Tempo de leitura: 2 minutos

Reunião debateu medidas de implementação de plano regional || Foto Divulgação

A aplicação de políticas públicas capazes de qualificar a educação nos municípios do Território Litoral Sul é o foco do Plano Regional de Educação, criado em 2017 pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação (Forsec) e Consórcios Intermunicipais. O plano deverá ser implementado este ano na região. A ação foi debatida, no último final de semana, entre representantes da Amurc, Instituto Natura e Arapyaú, secretários e técnicos municipais e articuladores das Câmaras Técnicas de Educação.
De acordo com o planejamento estratégico da Rede de Apoio a Educação (RAE), vinculado ao Instituto Natura, para este ano, está prevista a entrega do regimento da câmara técnica de educação, que busca solucionar entraves da educação de forma coletiva e dos planos regionais de educação com a sua implantação. Além disso, a RAE, segundo o Forsec, incentivará o fortalecimento das relações entre gestores municipais, a capacidade regional existente no território, na perspectiva da educação e das relações.
As propostas foram traçadas a partir da perspectiva do diagnóstico elaborado ao longo de 2017, e que envolveu a aplicação de instrumentos eficazes, considerando a gestão da secretaria municipal de educação, os gestores escolares, os professores e os pais. Com a utilização de ferramentas que possibilitaram o levantamento das forças e desafios da educação municipal, foi possível identificar a necessidade de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios associados, dentre outras demandas.
O comprometimento das instituições parceiras em atender à essas e outras demandas foi um passo fundamental para o andamento das ações na área da educação municipal. “Mas, que um Pacto pela Educação, foi apresentado a necessidade de um contrato, com obrigações e deveres das partes, objetivando a melhoria da educação, através de uma gestão qualificada”, destacou Luciano Veiga, coordenador executivo da Amurc.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *