Tempo de leitura: < 1 minuto
Eduardo Cunha sofre derrota no Conselho de Ética.
Cunha sofre derrota no Conselho de Ética.

Por 11 votos a favor e nove contrários, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou, há pouco, relatório pela cassação do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Cunha pode perder o mandato sob a acusação de quebra de decoro parlamentar. Os deputados do conselho votaram relatório apresentado por Marcos Rogério (DEM-RO).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Cáridas sobe ao lugar mais alto do pódio no mundial disputado em Feira (Foto Divulgação).
Cáridas sobe ao lugar mais alto do pódio no mundial disputado em Feira (Foto Divulgação).

O ilheense Rameses Cáridas, de 10 anos, faturou o mundial de jiu-jitsu, na categoria Pena B, em Feira de Santana, no último domingo (12). Cáridas acumula vários títulos estaduais e nacionais neste esporte e, agora, coleciona título na competição organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo.

Estudante de escola pública e morador do bairro Conquista, em Ilhéus, tem, entre as conquistas mais recentes o vice-campeonato Brasileiro do Sudeste, competição realizada em abril deste ano, em Cariacica (ES). O atleta treina, pelo menos, três vezes por semana e pratica jiu-jitsu desde os quatro anos de idade.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Tia Eron fala em terceira pessoa, mas não anuncia voto em comissão (Foto PRB).
Tia Eron fala em terceira pessoa, mas não anuncia voto em comissão (Foto PRB).

Do Metro1

Após comparecer à sessão no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que deve votar o processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) bradou com os parlamentares e reagiu a cobranças por votos nesta terça-feira (14). Durante o seu discurso, a parlamentar criticou os outros deputados que falaram que ela teria sido ‘abduzida’.

“Precisei me preservar com imparcialidade e com livre capacidade de poder decidir nesse momento. […] Nenhum de vocês deputados mandam nessa nega aqui”, disse Tia Eron. Ainda segundo a deputada, falando na terceira pessoa, Tia Eron disse que iria “resolver”.

“Tia Eron vai resolver o problema que vocês homens não conseguiram resolver”, declarou. “O Brasil está falando conosco. Podemos cassar? Sim! Mas a sociedade devolverá nas urnas para cá”, ressaltou ela, ainda sem deixar claro qual deve ser o seu voto.

Nesta terça-feira, os parlamentares vão votar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que recomenda a cassação de Cunha. Se Tia Eron votar pela cassação do mandato, o placar ficará empatado em 10 a 10, e o voto de minerva caberá ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), que já disse ser favorável ao relatório.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Advogados protestam pela liberação de advogado (Foto Daniel Thame).
Advogados protestam pela liberação de advogado (Foto Daniel Thame).

Dezenas de advogados se reuniram em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna, para protestar contra a prisão do colega Anderson Sá. O advogado foi preso de forma preventiva ao ser acusado de envolvimento com o Comando Vermelho, organização criminosa do Rio de Janeiro.

Escutas telefônicas autorizadas teriam captado o advogado fazendo supostas ameaças à juíza à frente do processo que julga crimes cometidos por membros da organização. Após ser preso em uma operação em maio, em Itabuna, Anderson acabou sendo encaminhado para um presídio no Rio de Janeiro, onde o processo corre.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Temer diz que tanto faz presença de Dilma na abertura dos Jogos do Rio (Foto Antonio Cruz/Agência Brasil).
Temer responde sobre presença de Dilma na abertura dos Jogos (Foto Antonio Cruz/Agência Brasil).

Depois de visitar as instalações do Parque Olímpico, nesta terça feira (13), no Rio de Janeiro, o presidente em exercício, Michel Temer, disse que, para ele, “tanto faz a presença da presidente afastada, Dilma Rousseff, na abertura dos jogos olímpicos. O evento está programado para agosto.

Dizendo que fica a cargo do comitê olímpico essa questão da presença da presidente afastada, ele disparou:

– O Brasil não vive em função dos que o dirigem, mas do seu povo. O povo não estará preocupado com isso, estará preocupado com a pujança do Brasil.
Tempo de leitura: < 1 minuto
João Rosário, ao centro, ministrou aulão beneficente em Itabuna.
João Rosário (blusa cinza) ministrou aulão beneficente em Itabuna.

No último sábado (11), João Rosário conduziu um aulão aberto de Kettlebell no Studio X-Pro Training, em Itabuna, cuja inscrição foi a doação de alimentos não-perecíveis para entidades assistenciais do município. No evento, ele demonstrou os principais movimentos com essa ferramenta no treino e no esporte.

Rosário utiliza o kettlebell para condicionamento físico e treinamento de atletas da modalidade há seis anos, é especializado em kettlebell training/Sport e possui várias certificações internacionais.

Após 10 anos de trabalho no sudeste do país, o itabunense, no início do mês, voltou a residir no sul da Bahia (Canavieiras) trazendo toda a experiência adquirida para colaborar com a promoção do Kettlebell Sport e qualificação de profissionais na região.

Professor de Educação Física e atleta, João Rosário é um dos organizadores do 1º GP mundial de Kettlebell no Brasil, que será realizado no dia 9 de dezembro, em Curitiba. Ele planeja levar atletas de Itabuna e região para representar o estado no GP mundial.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Equipe envolvida no projeto de sustentabilidade.
Equipe envolvida no projeto de sustentabilidade.

Uma palestra sobre sustentabilidade, ministrada pelo engenheiro ambiental Isaac Seara, marcou o lançamento do projeto GerAção, promovido pelo Centro Médico Beira Rio, em Itabuna. O projeto busca envolver todos colaboradores e a equipe médica da empresa para a necessidade de conservações do meio ambiente.

Entre as ações desenvolvidas, estão a aplicação de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho como economia de energia, racionalidade no uso de papéis, reciclagem de lixo.

O lançamento do projeto teve momentos de descontração, com a participação do humorista Emerson Araújo, que apresentou-se como cover de Silvio Santos, passando sua mensagem sobre preservação.

O engenheiro ambiental Isaac Seara destacou a importância de programas de sustentabilidade para não esgotar os recursos naturais das empresas e estimulou a equipe do Centro Médico Beira Rio a se engajar nesse modelo de responsabilidade social. No encerramento do evento, foram distribuídas cartilhas informativas do projeto, que tem como slogan “Agir hoje para colher amanhã”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
O atual presidente da ACI, Ronaldo Abude (terceiro, da dir. p/ esq.), ao lado de ex-presidentes da entidade
O atual presidente da ACI, Ronaldo Abude (terceiro, da dir. p/ esq.), ao lado de ex-dirigentes da entidade

A mais tradicional entidade representativa do comércio de Itabuna completa 108 anos nesta terça-feira, 14 de junho. Fundada em 1908, a Associação Comercial é fruto da luta da classe empresarial itabunense, que à época decidiu se mobilizar contra a elevada carga tributária.

O aniversário da ACI foi lembrado ontem (13), em uma cerimônia na sede da entidade, com a presença de vários ex-presidentes. Os principais momentos da história da associação foram contados pelo jornalista Ramiro Aquino.

Na cerimônia, houve ainda a inauguração da nova sala de reuniões da ACI e da galeria de ex-presidentes.

Tempo de leitura: 2 minutos
Vista aérea da Represa da Esperança, em Ilhéus (Foto José Nazal).
Vista aérea da Represa da Esperança, em Ilhéus (Foto José Nazal). 

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) autorizou a Embasa a captar água na represa do Parque Municipal da Boa Esperança, temporariamente. A medida também foi aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Sema), de acordo com nota da Prefeitura de Ilhéus. A captação para abastecer a zona norte e região central do município deve ocorrer até que seja normalizada a situação do reservatório do Iguape.

Para iniciar as obras de interligação de sistema, a Embasa ainda depende da Outorga de Água a ser concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), bem como de uma segunda anuência do conselho consultivo da área de protegida.

Responsável pelo serviço de abastecimento d’água no município de Ilhéus, a Embasa está monitorando o revezamento na distribuição de água para as zonas central, norte e oeste da cidade. De acordo com o gerente local da Embasa, José Lavigne, “o sistema de abastecimento de Ilhéus encontra-se com oferta de água reduzida devido à longa estiagem que atinge a região, que causou a diminuição do volume acumulado na barragem do Iguape”.

A empresa solicitou ao município a análise ambiental para a implantação de adutora de água bruta, com extensão de 2.254 metros, com a finalidade de captar, em caráter temporário, até 180 m³/h com operação de 24 horas, nos mananciais da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal da Boa Esperança. O investimento no serviço está orçado em mais de R$ 600 mil.

Tempo de leitura: 2 minutos

ricardo ribeiroRicardo Ribeiro | ricardo.ribeiro10@gmail.com

 

Em uma seca que materializa catastróficas previsões, noticia-se o primeiro caso de tentativa de homicídio por causa de água.

 

Situações extremas podem levar seres humanos a atitudes que seriam impensadas em condições normais. Muitos assistiram àquele antigo filme sobre um acidente aéreo nos Andes, em que os sobreviventes, no desespero da fome, usaram a carne das vítimas como alimento. Absurdo? Nada! É apenas humano, demasiadamente humano, como diria Nietzsche.

Livros como “Ensaio sobre a cegueira” e até séries como “The Walking Dead” demonstram como as circunstâncias mudam os comportamentos, revelando verdadeiras feras que habitam no interior de pacatos cidadãos. Pela sobrevivência, ou até por muito menos, cometem-se as mais abjetas atrocidades. Limites desaparecem e a lei da selva se impõe.

Nossa querida Itabuna vive dias assim. Em uma seca que materializa catastróficas previsões, noticia-se o primeiro caso de tentativa de homicídio por causa de água. E é sintomático que o fato não tenha como protagonistas pessoas sedentas pelo líquido ora tão escasso, mas dois comerciantes, sedentos pelos lucros auferidos nesses tempos em que uns sofrem e, como de praxe, outros gozam.

Assim como na história do boi que morre e do urubu que não vê a hora de lhe devorar os restos, em nossa releitura de “Vidas Secas” há também os que se valem e se fartam da miséria alheia. Para eles, quanto mais a seca perdurar, melhor. Enquanto puderem vender 1 mil litros de água por 300 reais, que sequem os rios e morra o gado.

Há relatos de disputas entre moradores, desesperados, por baldes da água escassa dos tanques comunitários, mas é extremamente revelador da natureza humana que o primeiro a empunhar uma faca tenha sido um beneficiário da tragédia. Ele feriu o outro não porque tinha sede do líquido, mas para defender sua fatia de um negócio espúrio, cruel e desumano. Um negócio que revela o quão terríveis nós podemos ser.

Ricardo Ribeiro é advogado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem conferir no site do Enem o espelho de correção da redação. O tema do ano passado foi A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira. As provas de redação foram avaliadas em uma escala de zero a mil pontos. O espelho não cabe recurso.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 5.631.606 textos corrigidos 104 obtiveram nota mil. Outros 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos que levaram à anulação.

O espelho fica disponível exclusivamente para vista pedagógica. Os participantes podem saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar o desempenho com o dos demais participantes daquela edição do exame.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Iruman crítica a pré-candidatos no debate sobre a crise hídrica.
Iruman crítica a pré-candidatos no debate sobre a crise hídrica.

Ex-presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Iruman Contreiras criticou a postura de pré-candidatos a prefeito de Itabuna no debate sobre a crise hídrica que afeta o sul da Bahia. As críticas foram feitas por meio de uma rede social.

Iruman é dos que mais conhecem o projeto da Barragem do Rio Colônia e a questão da água no município. O projeto começou a ser formulado no período em que ele presidiu a Emasa (2001-2002).

Por meio de uma rede social, ele fez observações. “Na omissão e ausência da Emasa nos debates sobre a solução para o abastecimento, candidatos vão desinformando e confundido a população, desenhando um cenário propício para a concessão dos serviços prestados pela Emasa sem oposição da sociedade”.

Confira a íntegra.

“Alardeiam que com a concessão dos serviços de saneamento, a nova proprietária do sistema implantará a unidade de dessalinização em menos de 30 dias. O dep. Davidson (PCdoB) declarou à Difusora que não adianta a barragem sem a adutora para trazer a água do “Colônia ” até a unidade de tratamento em Itabuna e que essa obra custará 120 milhões e que ele já apresentou uma emenda no orçamento da União. Já o Dep. Augusto Castro (PSDB) assegurou na mesma rádio que ele conseguiu a “continuação” da obra com o governo interino e que vai trabalhar para fazer uma adutora da barragem do Funil/Rio de Contas/Ubaitaba de 60 km (só até Ubaitaba). Ambos desconhecem as razões da barragem está sendo construída no Colônia como alternativa de regularização /perenização do Cachoeira com uma vazão regular média superior a 1,5 mil litros por segundo na estiagem e superior a 5 mil litros/seg. no pedido de cheias, água suficiente para os próximos 50 anos, que será despejada na calha do Cachoeira e captada por bombas em Ferradas (já existentes ) . Não há necessidade de adutora de de 120 milhões seja para o Colônia, seja o rio de Contas. Os dois postulantes à prefeito de Itabuna demonstram total desconhecimento do projeto da barragem do Colônia e da necessidade de água da cidade. Na omissão e ausência da Emasa nos debates sobre a solução para o abastecimento, candidatos vão desinformando e confundido a população, desenhando um cenário propício para a concessão dos serviços prestados pela Emasa sem oposição da sociedade. Sobre as dívidas da Emasa nenhum deles ousou se manifestar e os entrevistadores sequer aventaram perguntar algo fora do script pré acertado entre os dois atores. A barragem do Colônia reduzirá os custos operacionais de captação , adução, tratamento com energia elétrica. Então, até a emenda dos 120 milhões ser liberada (orçamento 2017) ou até a adutora do funil ser construída (Castro prefeito em 2017) ou se completar o processo de concessão (de seis a doze meses, final do governo Vane e início governo Davidson) a água permanecerá salgada?”

Tempo de leitura: < 1 minuto
Câmara diz que fará pesquisa para saber o que a população pensa sobre a privatização da Emasa
Câmara diz que fará pesquisa para saber o que a população pensa sobre a privatização da Emasa

A Câmara de Vereadores de Itabuna emitiu nota à imprensa, na qual classifica a ocupação de sua sede por servidores da Emasa (confira) como “injustificável”. Segundo a nota, a tramitação do projeto que trata da autorização para a concessão da empresa terá início somente após a leitura do projeto, amanhã (15).

Ainda de acordo com a nota do legislativo municipal, após a leitura em plenário, o projeto será encaminhado para as comissões de Legislação e de Serviços Públicos, que somente irá se reunir no próximo dia 20 (segunda-feira).

A Câmara informa que a matéria ainda será discutida em audiências públicas, antes de ter parecer aprovado ou não pelas comissões e seguir para a votação em plenário. Na nota, o Poder Legislativo acrescenta que fará pesquisa de opinião para ouvir a população de Itabuna e funcionários da Emasa sobre o projeto de concessão.

Tempo de leitura: < 1 minuto
ocupaçao camara
Funcionários da Emasa temem perder seus empregos com a privatização da empresa

Um número entre 40 e 50 funcionários da Emasa (Empresa Municipal de Saneamento de Itabuna) ocupa desde ontem (13) as dependências da Câmara de Vereadores. Eles tentam impedir a tramitação do projeto de lei que autoriza o Executivo a promover a concessão da empresa à iniciativa privada.

O projeto deu entrada ontem no legislativo e a expectativa é de que seja lido na sessão desta quarta-feira (15). Na manhã de hoje, vereadores foram impedidos de entrar na Câmara pelos representantes do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia). Funcionários que estão no interior da sede do legislativo também não podem sair.

Segundo informações, o presidente da Câmara, Aldenes Meira (PCdoB), entrou com ação na justiça, pedindo a desocupação do prédio. O chefe do legislativo diz que haverá ampla discussão em torno do projeto de concessão, estando prevista a realização de audiência pública sobre a matéria. O PCdoB, partido do presidente, defende a proposta.

Os funcionários da Emasa temem que a privatização resulte na perda de seus empregos. Eles também sustentam que a transferência da empresa para a iniciativa privada não resolve o maior problema de Itabuna hoje, que é a falta de água.