Tempo de leitura: 2 minutos

elies haun netoEliés Haun Neto | netohaun@gmail.com

 

Qual seu papel na sociedade? Você está sendo “cidadão” ou cidadão?

 

cidadão
substantivo masculino.

1. habitante da cidade.
2. indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.

Uma senhora de 80 anos entra no ônibus na Califórnia em Itabuna, equilibra-se com dificuldade em busca do seu espaço reservado, garantido por Lei e sinalizado por placas, dois jovens estão sentados nesses espaços e fingem estar dormindo.

Um homem bem arrumado e elegante em seu carrão abre o vidro em plena CINQUENTENÁRIO e joga uma embalagem de picolé pela janela, sem no mínimo se preocupar com o exemplo que esta dando ao seu filho que acabou de buscar na escola e que estava no banco de trás do carro que, fecha o vidro e prossegue como se nada tivesse acontecido.

Uma mãe para o carro em fila dupla esperando o filho sair da escola, falando ao celular, enquanto disfarça o estrago que faz no trânsito, ignora as buzinas e o olhar atravessado dos outros motoristas.

Mas nada disso é mais constrangedor e deprimente do que o atitude do “cidadão” que abre a porta de sua casa na AVENIDA ILHÉUS, em Itabuna, atravessa a rua e despeja restos de materiais de construção, resto de móveis e utensílio do lar e nada mais nada menos do que uma carcaça de geladeira. Isso tudo praticamente no CENTRO da cidade.

Entulho descartado na Avenida Ilhéus, região central de Itabuna || Fotos Elies Haun Neto
Entulho descartado na Avenida Ilhéus, região central de Itabuna || Fotos Eliés Haun Neto

Qual o compromisso deste “cidadão” com Itabuna? O que este “cidadão” pode cobrar dos nossos governantes?

Estes “cidadãos” devem pensar que se não jogarem seus dejetos no canteiro central desta tão importante avenida de Itabuna não haverá emprego para os garis, mostrando assim um retrocesso mental e cultural
nos tempos de hoje.

Qual seu papel na sociedade?

Você está sendo “CIDADÃO” ou CIDADÃO?

Elies Haun Neto é administrador e CIDADÃO itabunense.

9 respostas

  1. Num país onde o fundo partidário é mais importante que recursos para a educação, é mais do que esperado o comportamento supracitado. Embora não precisemos da educação formal para entender que lixo se joga no lixo. Portanto, transcende a educação. Vai na base moral. Nos alicerces da percepção do ser humano como um ser social. Infelizmente, não há mais salvação. A saída para todos esses males do Brasil é o aeroporto.

  2. Esse é o comportamento típico de grande número de itabunenses. Sejam da “elite” ou da “arraia miúda” a falta de educação, a brutalidade e a falta de respeito com o próximo levaram nossa cidade aos tempos medievais. É triste mas é assim!

  3. Lamentável toda e qualquer postura que distancie dos bons e velhos valores. No país em que o “jeitinho brasileiro” facilita e dá velocidade aos interesses individuais, nada pode ser considerado como surpresa. INDIGNAÇÃO e REFORMA são horizontes a seguir, logo, penso que devemos conscientizar sobre nossas atitudes e ter uma conduta ética em nosso cotidiano, uma participação mais ativa de modo que possamos construir com muita criatividade e inovação um futuro mais honesto para nossa sociedade.
    Somos responsáveis por nosso futuro. Não podemos terceirizar nem eleger “culpados”. Somos responsáveis!

  4. CARO AMIGO CONCORDO COM VC. MAIS VC SE OMITIU A FALAR QUE O MAIOR CULPADO DISSO TUDO É OS GOVERNANTES QUE VC CITOU.ELES PEGAM O DINHEIRO PUBLICO DA EDUCAÇÃO E DESVIAM PARA SE PRÓPRIOS.O NOME DISSO ELIES HAUN. É EDUCAÇÃO.O NOSSO POVO PRECISA DE EDUCAÇÃO. VC TEVE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR.MAIS VC JÁ SE PERGUNTOU SE ESSAS PESSOAS QUE FAZEM ESSE TIPO DE COISAS ERRADAS NO DIA A DIA TEVE A CHANCE QUE VC TEVE? SÓ PARA VC TER UMA IDEIA.TEM UM DEPUTADO AQUI NA BAHIA QUE DEFENDE OS DIREITOS DOS ANINAIS E NEM SE QUER NUNCA FEZ UM REQUERIMENTO AO GOVERNO DO ESTADO PARA MELHORAR AS ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DA BAHIA OU ATÉ MESMO CONDIÇÕES DE MELHORES DE TRABALHO PARA OS NOSSOS PROFESSORES.
    EU SOU ROSENALDO GERALDO.MAIS CONHECIDO COMO NEGO JÓ,Ñ SOU FORMANDO EM NADA, GOSTO DE ESCREVER A REALIDADE E SOU TAMBÉM ITABUNENSE.

  5. Um país é como uma escadaria , se começa a limpar pela parte de cima, qual moral tem a prefeitura para multar se ela comete vários absurdos como permitir uma feira como a do centro que convive com urubus, ou a feira do São Caetano que fica sobre um esgoto fétido. Vejam a feira da Califórnia, outro lixão. Itabuna é uma cidade feia ,cheia de buracos, o povo mal educado conhecido Brasil afora como mal pagador , que dá calote, jogar lixo na rua nem é a pior qualidade deste povo

  6. Quem eleje governantes somos nós! Culpados somos nós que não sabemos escolher. Dizer que tudo é culpa de governantes é muita fácil. Fazemos por ventura a nossa parte. Eis a questão!

  7. Quem elege os nossos governos somos nós. Quem constitui a sociedade somos nós. Quem tem a maior e mais eficaz arma contra tudo isso que esta acontecendo no Pais, nos Estados e nos nossos Municípios somos nós. O nosso voto é a nossa arma transformadora da nossa sociedade. Vivendo no terceiro milênio, a era do conhecimento, é de se pensar melhor os nossos cominhos. Esse momento conturbado da politica, que passamos de forma tridimensional, nos remete a reflexões de cosmovisões arraigado no fundamento da cobrança daquilo que nos é devido que é a permanente devolução em prestação de serviços de uma forma ampla aos mantenedores desse universo chamado PAIS, ESTADOS E MUNICÍPIOS .É o que esperamos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *