismo caviar, essa arrogância, essa tentativa de incutir a visão de “coitadinhos”.

    Já sabemos quem são, o que estão vivendo e o que pretendem.

    A áurea de santidade, honestidade, justiça social, já foi Chico.

  8. Essa palhaçada de ficar dizendo quem é, quem foi que ofendeu a Chico Buarque, em nada é motivo pra justificar o caos que o PT trouxe a esta Nação.

    Um erro, não justifica a roubalheira, incompetência e descaso que esse partido trouxe a este país.

    Sabe-se que o país, agora, precisará de ao menos uns 20 anos pra recuperar a sua economia e colocá-la no moldes que deveria está. E o que dizer, da outrora nosso orgulho, a PETROBRÁS.

    Não será, por tanto, a opinião de, formadores de opinião??, que certamente tem a sua boquinha nessa bandidagem toda, que convencerá os livres pra pensar, de que esse partido não se tornou uma ignomínia.

    Para esses formadores de opinião, o que importa são os seus interesses pessoais e, não uma Nação verdadeiramente desenvolvida!

  9. É de dar nojo ver matérias desse tipo, um partido ou partidos, porque são vários, formados por um bando de políticos irresponsáveis, larápios de maior periculosidade (pois matam e roubam, pagam qualquer preço por queima de arquivo ou para ficar impune), onde roubaram bilhões dos cofres públicos e do bolso do povo brasileiro e ainda aparece gente do mesmo “nipe” e comendo alguma fatia do bolo claro, para defender estes vermes.

    Vão ver como eles deixaram a situação dos hospitais públicos baianos e brasileiros, hospitais fechando as portas por falta de recurso para manterem-se funcionando (porque o dinheiro esses sem coração roubaram) e as pessoas morrendo sem dignidade, sem atendimento, minha gente isso é muito triste é um absurdo. Agora você só vai saber avaliar isso quando um ente querido seu morrer por falta de atendimento, aí sim, você sentirá na pele e saberá avaliar.

    Nação brasileira todos os setores públicos estão em colapso, está um caos por causa da crise que se instalou pela CORRUPÇÃO dos políticos corruptos, roubaram todo o dinheiro necessário para que a gente tivesse um atendimento e acesso ao serviço público, principalmente na área da saúde, falo da saúde, porque quando se trata do ser humano doente é a primeira instância da dignidade.

    A educação, a segurança pública também está na pior, mas sem estes ainda se consegue sobreviver, mas na saúde, doença mata e muito rápido por falta de atendimento ou intevenções médicas. E ainda tem uns sem noção ou cegos que não quer que a mídia mostre isso, estes querem que fique todos amordaçados e achando que está tudo bem, estes brasileiros que comungam com esta miséria deveriam ir embora do país, porque não representem o respeito, a dignidade, a lealdade e nem a Justiça.

    Quem segue os princípios de Deus, independente de religião, tem honra e dignidade, sabe muito bem que a maioria desses políticos que estão bilionários por roubarem o dinheiro público e deixar a população brasileira na miséria merecem ser punidos urgentemente pela Justiça e ter todos os bens adquiridos de forma ilegal, vendidos e o dinheiro devolvido aos cofres públicos, para ser investido na saúde, educação e segurança para o bem está do povo brasileiro.

  10. Não gosto de bate bocas, principalmente se os dois lados tem posições definidas, mas se sérias as vezes tem o sabor do desabafo. Para Chico se realmente mora em Paris é realmente cômodo, e defender o PT mesmo fechando os olhos para tudo de ruim que este partido trouxe para o povo Brasileiro, para ele ainda mais conveniente aliás sua irmã gozou dos mimos e do salário por muito tempo como ministra da cultura, O PT é bom demais não é Chico?

  11. Chico Buarque de Holanda,devia estar bêbedo como sempre e igual ao mentor “O Palpiteiro Bêbedo”- Leia-se Lula. É vergonhoso pra uma geração que lutava contra todo tipo de opressão vê um Ícone defender por interesses financeiros a maior quadrilha de saqueadores que já se viu nesse país.Sinto como se tivesse jogado fora os anos de luta da minha geração. Tenho que esperar ansiosamente a volta dos MILICOS.

  12. “Comovente” os apoios a Chico Buarque de Holanda! Tudo de gente acostumada a mamar nas tetas desse desgoverno que infelicita a nação, de pessoas que apoiam o execrável patrulhamento existente no Brasil contra todos que não apoiam os governos ditos esquerdistas, fundadores de mensalão e petrolão. Chico Buarque anda pongando e pongando muito bem na Lei Rouanet, bem como outros intelectuais e artistas tirados a politicos, todos perfilados e coniventes com essa esculhambação geral que o PT e seus governos instalaram no Brasil. Ganham dinheiro para defender o que não é correto e naõ querem se sujeitar às críticas pertinentes e, por conta disso querem desmoralizar jovens que se rebelam contra tal tipo de apoio. Não gosto e nem estimulo esse tipo de comportamento dos jovens, mas nunca vi Chico Buarque ficar contra o ódio e intolerância dos entidades clandestinas ditas movimentos sociais que não respeitam as nossas leis e vivem de financiamentos dos governos petistas via ONGs. O Luis Nassif rasga a sua história ou estória, pois não sei mais dizer o que ele realmente é e representa depois que ele apoia essa corrupçãp instaladae petista.

  13. Será que o Eric Nepomuceno também não foi beneficiado com a Rouanet? Não faz sentido um ser humano, diante de tudo que está acontecendo em nosso país, ter a coragem de se declarar petista, sem mamar em uma teta desse grande esquema que o PT instaurou no Brasil.
    É como assumir a falta de caráter e se vangloriar disso.

  14. Isso e um absurdo, a pessoa nao poder manifestar
    seu lado politico. Eu nao voto no PT e tao pouco no
    PSDB pra mim sao duas merdas, agora querer agredir
    quem vota ai ja e intolerancia.

  15. Chico se aproveitou do momento politico (1964) foi para França passar um tempo, usufruindo das benesses da sua familia e depois voltou para o Brasil apos a anistia. Com uma tal de lei que dar direito do mesmo conseguir recursos para manter sua atividade “culturual” quer defender os Petralhas! Porrada Nele!

  16. Mas, afinal de contas, Chico Buarque é ou não é um merda?

    Essa gente não quer mesmo que eu tire férias, né? Eita ano que não termina! E que não vai terminar. Só em 2016, com o impeachment de Dilma Rousseff. Que virá! Vamos seguir. Será que Chico Buarque é um merda? Eu vou responder neste texto. Fernando Holiday, do Movimento Brasil Livre, se pronuncia num vídeo.
    Está a maior onda na Internet por causa de um pequeno bate-boca — muito menos grave do que gritaram os coelhinhos do Bambi — entre Chico Buarque, acompanhado de alguns amigos bêbados, e um grupo de rapazes que decidiu lhe fazer algumas cobranças políticas. Creio que todo mundo saiba já do que falo. Se não souber, segue aqui.

    Volto
    Será que Chico Buarque é um merda?
    Em primeiro lugar, todos sabem, e o arquivo está aí, não endosso que pessoas sejam abordadas em restaurantes, bares ou lojas em razão de sua posição política — a menos que seja uma manifestação de simpatia, como vive acontecendo comigo, o que me deixa muito feliz. Mais de uma vez, já escrevi aqui e disse na rádio Jovem Pan que quem pretende cassar o direito de o adversário se manifestar é o PT.
    Em segundo lugar, o tal “merda” que tanto barulho fez precisa ser devidamente qualificado. Chico trata seus interlocutores com evidente menoscabo e, num dado momento, a exemplo de alguns outros pinguços que estão com ele, manda ver: “Você é um merda!”. Ao que o outro responde: “Eu queria ouvir da sua boca: ‘Você é um merda’ E quem apoia o PT o que é que é?”. E Chico responde: “Um petista!”. E ouve: “É um merda!”.
    Embora eu insista que esse tipo de abordagem, ainda que na rua, não me agrada, não há agressividade na fala dos rapazes, mas indignação com as opiniões políticas de um sujeito que usa a fama conquistada na música para fazer política. Logo, se ele colhe reações políticas de seu discurso — não consta que seus interlocutores estivessem ali para contestar os seus trinados —, isso está absolutamente dentro do aceitável, desde que as coisas sejam ditas e expressas de modo civilizado.
    E civilizada, convenham, a conversa estava, até que Chico rompe o padrão para, segundo indica o vídeo, chamar o outro de “merda” (1min08s). Sim, ele o fez primeiro.
    O filhinho de papai
    Em terceiro lugar, destaque-se a arrogância do fidalgo, que começou a vida sendo incensado porque, afinal, era filho de Sérgio Buarque de Holanda, o autor, entre outros, do clássico “Raízes do Brasil”. É nesse livro que Buarque de Holanda, o pai, explica Buarque de Holanda, o filho.
    Segundo Sérgio, um dos traços mais característicos da formação do Brasil é o chamado “homem cordial”, aquele que não distingue o espaço público do espaço privado; que usa da condição alcançada ou herdada na esfera privada para impor a sua vontade no espaço público, de sorte que a lei do compadrio se sobrepõe às instituições.
    Vejam lá com que sem-cerimônia Chico exige credenciais de seus interlocutores. Diz um dos jovens, aludindo ao fato de que o cantor, de fato, passa a maior parte do tempo em Paris: “Meu pai também está em Paris. É gostoso Paris, né?”. E Chico, com a empáfia do patronato descrito por seu pai: “Rapaz, engraçado, eu não tou te reconhecendo!”. Aí diz o outro: “Você é famoso! Eu não sou!”. Indagado, o interlocutor revela seu sobrenome, e o Chico do Sérgio o repete, com esgar de desprezo. O filho de Sérgio Buarque exige credenciais de quem fala com ele. O pai diria que o comportamento de seu rebento é a cloaca moral do “homem cordial” de “Raízes do Brasil”.
    E quer saber a quais “nomes de família” ele dá a graça de suas bobagens. Sai perguntando a cada um. Um barbudo, visivelmente alterado pela consciência etílica, quer saber de “onde” é um dos que conversam com ele. Ao ouvir um “não interessa”, o pançudo grita: “Interessa! De onde cê é?”.
    Há outras coisas até divertidas no vídeo. Quando um dos rapazes lembra que Chico mora a maior parte do tempo em Paris, o que é fato, ele diz, em tom de acusação, que o outro é leitor da VEJA. Digamos que seja. Chico certamente gosta da imprensa de nariz marrom que incensa tudo o que ele produz e escreve, preste ou não.
    Nota: ele já fez músicas de alta qualidade, sim. Seus livros, no entanto, são um lixo subliterário, e ele só parou de ganhar Jabutis em penca depois que apontei a patuscada que fazia dele um vencedor que nem precisa disputar. Ele me atacou num artigo. Demonstrei por que seus livros são ruins. Ele enfiou o rabo entre as pernas. Fidalgo! Será que Chico é um merda?
    Irresponsável
    Chico Buarque, incensado pela imprensa também por suas ignorâncias, é um homem notavelmente autoritário. Sai por aí, se preciso, a espalhar as mentiras mais asquerosas em nome da ideologia. E, como se nota, não gosta de ser cobrado. Escrevi aqui, no dia 16 de setembro, um http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/as-mentiras-asquerosas-de-stedile-e-chico-buarque/ sobre um vídeo que ele gravou com João Pedro Stedile, o chefão do MST, em que ambos sustentam haver um plano de privatização da Petrobras. Vejam:

    Fatos:
    – Inexiste plano para privatizar a Petrobras — infelizmente!;
    – o projeto a que se referem apenas permite que, caso a Petrobras não possa ser sócia de campos de exploração do pré-sal, abra mão dessa primazia;
    – o projeto é vital para o pré-sal porque, pela lei atual, se a Petrobras não puder arcar com os 30% que lhe cabe na sociedade, nada se faz.
    Mas Stedile e Chico mentem a respeito com o desassombro de que só o esquerdismo e a má-fé são capazes. Será que Chico é um merda?
    Trono da empulhação
    Chico Buarque quer defender as causas mais estúpidas, violentas e antipopulares, mas acha um absurdo que possa ser cobrado por isso — o que é repetido bovinamente por boa parte da imprensa. Vejam as barbaridades praticadas nas escolas públicas de São Paulo. Por mais que se possa censurar a Secretaria de Educação por não ter sabido expor direito as vantagens da reestruturação, esta era e é necessária. É mentira, pra começo de conversa, que haverá “fechamento” de escolas.
    Não obstante, um grupo de 18 ignorantes disfarçados de artistas, liderados por Chico Buarque, produziu um vídeo hediondo, com uma letra idiota, sobre uma causa estúpida. E tudo em defesa das invasões. O autor da enormidade é um tal Dani Black, capaz de escrever barbaridades como:
    “A vida deu os muitos anos de estrutura do humano
    À procura do que Deus não respondeu
    (…)
    Ninguém tira o trono do estudar”.
    Procurem no arquivo deste blog. Tenho um “IPI” infalível. O que é o IPI? Índice de Picaretagem Intelectual. Sei que estou diante de um picareta sempre que ele transforma verbo em substantivo, um processo que a gramática chama de “derivação imprópria”. Basta que alguém diga algo como “o estudar”, “o brincar”, “o fazer”, “o reivindicar”, e eu logo me desinteresso e olho para o vazio. É que não suporto “o empulhar”.
    Sem contar que Dani Black — quem é esse, caramba?! — acha que a busca de Deus nada produziu de positivo para a cultura, talvez nem a “Suma Teológica”… E o tal Dani e os outros 17 imbecis estão certos de que falam em nome da cultura e da educação.
    Como prosador, Chico é uma lástima, mas ele já soube produzir boas letras, até ser derrotado por uma “mulher sem orifício” — seja lá o que isso signifique e que não possa eventualmente ser remediado com Citrato de Sildenafila, Tadalafila, chá de catuaba ou reza braba. É claro que o autor da bela música “Soneto” é capaz de reconhecer uma letra ruim — embora seu soneto tenha se atrapalhado um pouco no ritmo, com a irregularidade das tônicas: os versos ora são sáficos, ora são heroicos, ora não são nada. Mas Chico é um letrista, não um poeta, como dizem.
    Prepotentes
    O dado mais encantador dos nossos artistas “progressistas” é sua alastrante ignorância. Acham que podem se posicionar sobre qualquer assunto que diga respeito à sociedade, expelir regras, posicionar-se, entrar na rinha política, mas se negam a ser cobrados. Quando isso acontece, agem como Chico Buarque: “Seu merda!”. Ou, pior ainda do que isso, apelam ao famoso “Sabem com quem está falando?”. Ou não foi isso o que Chico fez, mas de modo espelhado: “Quero saber com quem estou falando…”?
    Todos sabem que o movimento de invasão das escolas nada tinha a ver com estudantes. Trata-se de uma inciativa liderada pelo PT — particularmente por uma de suas milícias: o MTST, comandado por Guilherme Boulos — , com um claro propósito político, partidário e ideológico. Será que Chico Buarque é um merda?
    Abaixo, publico uma edição que o Movimento Brasil Livre fez do vídeo dos ignorantes engajados, com comentário de Fernando Holiday, um dos coordenadores. Volto depois.

    Encerro
    Holiday chama de “playboys” os que abordaram Chico. É o único pequeno trecho de sua abordagem de que discordo. Nem sei se são. E se forem? Quando “playboys” se opõem à roubalheira, seja a do PT, seja de qualquer outro, acho isso positivo. Prefiro esses aos playboys e, sobretudo, “playmen” que passaram a puxar o saco do PT para ter o privilégio do Bolsa Juros, do Bolsa Subsídio, do Bolsa Desoneração, do Bolsa BNDES, do Bolsa Rico…
    Chico Buarque, que jamais fez uma mísera crítica a ditaduras de esquerda, tornou-se uma das faces visíveis da justificação de um governo criminoso. Do alto de sua sapiência, diz que, se seus interlocutores acham o PT bandido, ele, Chico, acha “o PSDB bandido”. Tem o direito de achar. Mas também tem o dever de apontar onde está ou esteve o banditismo. Não duvido que haja ou tenha havido bandidos no PSDB e em qualquer legenda. A questão está em definir quando a bandidagem se torna um sistema de governo.
    É possível que ainda volte ao assunto. Dito isso tudo, acho que vocês já têm mais elementos para responder: será que Chico Buarque é um merda?
    Ele deixou claro, de modo arrogante, que nem sabia com quem estava falando. Mas nós sabemos muito bem com quem estamos falando.
    Ademais, o mais laureado, nem importa se justa ou injustamente, dos ditos “artistas brasileiros” deveria é se envergonhar de apelar a coisas como a Lei Rouanet para divulgar a sua obra. O subsídio — porque é disso que se trata — à obra de Chico, ora vejam, poderia virar remédio ou leitos nos hospitais do Rio — não na Zona Sul, onde ele solta seus trinados.
    Chico, em suma, é o homem que seu pai lastimou em “Raízes do Brasil”.
    Será que Chico Buarque é um merda?
    Voltar para a home

  17. Desconfie de pessoas que lucram com sua ideologia. Assim são os PeTralhas hj. Usam a ideologia para se locupetrar com o $$$$ PÚBLICO. Ladrões

  18. Acabou o sossego dos petistas que apoiam a quadrilha, ano passado o Joaquim Barbosa oi hostilizado quando saia de um restaurante em Brasilia motivo : ter colocado na cadeia o chefão Zé Dirceu , onde estava a imprensa que agora se manifesta a favor de Chico ? onde estava os esquerdistas que dizem defender o livre direito de ir e vir ? são canalhas seletivos , apoiam o Sarney, o Collor, o Jader Barbalho, o Maluf , não importa , apoiam todos que estão a serviço do petismo e possam lhes garantir um governo eterno , a merda é que roubaram demais e quebraram o estado brasileiro , isto vai custar o fim do petismo, saíra barato ter estes bandidos longe do poder

  19. “Seu Pimenta”! Quem, atacou quem?
    Não foi esse, que ATACOU e TEM USUFRUÍDO dos recursos do contribuinte brasileiro?
    Deixei de acompanhar essa legenda, em face da sua INVERSÃO DOS VALORES.
    Os bandidos sõa os coitadinhos. Que coisa mais vergonhosa!

  20. Chico é desses que se beneficiam dos cofres públicos para bancar sua arte, mesmo sendo um artista riquíssimo. Tenho o maior respeito pelo compositor, mas como político é um idiota da elite caviar esquerdista, que apoia petralhas que dilapidam o erário em bilhões de reais.

  21. Ninguém defende político a toa, esse negócio de esquerda e direita é babaquice, brasileiro gosta mesmo é de levar vantagem!!!! Infelizmente é uma questão de cultura nesse pobre rico país!!!!!

  22. Para Chico de Chico Buarque
    (Ailson Oliveira)

    Falando sério,
    Você quer cobrir os olhos
    De homens e mulheres
    Que agora tem o que outrora não tinha
    Mas, apesar de você:
    Do grupo dos bem criados
    Dos bem alimentados
    Amanhã há de ser, outro dia.
    De olhos nos olhos
    Vejo o que você diz
    Vejo que não suporta
    Agora me ver tão feliz
    Agora eu tenho vez
    Tenho pão pra comer
    Tenho chão pra dormir
    Apesar de você
    Posso ter como você
    Não adianta querer cobrir meus olhos
    E tentar calar a minha voz
    Posso afastar de mim esse cálice
    Eu sei que posso ser mais

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *