Tempo de leitura: 3 minutos

claudio_rodriguesCláudio Rodrigues | aclaudiors@gmail.com

 

A depender do empenho e obsessão do nosso mandatário, Salvador poderá ter dois centros de convenções, enquanto Feira de Santana e Itabuna ficarão com seus elefantes brancos como símbolos da incompetência.

 

A determinação do governador Rui Costa em construir um novo Centro de Convenções na capital baiana, previsto para ser implantado na Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, tem sido motivo de questionamentos por diversos representantes do setor turístico. Salvador já possui um Centro de Convenções no bairro Stiep, que sempre atendeu as demandas do mercado, o equipamento vem passando por reformas que se arrastam há quase um ano, o que gerou um manifesto de protestos do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA).

Um dos argumentos apresentados pelo secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, é que o atual é antigo e isso dificulta as reformas e serviços de manutenção. Sendo assim, teria que construir um novo Centro Histórico, já que o Pelourinho data do Brasil Colônia, ou implantar um novo elevador para ligar a Cidade Alta à Cidade Baixa, pois o Lacerda foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873 e está prestes a completar 143 anos.  Como construir um novo equipamento se Salvador já possui um que atende e bem as suas demandas?

Enquanto isso, o mesmo Governo do Estado abandonou as obras dos centros de convenções de Feira de Santana e de Itabuna, que foram paralisadas há 10 anos, com mais de 60 por cento das obras concluídas e se transformaram num dos maiores símbolos do desperdício do suado dinheiro do contribuinte baiano.

Estrutura do Centro de convenções de Itabuna inconcluso.
Estrutura do Centro de convenções de Itabuna inconcluso.

Tanto Feira de Santana quanto Itabuna precisam de uma resposta concreta do governador Rui Costa em relação à conclusão dessas duas importantes obras. Feira de Santana tem uma população flutuante de mais de dois milhões de pessoas, é a primeira cidade do interior do Estado. Com o seu centro de convenções em atividade, daria um salto no turismo de negócios, sem falar nas mais de 20 faculdades que a cidade abriga e que seriam grandes parceiras da Bahiatursa no uso contínuo do equipamento.

Já Itabuna, um dos principais municípios do sul da Bahia, que tem no comércio e na prestação de serviços seu carro chefe, e que hoje conta com diversas instituições de ensino superior, se vê de mãos atadas pelo desrespeito por parte do Governo do Estado. A cidade poderia fomentar inúmeros congressos, seminários, shows, feiras e exposições, mas esses planos e projetos estão impossibilitados, uma vez que as obras de seu centro de convenções, a exemplo do de Feira de Santana, caminham para se transformar em ruínas e no sinônimo de uma grande vergonha.

Vale lembrar ao governador Rui Costa que figurinha repetida não completa o álbum. A depender do empenho e obsessão do nosso mandatário, Salvador poderá ter dois centros de convenções, enquanto Feira de Santana e Itabuna ficarão com seus elefantes brancos como símbolos da incompetência.

Cláudio Rodrigues é empresário.

6 respostas

  1. E qual a novidade das coisas andarem mais rápidas na capital e o interior sempre ser esquecido. Todo separatismo deve ser apoiado. Divisão já da Bahia. Pela criação do Estado de Santa Cruz e Estado de São Francisco.

  2. Em um momento de crise econômica como o país atravessa não é prudente falar em construção de uma mega obra que seria um novo centro de convenções em Salvador, ainda tendo em vista que o atual atende as demandas e necessidades da Bahia. Seria bem mais prudente manter dando a assistência necessária e manutenção ao existente. Mas como alguns políticos acham que podem tudo, fazer o que?

  3. É uma vergonha sem tamanho uma cidade como Itabuna não ter um Centro de Convenções que comporte as demandas e eventos. Quando tem um evento maior tem que deslocarem-se para Ilhéus. É uma falta de vergonha sem precedentes para os políticos que por aqui passaram e não construíram um Centro de Convenções descente. Fizeram um projeto e abandonaram lá um verdadeiro “elefante branco”.

  4. O PT é uma farsa. Acordem. Eles só queriam chegar ao poder e mantiveram esse discurso de vítimas do sistema por décadas, para se refestelar.

    São capitalistas muito bem disfarçados com um discurso de socialistas.

    Malluf alertou: na frente de “lula” ele seria um comunista.

    Jaques Wagner é um INCOMPETENTE. Golpista (esse sim) com os Concursados da Policia Civil de 2013 e com os Professores na Greve de 2012 ( 100 dias) Lembram?

    Esperando que venha o Centro de Convenções? Esperando a duplicação da 415?

    Depois que trafegar nessa rodovia eu confesso aqui, se o Rui é ou não a continuidade, o poste do JW.

    PT, jamais!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *