Tempo de leitura: 3 minutos
Congresso tem semana de definição de líderes partidários (Foto Wilson Dias/ABr).
Congresso tem semana de definição de líderes partidários (Foto Wilson Dias/ABr).

A retomada dos trabalhos legislativos a partir da próxima terça-feira (2) deverá ser marcada pelas reuniões e conversas internas entre as bancadas dos 27 partidos políticos que têm representação no Congresso Nacional. A maior parte deles escolherá seus líderes após o carnaval, quando o ano legislativo começará de fato.

A definição das lideranças partidárias terá grande relevância para o quadro político do ano que se inicia. Cabe aos líderes, por exemplo, indicar os membros que irão compor a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Não só por isso a definição de quem comandará cada bancada interessa ao governo. Os líderes também orientam como os deputados votarão os diversos projetos de interesse do Planalto que estarão na pauta da Câmara e do Senado.

PT E PMDB

Nas maiores bancadas as negociações já começaram. Os deputados do PMDB negociaram durante o recesso as regras e candidaturas para sua liderança. Ao fim, está decidido que os candidatos poderão se registrar até o dia 3 e a eleição ocorrerá dia 17. Até o momento estão postas as candidaturas do atual líder, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), e de Hugo Mota (PMDB-PB). O deputado Leonardo Quintão (MG), que havia se lançado para a disputa, desistiu de concorrer e declarou apoio a Picciani.

No Senado, a escolha para a liderança peemedebista está associada às negociações para a eleição da presidência da Casa, que ficará novamente com o PMDB por ter a maior bancada, e do comando da Executiva Nacional do partido. A tendência, no entanto, é que o novo líder seja escolhido por consenso, após as negociações.

O PT também começou as negociações para a definição de seu líder nas duas Casas. No Senado, entretanto, a disputa ainda não tem definição e a escolha de um nome para assumir a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa está sendo tratada com mais urgência, porque o partido perdeu o posto desde que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi preso. O que se sabe até o momento é que o atual líder petista, Humberto Costa (PE), não quer ser reconduzido ao cargo porque vai se dedicar às eleições municipais em Pernambuco.

BAIANO DISPUTA LIDERANÇA

Na Câmara, três nomes estão na disputa para liderar a bancada: Afonso Florence (BA), Paulo Pimentel (RS) e Reginaldo Lopes (MG). A escolha pode ocorrer na próxima quarta-feira (3), quando a bancada se reunirá para tratar do assunto.

Na oposição, o PSDB da Câmara escolheu Antônio Imbassahy (BA) para substituir Carlos Sampaio (SP). No Senado, o partido reconduziu o atual líder, Cássio Cunha Lima (PB). O DEM no Senado seguiu a mesma linha e reconduziu Ronaldo Caiado (GO) ao cargo.

Na Câmara, o partido deverá optar pelo deputado Pauderney Avelino (AM) para substituir Mendonça Filho (PE). O deputado Rubens Bueno (PR), atual líder do PPS, deverá continuar no cargo.

TROCAS PARTIDÁRIAS

A escolha dos líderes partidários não é a única movimentação política relevante na retomada dos trabalhos legislativos. As trocas de partido feitas pelos parlamentares entre o fim do ano passado e o início deste ano também será significativa para definir os rumos políticos em 2016.

No Senado, três mudaram de legenda – Álvaro Dias, que deixou o PSDB e foi para o PV; Ricardo Ferraço, que saiu do PMDB e deve se filiar ao PSDB; e Randolfe Rodrigues, que deixou o PSOL e foi para a Rede. Além deles, estão previstas mudanças também para o senador Blairo Maggi, que já anunciou sua mudança do PR para o PMDB; Reguffe, que deve deixar o PDT e ir para a Rede; e Cristovam Buarque, que negocia sua saída do PDT para o PPS.

0 resposta

  1. Eis ai o extrato social da sociedade, o que nestes últimos (9) anos, nunca em toda história da Bahia um gestor da província da Bahia,obteve uma esmagadora de aliados nesta Casa que representa o extrato social dos baianos.

    Inquietações e dúvidas foram tiradas recentemente da adesão ao gestor do PT da Bahia, Jaques Waqner, o dinheiro que o mesmo recebeu de pixolecos das construtoras
    que retirara dinheiro do tesouro com obras superfaturada da Petrobrás na Bahia.

    Fato comprovado tendo o mesmos proprietário presos e a presidente Dilma a beira do Impeachment por ser uma cabeça da corrupção no Brasil e a outra o Lula ladrão,este até a cachorra que não perde uma missa ou enterro na cidade da Tanquinho sabe que Lula é o maior bandido do Brasil.

    O então governador ,Jaques Wagner, foi irrigado com dinheiro do mensalão e do Petrolão e não bastou o dinheiro irrigado ou desviado do tesouro da Bahia nas propaganda oficial,uma vez que se gastou em quatro anos em propaganda um verba maior do que três secretarias juntas, Educação,Segurança e Saúde.

    A mulher do governador recebera pixuleco do Tribunal de Justiça da Bahia e nunca se quer, pegou na vassoura pra varrer uma repartição e a filha do governador,recebe pixolego da OAS. Segundo reportagem, porem,consta que a mesma
    trabalha na OAS. Aqui pra nós,será que a mesma assina o ponto?

    Diante do exposto, o que nos tirou as dúvidas do adestramento dos representante dos baianos na Assembleia Legislativa, que, os deputados que aderira incondicionalmente ao governador do PT, os mesmos foram comprado por pixolecos.
    Eis ai o retrato dos baianos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *