Tempo de leitura: < 1 minuto

Luiz Fernandes, presidente do Sindicacau.
Luiz Fernandes, presidente do Sindicacau.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau) iniciou a campanha salarial 2016, que visa negociar com as empresas. As negociações, de acordo com o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes, envolvem reajuste de salário, do tíquete alimentação e também no piso da categoria.

A campanha, afirma Fernandes, busca correção das perdas com a inflação no último ano – 10,67% – e garantir ganhos reais. A pauta de reivindicação prevê reajuste igual para os funcionários das maiores empresas do ramo na região, a exemplo das moageiras, como a Joanes Olan, Cargill e Barry Callebaut (unidades de Ilhéus e Itabuna), sendo 15% de reajuste salarial, fixação do piso em R$ 1.330,00 e tíquete alimentação de R$ 860,00.

Luiz Fernandes salienta, no entanto, que a primeira rodada de negociação, estabelecida com a Joanes Olan, em maio, não foi bem sucedida. “A empresa ofereceu apenas 8% de reajuste, piso de 1.180 reais, e 756 reais de tíquete. Como era de se esperar, a proposta foi rejeitada pela categoria e aguardamos para sentar à mesa de novo”. As demais empresas, finaliza o sindicalista, ainda não agendaram data para negociar.

Tempo de leitura: < 1 minuto

acesso internetAssim como já havia ocorrido em abril, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) voltaram a defender a adoção de sistema de franquia de dados na banda larga fixa. A superintendente de relações com consumidores da Anatel, Elisa Leonel, recorreu ao Marco Civil da Internet para a defesa.

De acordo com ela, o Marco permite a cobrança, proibindo apenas a interrupção dos serviços. Após atingir o limite de tráfego de dados, o cliente continuaria tendo acesso à internet, porém com velocidade reduzida. O mecanismo já é usado – e muito criticado – na internet móvel.

– A banda larga é um serviço prestado pelo regime privado e a liberdade do modelo de negócios é prevista na Lei Geral de Telecomunicações. A resolução da Anatel não permite a adoção de franquias, mas estabelece regras. As operadoras são obrigadas a continuar a fornecer o serviço, ou cobrando adicionalmente ou reduzindo a velocidade – disse.

O limite de tráfego pode ser adotado no país no final de julho.

A posição da Anatel levou um dos parlamentares presentes à audiência pública na Câmara, Paulão, de Alagoas, a afirmar que a agência atua como “advogada das empresas”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jô está na mira de colegas de partido.
Jô está na mira dos colegas de partido.

O secretário de Turismo de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira (Jô), está sendo alvo de ataque dos vereadores do seu próprio partido. Nerival Reis e Dr. Jó querem o comando da Pasta.

Ambos concorrem à reeleição e veem na pasta uma forma de se fortalecerem, com cargos, para a disputa pelo voto. O diretório municipal ainda não se pronunciou.

O primeiro a tentar o comando da pasta foi Dr. Jó. Nerival não quis ficar fora do processo. Entrou a briga.

Jô teria a simpatia de Jabes, mas, do outro lado, pesam os dois votos no legislativo…

Tempo de leitura: < 1 minuto

deolhoO diretório do PT de Itabuna se posicionará contra a concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Dois dos vereadores itabunenses são da legenda: Júnior Brandão e Paulinho do INSS.

A maioria do diretório do partido, segundo consulta informal, defende a expulsão de vereador petista que votar favorável à concessão.

A concessão foi oficializada, na semana passada, pelo prefeito Claudevane Leite, sob o argumento de que a forte estiagem tornou a Emasa inviável.

Dentre as empresas interessadas na concessão por 35 anos, está a Odebrecht Ambiental, um dos braços da empreiteira envolvida na Lava Jato.

Parte do PT local defende que, no máximo, a empresa municipal seja devolvida à estadual Embasa.

Para ser levada adiante, a concessão precisa de autorização da Câmara de Vereadores. As movimentações tem sido grandes. O apetite, também…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sem-terra em frente à sede do Incra nesta quarta (Foto Divulgação).
Sem-terra em frente à sede do Incra nesta quarta (Foto Divulgação).

Cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais sem-terra ocuparam prédios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Itabuna, Salvador e Bom Jesus da Lapa, nesta quarta-feira (8).

Conforme informações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), as ocupações seguem o cronograma estabelecido com diferentes protestos populares “contra o governo ilegítimo do presidente interino Michel Temer”.

Líder nacional do movimento de trabalhadores rurais, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) diz que a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é um dos motivos do protesto.

– Se já era difícil debater a reforma agrária, agora [sem o ministério] ficou ainda pior. São esses tipos de atitudes que o governo golpista estabelece onde retrocedemos anos de lutas por direitos dos trabalhadores.

Para o dirigente nacional do MST, Evanildo Costa, o MDA é também “um marco de luta contra a violência no campo e espaço de afirmação das minorias”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Chef belga Dominique Persoone inala o cacau em pó (Foto Reprodução Mail Online).
Chef belga Dominique Persoone inala o cacau em pó (Foto Reprodução Mail Online).

Algumas boates da Europa tem substituído a cocaína pelo cacau em pó, informa o site Mail Online. Em sua forma pura, o cacau é capaz de levar endorfina na corrente sanguínea, causando a mesma sensação da cocaína. O cacau, explica a matéria do site, contém altas doses de magnésio, que relaxa os músculos.

Porém, há algumas contestações. Para o médico Jordan Josephson, do Hospital Lenox Hill de Nova York, o cacau pode ser reconhecido como droga pelo nariz ao ser inalado.
Catherine Kwik-Uribe, da Mars Symbioscience, aponta que o cacau inalado é apenas um efeito placebo, já que não há estudo que comprove os seus efeitos.
Tempo de leitura: 3 minutos
Flávia, João José e Nicole faturaram, juntos, sete medalhas de ouro (Foto Divulgação).
Flávia, João José e Nicole faturaram, juntos, sete medalhas de ouro (Foto Divulgação).

No último domingo (5), o itabunense João Rosário representou a Bahia no 1º Campeonato Paranaense de Kettlebell Sport, realizado na Crossfit SM30, em Curitiba. Mais de 40 atletas de sete estados (PR, SC, SP, DF, CE, RS e BA) participaram da competição em que os atletas vão ao seu limite executando movimentos com tempo e técnica específica com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar até 32 quilos em competições oficiais.

Único representante da Bahia na competição, Rosário conquistou 2 medalhas de ouro nas provas Snatch com kettlebell de 24 kg e Long Cycle com dois kettlebells de 20 kg.  Ele presenciou também Nicole Zaniz e Flávia Karolina, duas das atletas que treina, ganharem 5 medalhas de ouro.

João José ainda auxiliou na arbitragem e organização do evento ministrando no sábado (4), véspera da competição, curso técnico e de arbitragem para atletas e árbitros, quando repassou as regras e a técnica correta dos movimentos válidos nas provas do Campeonato.

Um dos destaques da competição foi o recorde atingido por Nicole Zaniz, atleta treinada há 4 anos por Rosário, que na prova One Arm Long Cycle com kettlebell de 20 kg executou 109 repetições, marca compatível para obter o título de master of sports de acordo com a tabela de marcas da ketacademy, uma das principais desse esporte.

Radicado há quase 10 anos no eixo Sudeste-Sul do Brasil, onde começou a trabalhar em 2009 com o kettlebell para condicionamento físico e treinamento de atletas da modalidade, Rosário é especializado em kettlebell training e sport, possui várias certificações internacionais inclusive com o hexacampeão mundial de kettlebell Denis Vasilev, foi um dos fundadores e ex-presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifiting (FBKL) e é coach de atletas campeãs americanas nesse esporte.

DE VOLTA PARA A BAHIA

Após o Campeonato Paranaense, João Rosário voltou a residir no Sul da Bahia trazendo toda a experiência adquirida para colaborar com a promoção do Kettlebell Sport e qualificação de profissionais na região. “Foram quase 10 anos fora da Bahia morando em Santa Catarina e, recentemente em São Paulo, e toda a experiência e trabalho desenvolvido além de viagens constantes, workshops, envio de planilhas de treino para alunos de outros estados, me deram a tranquilidade de tomar essa decisão de voltar a morar perto de familiares e amigos, além de ir em busca de uma melhor qualidade de vida”, informa.

Só no mês de maio Rosário explica que esteve na Bahia duas vezes a trabalho para ministrar workshops de kettlebell e, no dia 21 de maio, auxiliando na organização do Campeonato Baiano de Kettlebell. Mas, a partir da agora, vai ser mais fácil os adeptos do esporte na região ou interessados se aprofundar mais nessa modalidade entrando em contato com Rosário, fundador da empresa Brutal – Strength and conditioning.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Tânia, à esquerda, foi afastada do cargo, hoje ocupado por Sérgio da Gameleira(Foto Jequié Repórter).
Tânia, à esquerda, está afastada do cargo, hoje ocupado por Sérgio da Gameleira(Foto Jequié Repórter).

O Ministério Público Estadual (MP-BA) pediu a indisponibilidade dos bens da prefeita afastada de Jequié, Tânia Britto, da Torres Empreendimentos Rural e Construção e dos sócios da empresa, José Antônio Torres Neto e Soraya Machado Torres. O promotor de Justiça Rafael de Castro Matias aponta irregularidades no processo licitatório da coleta de lixo no município do sudoeste da Bahia, vencido pela Torres.

Segundo o promotor, prefeita afastada, a empresa e os sócios da Torres descumpriram normas relacionadas às licitações públicas e praticaram atos de improbidade administrativa que resultaram em prejuízo ao erário. “As ações importaram em enriquecimento ilícito da empresa Torres Empreendimentos Rural e Construção, que tem como sócios José Antônio Torres Neto e Soraya Torres”, destacou.

Ele explicou que a empresa Torres Empreendimentos praticou ato contra a administração pública por ter obtido benefício em prorrogação irregular de contrato administrativo. “O mais grave é que os demandados, não satisfeitos com as sucessivas prorrogações ilegais do contrato, para além do remanescente do serviço e até do prazo total de 60 meses da contratação original, firmaram um 5º Termo Aditivo, com prazo de vigência retroativo para o dia 8 de maio de 2014”, afirmou o promotor de Justiça.

Na ação, o MP requer a concessão de medida liminar de indisponibilidade dos bens dos demandados, para garantir o ressarcimento ao erário, na quantia de cerca de mais de mais de R$ 2 milhões; e que condene a ex-prefeita de Jequié pela prática dos atos de improbidade administrativa.  O MP requer ainda que a Justiça condene também a empresa Torres Empreendimentos e seus sócios pela prática dos atos de improbidade administrativa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Trabalho calcula que 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o PIS/Pasep (Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente a 2015. O dinheiro estará disponível até o dia 30 de junho. O abono equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento (R$ 880) e pode ser retirado nas agências da Caixa e Banco do Brasil. O Ministério informou também que os benefícios que ainda não foram sacados somam R$ 1,7 bilhão.

Têm direito ao abono pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício; e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias.

Em todo o Brasil, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono. Do, 21,5 milhões já fizeram os saques. Os dois milhões que ainda não acessaram o recurso representam 8,7% dos trabalhadores beneficiados. O estado com o maior número de trabalhadores que não sacaram o abono é São Paulo, onde 684.937 pessoas ainda não resgataram o benefício, seguido de Minas Gerais (197.428) e Rio de Janeiro (180.639). Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Poções, Otto Magalhães, do PCdoB, protagonizou uma cena lamentável ao ser questionado por populares insatisfeitos com o corte de árvores na cidade. A medida se deve à construção de uma praça, em terreno vizinho à Prefeitura.

Em vídeo divulgado pelo Políticos do Sul da Bahia, Magalhães aparece descontrolado, afirmando que “agora qualquer viadinho” quer mandar no município. O prefeito ainda manda quem estiver incomodado com a derrubada das árvores, “tomar no c…”.

Nas imagens, aparecem assessores do prefeito pedindo que a gravação seja interrompida. As manifestações do gestor foram consideradas homofóbicas por grupos que defendem os direitos LGBT. O PCdoB ainda não se manifestou sobre o episódio.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Bebeto diz não haver dúvida quanto ao envolvimento de Cunha em atos ilícitos
Bebeto diz não haver dúvida quanto ao envolvimento de Cunha em atos ilícitos

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB/BA) afirma não ter dúvida de que o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), é beneficiário de contas bancárias irregulares no exterior. A titularidade dessas contas fundamenta o pedido de cassação de Cunha, que teve parecer favorável do relator, deputado Marcos Rogério (DEM/RO). Bebeto é um dos membros titulares do Conselho de Ética, que julga o pedido de cassação do presidente da Câmara.

Ontem, o destaque da sessão do Conselho foi o sumiço da deputada Tia Eron (PRB/BA). O voto dela é considerado decisivo para a aprovação ou rejeição do parecer do relator.

Bebeto defende o parecer. “Nós do PSB vamos acompanhar o voto do relator, pela cassação do deputado Eduardo Cunha. Essa Casa não pode se apequenar, não pode temer, e terá sua autonomia resgatada pela posição deste conselho dando voto pela cassação do mandato”, afirma.

Tempo de leitura: < 1 minuto
PM proíbe a Bamor em estádios por 180 dias (Foto Reprodução).
PM proíbe a Bamor em estádios por 180 dias (Foto Reprodução). 

Ontem (7), o Bahia venceu a primeira partida fora de casa. Bateu o Goiás por 0 a 2, no Estádio Serra Dourada. O Esquadrão conquistou a terceira posição na classificação geral da Série B no dia em que a Bamor, torcida organizada, foi suspenda dos estádios por seis meses.

A suspensão foi aplicada pelo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), da Polícia Militar. Foi punição contra as cenas de violência protagonizada por alguns de seus integrantes na partida do Bahia contra o Náutico.

A briga envolveu membros da Terror Tricolor. A medida cautelar está prevista no Estatuto do Torcedor, sendo aplicada na ocorrência de “indisciplina e brigas entre torcidas”, segundo a PM.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Senai oferece cursos de educação profissional em Ilhéus.
Senai oferece cursos de educação profissional em Ilhéus (Foto Divulgação).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está oferecendo 4,5 mil vagas em cursos de educação profissional em toda a Bahia, sendo 100 delas para os municípios de Ilhéus e Itabuna.

No sul da Bahia, são oferecidas 50 vagas para técnico em eletromecânica e 50 para técnico em eletrotécnica. Para cada um dos cursos, existem 10 bolsas integrais. Os cursos são ministrados na unidade do Senai em Ilhéus.

As inscrições são sem prova. O prazo para quem deseja concorrer às bolsas encerra-se no próximo dia 16. Para aqueles que não disputarão bolsa, o período de inscrição vai até 30 de junho.

O interessado pode se inscrever pelo site www.tecnicosenai.com.br, gratuitamente.

Além de Ilhéus, o Senai possui unidades em Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Cimatec e Dendezeiros) e Vitória da Conquista.

Tempo de leitura: 2 minutos

IMG-20160608-WA0029A Receita Federal libera nesta quarta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Estão no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. O crédito bancário para 1.612.930 contribuintes será feito no dia 15 de junho. Tiveram prioridade idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). O órgão disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Se o contribuinte tiver dúvida sobre a situação da declaração poderá consultar o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita, onde é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. No caso de identificação de algum problema, a Receita recomenda a entrega de uma declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Da Agência Brasil

Tempo de leitura: < 1 minuto
Plenário vota parecer de João Bonfim pela aprovação das contas (Foto TCE-BA).
Plenário vota parecer de João Bonfim pela aprovação das contas (Foto TCE-BA).

O plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) recomendou, ontem (7), a aprovação das contas relativas ao primeiro ano do Governo Rui Costa. O parecer será encaminhado à Assembleia Legislativa baiana em até 15 dias, de acordo com o relator, conselheiro João Bonfim.

O parecer pela aprovação das contas foi aprovado por unanimidade. Foram 44 recomendações que, segundo o presidente do TCE-BA, Inaldo Paixão, serão acompanhadas pelas auditorias do tribunal no exercício deste ano. Já o relator, acrescenta que as questões apontadas “têm o intuito de proporcionar ao governador Rui Costa o aprimoramento da sua gestão”.