Tempo de leitura: 3 minutos

josias gomesJosias Gomes | dep.josiasgomes@camara.gov.br

 

Juristas renomados, muitos deles não alinhados com o PT, inclusive um ministro do Supremo Tribunal Federal, estão criticando abertamente a condução coercitiva decidida pelo juiz Sérgio Moro, considerando-a como contrárias às regras judiciais.

 

O inconformismo toma conta do PT e de seus militantes, e tal sentimento encontra razão de ser em função de tudo o que as elites brasileiras vêm armando contra o partido e  contra as conquistas sociais que vêm marcando a história do Brasil, desde 2003.

Na verdade, também essas elites estão inconformadas pelo fato de que alguém vindo das camadas menos favorecidas da população chegou ao poder, e, então, trabalhou incansavelmente na busca de construir uma sociedade menos injusta, no país.

Arma-se todo um aparato para comprometer moral e eticamente o PT, seus líderes e todos os que ousaram, desde 2003, colaborar na construção de um país mais justo para com os seus filhos, o que aos poucos vai sendo conseguido.

Essa turma, a mesma que deseja dar sequência a toda uma história de poder inteiramente voltada para os interesses dos mais ricos, aproveita um período de crise econômica, provocada por uma situação econômica mundial desfavorável, para pregar a desarmonia.

Não é preciso muito conhecimento de história, afinal, para reconhecer que em 500 anos de existência, o povo brasileiro apenas assistiu à sucessão de gestores com o mesmo objetivo: o de fazer perpetuar os interesses dos poderosos.

Desde o início desse processo, agora, de tentativa de desmoralização do PT e de seus líderes que o objetivo é um só, sempre buscado de forma escancarada: destruir a imagem do companheiro e ex-presidente Lula, símbolo maior das mudanças ocorridas no Brasil, nos últimos anos.

Nesse tenebroso 04 de março de 2016 acabou se materializando o maior objetivo das elites, quando, não contentes em revistar a casa de Lula, acabaram levando o ex-presidente, à força, para prestar depoimento à Polícia Federal.

Juristas renomados, muitos deles não alinhados com o PT, inclusive um ministro do Supremo Tribunal Federal, estão criticando abertamente a condução coercitiva decidida pelo juiz Sérgio Moro, considerando-a como contrárias às regras judiciais.

Como disse Lula, ele nunca se negou a prestar depoimento à Polícia Federal, e o fez em outros momentos, tão logo foi chamado para tal procedimento, inexistindo, portanto, causa para que a condução coercitiva fosse determinada.

Tudo na verdade faz parte de uma imensa articulação que visa, exclusivamente, desmoralizar Lula perante o seu partido, e, ainda, no seio da população brasileira, perfeitamente consciente de tudo o que foi feito, em seu favor, pelo PT, por Lula, e, agora, pela presidenta Dilma.

Na qualidade de um parlamentar federal do PT, apenas, no momento, licenciado para colaborar na gestão do governo petista na Bahia, sinto-me na obrigação de me dirigir aos companheiros e companheiras de partido para alertar sobre esse golpe em curso.

Num momento tão grave como este, é preciso, como diz o presidente Lula, não baixar a cabeça, pois é justamente isso o que desejam os que trabalham para a desmoralização do PT e de todo um trabalho que está sendo feito para mudar os rumos da história do Brasil.

Ao fazer o alerta, aproveito para também conclamar os companheiros e companheiras a assumirem as ruas em defesa do projeto partidário, e, na mesma linha, da história pessoal construída por Lula durante os últimos 40 anos da vida nacional, desde a luta contra a ditadura.

Vamos pois, todos juntos, manifestar claramente a nossa disposição em continuar construindo o Partido dos Trabalhadores, uma tarefa seriamente ameaçada, neste momento, pela ação indisfarçável dos nossos adversários.

Às ruas companheiros e companheiras, em defesa do PT, do companheiro e ex-presidente Lula e, mais do que isso, de todas as conquistas do povo brasileiro desde a ascensão do partido ao governo do país no histórico ano de 2003.

Josias Gomes é deputado federal licenciado pelo PT-BA e secretário estadual de Relações Institucionais da Bahia.

0 resposta

  1. Vocês NÃO ouvem mais os trabalhadores públicos nem os da iniciativa privada. Nossas universidades públicas estão sendo sucateadas. Na UESC, em muitos cursos, os alunos não podem concluir, pois, faltam professores e o governo não quer nomear os já aprovados em concurso.

  2. Eu queria saber o que são ” as elites brasileiras ” que eles, os petistas, tanto falam. Todo cidadão brasileiro que recebe mais que cinco salários mínimos já esta incluso na lista de ” as elites brasileiras ” pois a maioria mal ganha um salario minimo. Se fizermos a comparação com o salario dos vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, e ia me esquecendo dos governadores com suas aposentadorias vitalicias e por final não menores que os demais, os presidentes, eles sim são ” as elites brasileiras “. Esse discurso está velho e ultrapassado sr deputado, chega de se darem de coitadinhos e pobres chorões como vocês querem passar nos seus discursos. e outra coisa deputado, não se desmoraliza o que por se só já está desmoralizado.

  3. ” Num momento tão grave como este, é preciso, como diz o presidente Lula, não baixar a cabeça, ” Sr.deputado queria lhe informar que a condição do sr Luis Inácio é de EX PRESIDENTE e INVESTIGADO na OPERAÇãO LAVA JATO !!!!!!!!!!!!!

  4. ” Nesse tenebroso 04 de março de 2016 acabou se materializando o maior objetivo das elites, quando, não contentes em revistar a casa de Lula, acabaram levando o ex-presidente, à força, para prestar depoimento à Polícia Federal.” Ah! Então ” as elites ” são os homens de bem que investigam as falcatruas desse nosso País. Vocês estão com medo de que? É de acharem o dedo dele???? Pois se não tem ninguém mais honesto do que ele, por que temer?????????????? A justiça é para todos, independente de raça, credo, partido ou cargo que exerça.

  5. ” Ao fazer o alerta, aproveito para também conclamar os companheiros e companheiras a assumirem as ruas em defesa do projeto partidário,”. Que projeto é esse sr deputado???? O de esconder pra população as negociatas de passadena, ou da Petrobras ou o projeto de enriquecimento dos petistas e sues filhos, o mais ilustre o Lulinha Midas o dedo de ouro!!!!!!!!!!!!!

  6. Cumpanheiros e cumpanheiras vamos pra rua defender os roubos, os desvios de $$ Público. Vamos pra rua defender que empresas façam também as reformas nos nossos triplex e no nosso sítio. Empresas essas investigadas. Vamos pra rua defender todos os presos de Curitiba. Vamos pra eu também defender nossos cumpanheiros COLLOR SARNEY E MALUF. Vamos pra rua levantar a bandeira da moralidade de se locupetrar com $ $ Público.

  7. Esses petistas estão querendo passar por despercebidos.

    Quem quer a queda do PT e de todos correligionários, por que jogam no mesmo time, não é a elite brasileira e se o povo brasileiro na sua maioria absoluta.

    A casa caiu, deputado Josias!

  8. De que elite o nobre deputado está falando? Do banqueiro preso, do rico pecuarista preso, dos donos das empreiteiras, dos diretores da Petrobrás, do senador lider do Pt ( Delcídio) e do José Dirceu? Até agora todos desta elite financeira e de criminosos são amigos do Lula e a delação está sendo feita por eles.
    O Ministério Público, o Judiciário e a Polícia Federal ( a únicas instituições de poder sérias deste País) estão apenas cumprindo o seu papel de investigar a todos do governo ou da oposição. O povo deseja a verdade. Os jornalistas apenas divulgam os fatos.

  9. Enquanto o Instituto Lula é execrado pela nossa mídia fajuta, o Brasil segue sem conhecer o Instituto FHC, o que faz, palestra, recursos, quais empresários e empresas contribuíram quando da sua fundação e etc, ect.
    Ou seja: continua em nosso país a lógica cretina de se chegar e apurar e prender o pobre, o preto e a puta!
    ainda uma vez, concordo com o Josias: às ruas urgente!!!

  10. Soberba, arrogância e demagogia.
    Adoram um dossiê e destruir reputações.
    Iludiram os incautos com a conivência dos oportunistas e frustrados, incutindo na sociedade brasileira a ideologia da honestidade, do pudor, da lisura.
    Ainda querem posar de “senhores da moralidade”?
    A estratégia é falar mal do PSDB, do DEM, do PPS?
    O país sabe disso.
    O que o país não sabia era a capacidade do PT de destruir o patrimônio público.
    Elite? Ora, ora, ora…
    Não precisa ir a Brasilia não. Só é andar por aqui pra constatar o “modus operandi” do “lulismopetismo”.
    Mansões, carrões, reuniões “distintas”, (rsrsr) viagens.
    Deveriam ter produzido também na PETROBRÁS óleo de PEROBA!

  11. Esse deputado não é aquele que sacou 50 mil na boca do caixa do banco rural, dinheiro proveniente do mensalão…..e enviado por marcos valerio através do valerioduto?

  12. Choro de quem percebe o fim próximo do PT, o povo não vai se deixar enganar de novo deputado, vocês roubaram a Petrobras e faliram o pais num projeto de se perpetuarem no poder.
    Sem o dinheiro que enchia os cofres do PT vai pra eleição em condições iguais a oposição .
    Lula é passado, perdeu, achava que estava imune, acima da lei.
    Agora este discurso de elites é coisa de quem acha que podera continuar enganando
    Game over

  13. Sr Rosalvo Junior o senhor deve ser petista ou não deve assistir mais de um canal de informação ou é bitolado ou quer se aparecer.

  14. Concordo plenamente com Bolsonaro. O Brasil é muito mais que estes parasitas que se alocaram no poder. Agora fico mais consternado com a posição do site que dá muita ênfase as mentiras deste partido que é sinônimo de roubo em todas as esferas onde atua.

  15. UMA BELA E ESCLARECEDORA AULA PARA ALGUNS MINISTROS DO STF E DEMAIS JURISTAS

    …….-……..-…….-……..-……..-………-……..-……..

    Silvana Battini, O Globo

    Por que Moro autorizou condução coercitiva?
    Em quase todas as fases da Lava-Jato têm ocorrido buscas, conduções coercitivas, prisões temporárias e prisões preventivas. Lula está no radar da Lava-Jato e esta fase da operação não difere das demais na forma de atuar. A condução coercitiva do investigado é ferramenta de investigação. O Código de Processo Penal prevê a condução coercitiva apenas de testemunhas e vítimas, quando se recusam a comparecer. Nada diz sobre a condução coercitiva de investigados e réus. A jurisprudência, porém, vem entendendo que a medida é possível — com outra justificativa. No Direito brasileiro, réus e investigados não podem ser obrigados a produzir prova contra si . E têm o direito ao silêncio: não podem ser forçados a falar se não quiserem. Cabe ao Estado investigar e produzir a prova por outros meios, como a busca e apreensão na casa dos investigados. É nesse contexto — auxiliar a busca por provas, e não para forçar um depoimento — que a condução coercitiva se encaixa. A preparação prévia do próprio investigado, ou sua presença no local, pode prejudicar a colheita da prova em buscas e apreensões. Pode ocultar elementos que o incriminem ou avisar outros envolvidos. Em crimes mais complexos, como é o caso da Lava-Jato, é comum realizar as buscas em vários endereços, com muitos alvos. Dificultar a reação do investigado nesses casos é decisivo para o êxito da operação. Mesmo um depoimento com hora marcada pode atrapalhar ou frustrar a medida. Daí a importância do efeito surpresa. Por isto, aliás, a lei também prevê medida muito mais drástica: a prisão temporária. Nesse contexto, a condução coercitiva é uma medida mais branda. Mas tem o mesmo objetivo da prisão temporária: garantir a colheita da prova da forma mais eficaz possível. Mas é preciso atentar para duas coisas quanto à execução da medida. Mesmo quando conduzido coercitivamente, o investigado poderá se manter calado e, no Brasil, pode até mentir em sua própria defesa. Além disso, a expressão “condução coercitiva” sugere alguém transportado à força. Mas não foi bem isso que aconteceu com o ex-presidente Lula. Embora o emprego da força estivesse autorizado no despacho do juiz Moro, o fato é que Lula, apesar de surpreso, ao que tudo indica, acabou aceitando a intimação. Não precisou ser de fato conduzido coercitivamente.
    Menos mal.

    Silvana Battini é Professora da FGV Direito Rio

    http://noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2016/03/por-que-moro-autorizou-conducao-coercitiva.html

  16. KKKKKKKKKKKKKK Os minstros do STF que estão danado da vida com o juiz Moro por um simples motivo, eles não tiveram a corágem e a competencia de enquadrar Lula na época do MENSALÃO agora querem disfarçar suas frustrações atacando o juiz MOro, e olhem que na época do MENSALÃO eles tiveram muito mais munições do que agora na LAVA A JATO, o mais curioso em tudo isso é que, o próprio ministro Marco Aurérlio mello foi taxativo ao dizer, “O LULA É UM CARA SAFO, DUVIDO QUE ELE NÃO SOUBESSE DE TUDO QUE ACONTECIA EM SEU GOVERNO”. Agora eu pergunto, porque a repentina mudança ministro Marco Aurélio, por quê?

  17. A PF, MPF e Justiça Federal têm que prender toda essa gentalha petista que assalta os cofres públicos. Lugar de petralha é na cadeia!

  18. Sr. Deputado, o Lula é um cidadão comum como qualquer um e precisa ser investigado sim, desde quando se tenha a suspeita de desvio de dinheiro público para enriquecimento ilícito.
    Quando não se tem culpa, não precisa encenação, simplesmente acata a ordem da justiça, faz seu depoimento e pronto. Mas o caso é diferente, são muitas controvérsias, mentiras e roubos que não conseguem por si próprio esconder de quem e pra quem. É preciso sim, investigar, condenar, prender e fazer devolver o dinheiro do povo que trabalha duro para bancar políticos desonestos que acabam traindo a confiança do povo que tem esperança de um País melhor.
    Vamos a rua sim, para gritar para os quatro cantos do mundo que não aguentamos mais corrupção, e que precisamos sermos liberto das amarras desse partido que utiliza a classe mais carente como degraus para se manter no poder perpetuamente.
    Liberdade já!!!
    Justiça Sempre!!!

  19. O que são as elites? Será que são aqueles que compõem um grupo que não se conforma em assistir a dilapidação do patrimônio público por uma quadrilha profissionalmente articulada? Será que não são as empresas montadoras de veículos que supostamente se uniram ao governo e partido para manipulação de Medidas Provisórias a seu favor? Ou será que não são os Bancos que durante este governo tiveram os maiores lucros da história? As elites não seriam talvez os privilegiados do Planalto que contraíram polpudos financiamentos com juros subsidiados do BNDES, enquanto a grande maioria da população se resigna com juros extorsivos.
    Os métodos são usados por esse governo e partido se assemelham aos que Lenin e Stalin usavam na antiga URSS.
    Finalmente, quem são verdadeiramente das elites? Chega.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *