Rosivaldo Pinheiro | [email protected]
A melhor saída para estabelecermos um novo momento para o Brasil seria uma nova eleição, mas essa saída não permitiria sobrevida para a maioria das atuais lideranças nacionais, que constroem na calada dos bastidores uma eleição em lista, caminho protetivo para escaparem do julgamento sumário dos eleitores.
A mais recente delação de Marcelo Odebrecht colocou mais lenha na fogueira em que hoje está a política brasileira. Vivemos um momento de muita agitação, instabilidade institucional e uma crise econômica de grande repercussão na vida das famílias. Saímos divididos das urnas da última eleição presidencial e as forças opositoras decidiram que aquele era o melhor momento para criar resistência à governabilidade da presidente reeleita.
Com a agenda de obstáculos então imposta nas Casas Legislativas, no mercado financeiro e em outros setores, como parte da mídia, houve a tomada do controle político do país por essa coalizão, a união Cunha, Aécio e Temer construiu as pautas bombas, até chegarem à tese das pedaladas fiscais, que dias depois do impeachment foi “regularizada” num circo nacional. Deram o golpe de mestre.
O desejo de extirpar a corrupção acabou sendo o pano de fundo para levar parcela significativa da população às ruas. Uma ofensiva política e midiática construiu o senso comum de que a causa e o efeito de todos os males nacionais era o PT, partido hegemônico, que liderava as forças que comandavam o governo central há 12 anos e que tem alguns nomes inseridos na corrupção. O resultado desse processo, todos sabemos, além da queda da presidente, foi termos nossas maiores empresas atingidas, produzindo uma massa de desempregados que, segundo o Dieese, passam de 13,5 milhões de pessoas.
Os autores da tese para chegarem ao poder se deleitam no governo central sem apresentar uma saída para a crise. Ao contrário, diante da crise política que virou crise econômica, eles tentam modificar a estrutura de Estado, construída a partir da Constituição de 1988 e ampliada pelas políticas públicas de inserção socioeconômica implantadas no ciclo do PT.
Esse esforço trouxe de volta as políticas neoliberais e a tese do estado mínimo, programa diferente à escolha que o povo fez nas urnas. Por outro lado, a Operação Lava Jato, por mais que sofra críticas de ser seletiva, não pode ser paralisada, e os que antes atacavam o governo, usando a bandeira de combate à corrupção, se vêm agora expostos e citados nas delações. A extensão da crise política não fora dimensionada pelos idealizadores do impeachment.
Na saga pelo poder, pensaram que uma vez tomando posse do Planalto conseguiriam afogar a Lava Jato. Erram duplamente: esqueceram-se de mensurar as novas ferramentas (redes sociais) que retroalimentam e pressionam as instituições a seguirem em frente no cumprimento dos seus papéis, e a perda de apoio popular em função das medidas de retiradas de direitos.
A melhor saída para estabelecermos um novo momento para o Brasil seria uma nova eleição, mas essa saída não permitiria sobrevida para a maioria das atuais lideranças nacionais, que constroem na calada dos bastidores uma eleição em lista, caminho protetivo para escaparem do julgamento sumário dos eleitores.
Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades pela Uesc.
Resposta de 0
De quem escreve nem precisa ler conteúdo,pelos quais ideias do autor são expostas pensamentos cuja palavra-chave nova eleição, retóricas pelas quais são defendidas por serem defenestrados do poder,pelo contrário defenderia até a morte permanecer até o fim e garantir lutando contra tudo e contra todos para permanecer no poder.
Mesmo perdoando dívida de países africanos governados por ditadores pelos quais o PT e os comunistas perdoaram as dívidas dos devedores do Brasil,somando vão mais de 5 bilhões de dólares.
A turma dos comunistas e PT doaram pra Cuba mais de 2 bilhões de dólares pedido ou melhor ordenando Hugo Chaves construir em Cuba um Porto Marítimo,dinheiro do Brasil.
Sustentou a Venezuela mandando Carne e o Brasil o povo passa fome,cujo navio virou e 5 mil bois se afogaram no mar,a imprensa nem divulgou tanto,a Bolívia confiscou a refinaria da Petrobras neste País,o PT e comunistas se calaram.
Destruição da Petrobras,Banco do Brasil,Correio,Bancoc cooperativa administrada
pelos comunistas e PT quebraram ou melhor roubaram todo dinheiro,todo mundo da CUT estão rico,segundo João Vaccari,o mesmo disse “abrir a boca morre”igual Celso Daniel.
Lula sinônimo de doente mental ou ladrão e os comunistas? Só sei que apoiaram integral a prostituição do Brasil e até a vassoura de bruxa aqui em Itabuna e região,a democracia que o autor acima refere é a mesma que Bóris Gasoy foi demitido da Record pedido do PT,por está falando mau do governo após o mensalão.
Qual democracia,qual eleição? Poderia situar algum país comunistas que tem eleição? Uma vez o autor do anunciado disse,ele disse assim”Lula nunca deve perdoar dívida dos fazendeiros de cacau e apelidou os produtores de cacau de gigolôs”.
Este comentarista queria saber: como chamaria aqueles que foram perdoados suas dívidas com o Brasil,foram (9) nove países,como chamaria Cuba cuja doação de dois bilhões de dólares dinheiro do povo brasileiro pra construir porto Mariel.
Como chamaria o que Lula fez,enricou toda família,agregado e uma legião de seguidores,enfim,quebrou o Brasil e prostituiu o mesmo e Impeachment tá na lei
e e se não sofresse impeachment o mesmo diria pra saída era uma nova eleição?
Existe leitura que nos enriquece,mas existe leitura que nos empobrece igual um
conteúdo de comunista,Amado Batista,tendo boa fé,abria a biblioteca aos “intelectuais” comunistas e o mesmo foi preso torturado e se arrependeu por ser
amigos do mesmo.
Queria derrubar a ditadura no Brasil pra impor outra pior igual a Cuba,o que já vai mais de seis décadas e o Brasil só foi duas décadas,é essa eleição que os comunistas as defendem,Show Satanás!
Admiro muito Rosivaldo um homem com muito capacitado para gerência muitas coisas em Itabuna esse eu confio, competente e honesto, digno de respeito.
“DEMOCRACIA”! Caminho mais fácil dos bandidos manipular os incautos e chegarem ao poder e sacane…a nação! Basta!
Chega de enganação!!!
Esse pedido de novas eleições é feito por Lula, para ser candidato antes de ser preso. Vergonha!