Tempo de leitura: 2 minutos
App Jequié Ecotour promove ecoturismo da Cidade do Sul.
App promove ecoturismo da Cidade do Sul.

Para promover e divulgar o ecoturismo no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, 16 estudantes do curso técnico de nível médio em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), desenvolveram o aplicativo (app) “Jequié Eco Tour”. A ferramenta possui textos, imagens e vídeos e busca apresentar as belezas naturais da região, possibilitando que os turistas se desloquem com facilidade utilizando as trilhas virtuais disponíveis no app.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do aplicativo contribui para a formação dos futuros técnicos, que aliam teoria e prática diante de potenciais demandas do mundo do trabalho. Para a criação do aplicativo, apresentado na Feira de Ciências da unidade escolar, os alunos foram separados em três grupos para produzir a ferramenta, a pesquisa de campo e a edição visual.

– Utilizamos a plataforma APP Inventor onde incluímos imagens e informações sobre locais da região. Inicialmente disponibilizamos os trajetos da Barragem das Pedras e Fazenda Velha, com áreas de lazer, banho, serviços, restaurantes e bares – explica a estudante Jéssica Batista, 18 anos, uma das envolvidas no projeto.

Jéssica é moradora da zona rural de Jequié. Cresceu e vive cercada pela natureza. Para ela, a participação no projeto teve um sabor especial, porque irá contribuir para chamar a atenção de todos quanto à necessidade da proteção e do cuidado com o meio ambiente, por meio de um turismo sustentável. “Este projeto abriu novas perspectivas, pois acabou derivando no reconhecimento de um trabalho que valoriza a cidade e pode servir para desenvolver o ecoturismo na região”, afirma.

O app disponibilizará as trilhas por meio do acesso ao Google Maps. O usuário precisará acessar o aplicativo em um lugar com conexão para conhecer o trajeto e depois, mesmo que esteja em alguma área sem sinal de Internet, visualizará todas as informações de forma off-line. Os estudantes ultimam os preparativos para que o app esteja disponível para download ainda neste mês, por meio do blog do projeto (www.jequieecotuor.blogspot.com.br).

A iniciativa dos estudantes tem despertado o interesse das autoridades locais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Jequié, deve disponibilizar o aplicativo no site do órgão. “A prefeitura está com o objetivo de expandir o lado cultural e turístico da região e nos convidou para disponibilizar a ferramenta no site da prefeitura. A ideia é expandirmos os trajetos e locais de pesquisa do aplicativo para podermos apresentar um projeto mais completo”, destaca o professor e orientador da iniciativa, Alisson Santos.

O professor ressalta a função pedagógica do projeto. “A ideia é desenvolvermos uma pedagogia de protagonismo estudantil, em que o estudante imprima seu olhar e o seu ponto de vista da região em que mora. É muito importante para os alunos apresentarem um trabalho como este, que possa mostrar a realidade social e econômica da região”, enfatiza Alisson.

0 resposta

  1. Muito boa a inserção de jovens no ecoturismo.Agora só a nível de aviso,as belezas naturais existem, mas estão totalmente degradadas matas ciliares devastadas, cachoeiras sem controle de entrada e uso e descartes de resíduos sólidos. Na minha opinião primeiro tentar implantar um projeto de educação ambiental , pois corre um sério risco de queimar o filme diante de tantos desmandos ai incluindo os poderes municipal, estadual sem fiscalização ambiental etc. Um exemplo rápido seria a total degradação do leito do Rio das Contas e a construção irregular de casas de luxo a beira do Lago da barragem de pedra e que o os Órgãos competentes fecham os olhos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *