A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc reinstalaram, nesta terça (29), o Fórum Municipal de Secretários de Saúde. A ação integra o Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul e envolve, ainda, atividades em várias áreas do governo.
De acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, o objetivo dos fóruns é viabilizar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local.
Para o secretário de saúde de Arataca, Alarcon Brito, eleito presidente do fórum, o diálogo permanente entre os secretários e técnicos municipais sobre as demandas locais será a chave para sanar problemas comuns. “O maior problema que a gente tem é a regulação dos serviços de saúde, principalmente dos municípios menores. Então, o Fórum vem para juntar a força e o diálogo de todos os gestores da área de saúde em busca de uma solução”.
O encontro foi também de apresentação do modelo de Consórcio Público de Saúde do Governo do Estado da Bahia para a região. A iniciativa foi aprovada pelos prefeitos, que se comprometeram a aprovar a Lei do Consórcio na Câmara de Vereadores dos municípios, durante uma reunião com o governador do Estado, Rui Costa, no mês passado.
PARCERIA
O projeto foi criado pela Amurc em 2011, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo o pró-reitor Alessandro Santana, “a iniciativa avança a partir do envolvimento dos secretários municipais nas reuniões do fórum, através do compartilhamento de soluções e ideias para a melhoria da saúde na região e a busca pelo aperfeiçoamento profissional por meio dos cursos de gestão oferecidos pela Uesc”.
Com a eleição, a diretoria do Fórum de Saúde ficou composta pelo presidente, Alarcon Brito; vice-presidente Ronaldo da Silva, secretário de Itapé; secretária Domilene Borges, gestora da pasta de saúde em Uruçuca, e tesoureiro José Leopoldo, secretário em Almadina.