Tempo de leitura: 2 minutos

Parte dos manifestantes se aglomerou na Praça Adami, onde o ato foi encerrado (Foto Pimenta).
Parte dos manifestantes de aglomerou na Praça Adami, onde o ato foi encerrado (Foto Pimenta).
Políticos, sindicalistas e integrantes de movimentos populares participaram hoje (18), em Itabuna, de manifestação em apoio à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A concentração começou por volta das 15 horas, no Jardim do Ó, e seguiu pela Avenida do Cinquentenário por volta das 16h.

Os manifestantes carregaram faixas de apoio aos políticos petistas e com críticas à oposição e ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato e que autorizou interceptações que atingiram até a presidente Dilma. Estudantes também participaram do ato, encerrado na Praça Adami.

A Polícia Militar chegou a estimar que cerca de 1,2 mil manifestantes participavam do ato na Cinquentenário, mas, ao Pimenta, o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Daniel Riccio, disse que não divulgaria estimativa. Os organizadores divulgaram que a manifestação reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Vereadores e sindicalistas participaram de ato em Itabuna (Foto Pimenta).
Vereadores e sindicalistas participaram de ato em Itabuna (Foto Pimenta).

Políticos como o ex-prefeito Geraldo Simões (PT), o sindicalista Luís Sena, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, e o vereador Jairo Araújo, os três últimos do PCdoB, participaram da manifestação.

Geraldo lembrou da importância de Lula e dos governos do PT para os trabalhadores e disse que a direita prepara o golpe. O prefeito Vane do Renascer, embora aliado de Dilma, não compareceu ao evento. Foi representado pelo vice-prefeito Wenceslau Júnior (PCdoB). Ele citou que mais gente humilde teve acesso ao ensino superior e isso incomodou as elites. O deputado federal Davidson Magalhães participou do início do ato em apoio aos petistas, porém precisou deixar o evento antes.

Homens carregam quadros com fotos de Lula e Dilma (Foto Pimenta).
Homens carregam quadros com fotos de Lula e Dilma (Foto Pimenta).

A polícia militar não registrou incidente durante a manifestação. Um casal acompanhava a manifestação e fazia provocações aos apoiadores da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. Uma comerciária exibia cartaz pedindo o fim da corrupção e pregava o “Fora PT”.
Tempo de leitura: < 1 minuto
Lula pode assumir cargo.
Lula pode assumir cargo.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), no Rio de Janeiro, derrubou a liminar que suspendia a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. Segundo noticia a Folha, Lula poderá assumir o cargo, pois não há outro liminar que impeça a posse.

De acordo com a publicação, existem mais de 50 ações tentando impedir a posse de Lula no governo, segundo a Advocacia Geral da União (AGU), além de outras 13 foram protocoladas no STF (Supremo Tribunal Federal).

A liminar foi cassada pelo vice-presidente do TRF2, Reis Friede. Para o magistrado, a juíza da 6ª Vara federal do Rio, Regina Coeli Formisano, não tinha competência para impedir a posse, sendo que a nomeação de ministro trata de um ato da Presidência, que deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal”. Com informações da Folha.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cerca de 900 imóveis são entregues na região de Ferradas, em Itabuna (Foto Divulgação).
Cerca de 900 imóveis são entregues na região de Ferradas, em Itabuna (Foto Divulgação).

A presidente Dilma Rousseff e o governador Rui Costa entregaram imóveis do Minha Casa, Minha Vida, hoje (18), em Feira de Santana, na Bahia, quando também houve cerimônia simultânea em Itabuna com a presença de autoridades estaduais e federais. Cerca de 10 mil pessoas são beneficiadas com a entrega de 2.556 imóveis nas duas cidades.

Rui Costa disse que, por meio do programa, “o governo estende a mão para os pobres, para os mais carentes. É um programa social, e não só habitacional, porque o imposto que se paga por essas casas sempre foi arrecadado pelo governo”.

As novas moradias em Feira de Santana compõem três conjuntos habitacionais – o Residencial Viver Alto do Rosário e o Alto do Rosário, localizados no bairro Conceição II, e o Parque dos Coqueiros I, que fica no bairro Maria Quitéria.

Em Itabuna, o Conjunto Habitacional São José, tocado pela Construtora Módulo, está situado na região de Ferradas. Os quatro empreendimentos totalizam um investimento de aproximadamente R$ 190 milhões. Com as inaugurações desta sexta-feira, já foram entregues, em Feira de Santana e Itabuna, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, respectivamente, 15.010 e 3.256 unidades.

Tempo de leitura: 2 minutos
Dilma participou de cerimônia em Feira de Santana (Foto Planalto).
Dilma participou de cerimônia em Feira de Santana (Foto Planalto).

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18), em Feira de Santana, na Bahia, que há politização em ações de investigação no Brasil. “O meu governo garantiu a autonomia para a Polícia Federal investigar quem fosse necessário, o meu governo respeita o Ministério Público e respeita o Judiciário. Agora, nós consideramos uma volta atrás na roda da história a politização de qualquer um desses órgãos”, disse.

“Nada, nem ninguém, pode defender uma justiça ou uma polícia que seja a favor de alguém por critério político”, afirmou, ao entregar hoje (18) unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Alto do Rosário, na cidade.

Em seu discurso, Dilma também destacou que membros do Judiciário e do Ministério Público têm prerrogativas que garantem sua isenção para que não sofram pressões.

“Nos anos 20 do século passado como funcionava a polícia? A polícia prendia, não porque aquele ou aquela estavam cometendo um delito, mas prendia para seguir os interesses dos coronéis. Como funcionavam os juízes? Também prendia para satisfazer os interesses dos grandes proprietários das grandes fortunas deste país”, disse, ressaltando que um longo processo de desenvolvimento social e político foi preciso para mudar essa realidade.

GRAMPOS TELEFÔNICOS

A presidenta criticou a interceptação pela Polícia Federal e a divulgação de suas conversas telefônicas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O presidente do Brasil ou de qualquer país democrático do mundo tem o que se chama de garantias constitucionais, ele não pode ser grampeado a não ser com autorização expressa da Suprema Corte do país. […] Eu não sou passível de grampo a não ser que o Supremo Tribunal Federal autorize”, disse.“Todas as providências cabíveis nesse caso [os grampos] serão tomadas”, afirmou Dilma.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Grupo assumiu obras do Jardim Gabriela.
Grupo assumiu obras do Jardim Gabriela.

Responsáveis pela construção do Alpha Shopping, em Alphaville, em Salvador, Consipi, AMSul e MMendes apostam na experiência de mercado para fazer deslanchar as obras e vendas do Jardim Gabriela, residencial que está sendo construído ao lado do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna. Nesta fase, o empreendimento comercializa 362 lotes de alto padrão no município sul-baiano.

Especializada em engenharia e incorporação, a Consipi tocou obras de grande porte, como a construção da Torres Eólicas do Nordeste, em Jacobina, além de subestações da Chesf e execução da terraplenagem do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus.

A MMarques tem 22 anos de mercado e projetos como o Shopping Villas Boulevard, o Empresarial Via Norte, Mediterrâneo Trade & Medical. Já a AMSul, atua na locação e venda de imóveis rurais, comerciais e residenciais e presta serviços especializados de consultoria financeira e reestruturação de empresas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Polícia prendeu Diego e Márcio em cumprimento a mandados judiciais.
Polícia prendeu Diego e Márcio em cumprimento a mandados judiciais.
Com mandados de prisão em aberto por assalto, Márcio dos Santos Dantas, o Peu ou Pica-Pau, e Diego Rolemberg dos Santos, o Tripa, ambos de 30 anos, foram presos, na quinta-feira (17), em Camaçari, por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

O delegado Maurício Moradillo, do Draco, também investiga a participação de Diego na explosão a caixas eletrônicos de uma instituição financeira, na cidade de Pedrão, distante 120 quilômetros de Salvador, em setembro de 2015.

Com passagens pela polícia por assaltos, a dupla foi flagrada com dois veículos, um Fiat Strada, branco, placa OUX-7592, com restrição de roubo, e um VW Gol, branco, placa OLE-0394, cuja procedência será investigada.

Além dos mandados cumpridos, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Simões Filho, Diego e Márcio foram autuados em flagrante por receptação e formação de quadrilha. Os carros apreendidos serão periciados e a dupla encaminhada ao sistema prisional.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Macedo sofre de cardiomiopatia de grau 4
Macedo sofre de cardiomiopatia de grau 4

O ex-secretário de Assistência Social de Ilhéus, Augusto Macedo, que sofre de cardiomiopatia de grau 4 e necessita ser submetido a transplante do coração, conseguiu vaga ontem (17) na UTI do Hospital São José. Antes, ele ficou durante dois dias na enfermaria da unidade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, apesar de apresentar estado de saúde muito delicado.

O caso do ex-secretário foi relatado pelo PIMENTA na quarta-feira (16) – confira. A nota informa que, enquanto aguarda na fila do transplante, Macedo precisa implantar um ressincronizador cardíaco, cirurgia que na Bahia somente é realizada pelo SUS no Hospital Ana Nery, de Salvador.

Logo após a publicação da nota no blog, alguns políticos procuraram a família do ex-secretário. Entre os que se mostraram solidários, estão o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) e a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), com quem Macedo já trabalhou. Antes, apenas o vereador Fábio Magal lhe prestava auxílio.

Em nota, a deputada Ângela afirma que somente na última quarta-feira teve conhecimento de que seu ex-assessor estava internado. “A partir de então, entrei em contato com o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, solicitando seu apoio na transferência para Salvador”, diz a nota. A deputada também colaborou, junto à Central de Regulação do SUS, para que Macedo conseguisse uma vaga em UTI.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cinquentenário será o local das manifestações em Itabuna (foto Marcos Souza)
Cinquentenário será o local das manifestações em Itabuna (foto Marcos Souza)

Militantes do PT e de outros partidos que apoiam o governo da presidente Dilma Rousseff farão manifestações hoje (18) em todo o país. Em Itabuna, o ato acontece na Avenida Cinquentenário, mesmo local onde no domingo se reuniram manifestantes do lado contrário, ou seja, os que defendem o afastamento da presidente e a condenação nos envolvidos em crimes apurados pela operação Lava Jato.

A mobilização na cidade começa às 15 horas, estando programada a tradicional concentração no Jardim do Ó. Pelas redes sociais, os organizadores afirmam que o ato é reação a uma suposta tentativa de golpe.

Um dos que coordenam a manifestação é o sindicalista e ex-vereador Luís Sena, do PCdoB. Segundo ele, há um movimento de direita que está disseminando ódio e desesperança. “Precisamos e vamos reagir, sob pena de tudo o que foi reconstruído após 64 e os avanços da era Lula/Dilma serem jogados na lama”, argumenta Sena.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro, derrubou ontem à noite a decisão que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O desembargador atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

A posse foi suspensa na manhã de ontem (17) pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. No despacho, o juiz disse que “a posse e o exercício no cargo podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial, do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário, pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva”. No recurso, a AGU alegou “ausência de imparcialidade objetiva” do juiz federal.

A decisão do TRF1 alcança apenas a decisão do juiz Itagiba. Outra liminar proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro também barrou a posse de Lula. Da Agência  Brasil