Tempo de leitura: 2 minutos

Atividade produtiva na Bahia terá auxílio de projeto (Foto Mateus Pereira).
Atividade produtiva na Bahia terá auxílio de projeto (Foto Mateus Pereira).
O governo baiano investirá US$ 100 milhões em desenvolvimento rural sustentável por meio do Projeto Pró-Semiárido. As ações de inclusão produtiva e geração de emprego e renda serão financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento do projeto ocorre nesta segunda (11), em Juazeiro.

O Pró-Semiárido será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e prevê construção de sistemas de abastecimento de água e agroindústrias aliada à formação técnica e atuação de profissionais capacitados em redes de cooperação socioprodutiva. A estimativa é de que sejam contempladas 460 comunidades de 32 municípios de cinco territórios de identidade.

Segundo o governo, a seleção das comunidades baseou-se nos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), na densidade dos imóveis, menores que 20 hectares, e do número de emissões de Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf). “O Projeto Pró-Semiárido é uma continuidade de ações de governos passados [implementadas] em municípios da [região] com baixos indicadores, mas com forte potencial de desenvolvimento econômico”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Das 460 comunidades, 40 são quilombolas, 67 de fundo de pasto, 57 assentamentos rurais e 296 comunidades de agricultores e agricultoras familiares. Os beneficiários contarão com uma estrutura de coordenação em Salvador, o apoio dos Setafs de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim, das dez entidades locais de Ater contratadas, 25 agrônomos, veterinários e assistentes sociais, 115 técnicos em agropecuária e 115 jovens, entre 19 e 25 anos, que atuarão como Agentes Comunitários Rurais (ACR) em suas localidades.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *