Tempo de leitura: 2 minutos
Paciente passa por exame de detecção do glaucoma durante mutirão do ano passado.
Paciente passa por exame de detecção do glaucoma durante mutirão do ano passado.

O Hospital de Olhos Ruy Cunha (DayHorc) realiza a 4ª  edição do GlaucomaDay, um mutirão de detecção e prevenção ao glaucoma, no dia 4 de junho, das 8h às 14h, na unidade de Itabuna, na Rua Ruffo Galvão, centro, próximo à Catedral de São José. A ação busca conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce, os sintomas e os riscos da doença. O atendimento é gratuito.

O mutirão terá como público alvo pessoas acima de 40 anos, com histórico de cegueira na família, diabéticos, negros, com miopia acima de 6 graus e com traumas ou que tiveram infecções no olho recentemente.

De acordo com a coordenação do evento, durante o GlaucomaDay serão oferecidas orientações sobre a doença e a necessidade de se consultar com um especialista, para que haja diagnóstico precoce e indicações de tratamento.

Considerada a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma, atualmente, faz cerca de 1 milhão de brasileiros vítimas da cegueira por ano.

A maior parte dos casos de glaucoma é provocada por falta de conhecimento dos riscos e tratamentos. A doença é perigosa e silenciosa. Até hoje, não tem cura. Apesar disso, o glaucoma pode ser controlado por meio do uso de colírios, cirurgia ou a combinação destes dois métodos.

ATENDIMENTO NO MUTIRÃO

Para ser atendido durante o mutirão, basta apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. A ação é voltada a quem mora em Itabuna. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 073 2020 (ligação é gratuita) ou pelo site.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *