Tempo de leitura: 2 minutos

Hospital Costa do Cacau já realizou mais de 200 cirurgias

Mais de 200 cirurgias realizadas em menos de 20 dias e outras 250 programadas para até o próximo dia 15. Desde que foi inaugurado em 15 de dezembro, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está reduzindo a espera na fila para procedimentos cirúrgicos dos usuários do SUS na região sul do Estado, além de atender às cirurgias de emergência, que chegam diariamente à unidade de saúde.
O diretor técnico, Cláudio Moura Costa, explica que a unidade de saúde realizará mais de 400 procedimentos cirúrgicos, agendados por meio do Mutirão, até a 1ª quinzena de janeiro. “O hospital está dando vazão a toda essa demanda. Além disso, nós estamos fazendo o retorno de ambulatório dos pacientes que foram operados na primeira fase. E caso haja necessidade, será marcada posterior visita. Tudo está funcionando a contento, dentro do previsto”, destacou.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a unidade é referência para 67 municípios e uma população de 1,6 milhão de habitantes. A secretaria da Saúde esclarece ainda que, o HRCC é uma unidade de alta complexidade, ou seja, atende casos laranjas (muito urgentes) e vermelhos (emergência). Como diferencial, o hospital oferta serviços de cirurgia cardíaca, cateterismo, neurocirurgia, bem como ortopedia de alta complexidade.
A aposentada Maria São Pedro de Jesus, morada da cidade de Ibicaraí, aguardava há 4 anos por uma vaga para a cirurgia de hérnia umbilical. Por meio do Mutirão, a usuária foi, então, incluída na lista dos beneficiados. “A estrutura do hospital é muito boa. Estou me sentindo à vontade. A minha filha também foi operada e passa bem. Esse hospital chegou na hora certa”, declarou.
Outro usuário do SUS, Luciano Ramos Costa, morador da cidade de Itapitanga e beneficiado pelo Mutirão, conta que aguardou 15 dias para a realização da cirurgia de retirada da vesícula, até ser atendido no HRCC. “A saúde na nossa região está melhorando. Estou satisfeito com o atendimento e a atenção que os médicos e enfermeiros me deram. Para quem mora no interior e não tem condições, esse hospital é de grande importância”, afirmou.
O HRCC está entre os mais modernos hospitais públicos do país, habilitado a atender casos de média e alta complexidade, dispondo de serviços de urgência e emergência, hemodinâmica, especialidades clínicas (clínica geral, cardiologia, neurologia e saúde mental). A sua estrutura comporta 184 leitos destinados à clínica médica e cirúrgica, além de 30 leitos exclusivos de UTI Adulto. O hospital conta ainda com um parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração, incluindo ressonância magnética e tomógrafo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *