Tempo de leitura: 2 minutos
Alunos da UFSB pedem adoção irrestrita de sistema de cotas (Foto Gabriel Oliveira).
Alunos da UFSB pedem adoção irrestrita de sistema de cotas (Foto Gabriel Oliveira).

Alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) iniciaram movimento para que seja implantado sistema de cotas para o segundo ciclo de todos os cursos de graduação. Por meio das redes sociais, estudantes começaram a coletar assinatura, feita por meio de uma plataforma digital (confira aqui). Somente os estudantes participam do abaixo-assinado. No sul da Bahia, instituições públicas de ensino como a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) adotam o sistema de cotas.

Diferentemente de outras instituições, a UFSB adota sistema inovador de bacharelado e licenciatura interdisciplinares para os semestres iniciais (primeiro ciclo), quando os alunos de cada área escolhida estudam conteúdos comuns. As cotas funcionam apenas para esta fase inicial.

As disciplinas específicas são oferecidas a partir do segundo ciclo, período em que o aluno escolhe o curso em uma das quatro áreas de bacharelados (Artes, Ciências, Humanidades e Saúde) ou licenciatura (Artes, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Códigos e Matemática e Computação).

“Entendemos que as cotas se constituem como um mecanismo imprescindível para a promoção da equidade nos cursos de 2º ciclo propostos pela UFSB. É imperativo afirmar que esta luta se constitui como demanda comum a todos os cursos, não sendo restrita a progressão para Medicina. Assinam este documento, portanto, discentes das diversas áreas do conhecimento e saberes existentes na instituição”, expressa o documento.

Os articuladores do sistema de cotas ainda citam repúdio coletivo a “toda tentativa de desqualificação e silenciamento da discussão das cotas, entendemos esta como uma luta de princípio”. “Além de tudo, é importante reiterar que o território do Extremo Sul da Bahia se constitui como região eminentemente indígena e negra, dessa forma uma não politica afirmativa neste sentido feriria o Plano Orientador da instituição, este que assume compromisso com o desenvolvimento regional, econômico e social.” Atualizado às 14h37min.

Resposta de 0

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.