Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna tem baixo investimentos públicos.
Itabuna tem baixo investimento público || Foto de Kleber Marcelo.

Um levantamento publicado na quinta-feira (10) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) indica que Itabuna está entre os municípios brasileiros que mais têm reduzido investimentos em obras e serviços para melhorar a qualidade vida da população.

No período de 10 anos, entre 2006 e 2016, a nota do município variou entre A e D, que é o pior índice. De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), na Bahia, entre 409 municípios pesquisados em 2006, Itabuna aparecia na 60ª  colocação no item investimento público. No ano passado, o município do sul da Bahia caiu para 267ª posição.

Os dados, aos quais o PIMENTA teve acesso, indicam que os investimentos públicos em Itabuna caíram quase pela metade de 2006 para 2007, quando o município ficou com nota inferior a 0,4 décimos, uma situação considerada crítica. A pesquisa aponta ainda que Itabuna obteve o melhor desempenho no indicar investimentos em 2010.

Naquele ano o município ficou na 25ª colocação no índice IFGF, com nota A, uma pontuação acima de 0,9 décimos, numa escala de zero a um ponto ponto. Mas nos anos seguintes só registrou quedas, ficando abaixo de 0,4 décimos, muito longe do nível desejado.

PÉSSIMAS GESTÕES

Segundo os elaboradores do levantamento, os resultados ruins dos municípios devem-se a má gestão pública e baixa capacidade de geração de receitas próprias.  Observa-se também que outro fator que reduz o poder de investimento é o aumento dos gastos com a folha de pessoal.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal 2017 – ano de referência 2016 – avaliou a situação fiscal de 4.544 municípios, onde vivem 177,8 milhões de pessoas – 87,5% da população brasileira.

A Firjan destaca que, apesar da determinação da lei, os dados do exercício fiscal 2016 de 1.024 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes (informações que não foram passíveis de análise). Além de Investimentos, Índice Firjan traz os indicadores  Receita Própria, Gastos com Pessoal, Liquidez e Custo da Dívida.

Uma resposta

  1. Interessante seria colocar algumas cidades da Bahia que investiram em infraestrutura e suas colocações no ranking,assim teríamos condições de comparar a trágica administração pública de Itabuna,com maior clareza.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *