Tempo de leitura: 2 minutos

Jaciara Santos PrimoreJaciara Santos | contato@jaciarasantos.com.br

 

Se você deseja ser um líder e acredita que não nasceu com esse dom, precisa dar o primeiro passo, que é sair da zona de conforto e desenvolver essa habilidade.

 

Alguns acreditam na possibilidade de liderança apenas como um dom. Nasce-se com essa habilidade e pronto. Até afirmam: quem é líder, nasce líder.

Vamos então aos esclarecimentos: algumas pessoas possuem essas habilidades desde a infância, como é o caso de crianças que desde cedo assumem a postura de gerenciar seus colegas nas atividades. Outras pessoas, contudo, nunca lideraram na vida e quando se vêem numa real necessidade, assumem esse papel com maestria. Então, nesse caso, como explicar?

Inicialmente, referencio uma frase de Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Ford foi um grande empreendedor que começou sua carreira como aprendiz e não se contentou com a sua situação. Lutou para mudá-la e, depois de qualificar-se, introduziu o sistema de linha de montagem, permitindo a produção em larga escala de automóveis, viabilizando seu custo. Suas técnicas de produção em série foram adaptadas e utilizadas nos mais diversos setores da indústria e tornaram seu criador admirado em todo o mundo.

Percebe-se, com esse relato, que nós podemos ser aquilo que queremos ser. Se você deseja ser um líder e acredita que não nasceu com esse dom, precisa dar o primeiro passo, que é sair da zona de conforto e desenvolver essa habilidade. Para isso, comece praticando algumas mudanças em sua vida: 1- Estude, qualifique-se; 2- Leia; 3- Pratique os conhecimentos adquiridos; 4 – Seja resiliente; e 5- Comece já!

Quando refiro-me a estudar, digo, busque cursos, palestras, faculdades e novos conhecimentos para o seu crescimento. Recomendo alguns livros que lhe ajudarão nessa empreitada, como O monge e o executivo (James Hunter) e Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen R Covey). Depois de adquiridos conhecimentos, coloque-os logo em prática e seja resiliente. Não deixe que as dificuldades da vida te façam parar ou desistir. Não tenha medo do sucesso! E lembre-se: Você pode ser o que quiser ser.

Jaciara Santos é master coach.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *